Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Porcelanato: entenda as características e vantagens

Porcelanato: entenda as características e vantagens

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Para muita gente, a busca pelos revestimentos é a melhor parte da obra. Por outro lado, algumas pessoas chegam a perder o sono em meio a tantas dúvidas sobre quais materiais escolher.

Junto da cerâmica, o porcelanato é um dos campeões na lista das preferências — tanto para ambientes internos quanto externos, seja para pisos ou para paredes.

Mas você sabe exatamente que tipo de porcelanato é melhor para o seu lar? Quais as principais características e vantagens da peça? Para essa escolha não virar motivo de dor de cabeça, elaboramos este post.

Aqui, você vai encontrar as sete características básicas do material, aliando as principais vantagens desse tipo de revestimento na composição de um design de interiores funcional e sofisticado. Acompanhe!

1. Durabilidade

Assim como as cerâmicas, os porcelanatos são grandes tendências em revestimentos porque conseguem aliar requinte, praticidade e durabilidade em uma só peça.

A pequena diferença do porcelanato para a cerâmica está relacionada à resistência mecânica do material. A durabilidade é a mesma, porém, o porcelanato é mais resistente mecanicamente do que a cerâmica, sendo indicado até mesmo para a composição de ambientes industriais.

A diferença se deve ao processo de fabricação dos materiais. Ambos são feitos a partir de uma combinação de fragmentos nobres de pedras duras.

Mas, no caso da cerâmica, a composição inclui 70% de fragmentos de argilas e 30% de rochas. Já no porcelanato, é o contrário: são utilizados 30% de fragmentos de argilas e 70% de rochas em sua composição.

O processo fabril é o que garante ao porcelanato um nível de absorção de água próximo a zero. Ou seja, são peças praticamente impermeáveis, o que as torna bastante resistentes a manchas e outros eventuais desgastes típicos do uso.

2. Versatilidade

Você não sabe se o revestimento vai combinar com o décor? Não se desespere! Com o porcelanato você não terá esse problema, pois essas peças podem ser encontradas em uma vasta gama de cores, padrões e texturas.

Sendo assim, certamente você vai encontrar uma opção perfeita para o seu projeto de design, seja para as áreas internas ou externas.

Apenas fique atento ao tipo de porcelanato escolhido, já que a peça tem indicações específicas conforme o tipo de cômodo onde será instalada.

Para compreender melhor essa questão, considere as seguintes especificações básicas dos porcelanatos:

Porcelanato esmaltado

Seu acabamento pode ser polido, natural e externo. Não é frio e, devido à superfície mais resistente, é menos propício a manchas e abrasões.

Por essas razões, os porcelanatos esmaltados são indicados para todas as áreas da casa. Nos ambientes molhados, como os banheiros, recomenda-se o porcelanato natural.

Acabamento para áreas externas

Como o próprio nome indica, esse tipo de porcelanato é perfeito para as áreas externas, trazendo ares urbanos, contemporâneos ou da natureza para a sua área de lazer.

Tudo vai depender do modelo escolhido e da atmosfera que você quer para o ambiente. Como são peças texturizadas, apresentam a funcionalidade de serem resistentes ao escorregamento (antiderrapantes), o que as torna ainda mais ideais para compor locais de jardins, decks e piscinas.

Acabamento polido

Sofisticação é o sobrenome dessa peça. Clássicos, elegantes e luxuosos, os porcelanatos de acabamento polido têm textura lisa e brilhante, capaz de valorizar qualquer tipo de ambiente.

Mas atenção: justamente por serem mais lisos, os porcelanatos polidos podem ser também escorregadios, além de um pouco suscetíveis a riscos e abrasões.

Isso não quer dizer que ele seja um revestimento fraco, mas é imprescindível contar com um fabricante de confiança.

3. Praticidade

Como dissemos, o nível de absorção de água dos porcelanatos é bem baixo. Além disso, seus rejuntes finos também ajudam a evitar o acúmulo de poeira ou demais sujeiras nas “fendas”. O que isso significa? Alto grau de praticidade na limpeza!

No dia a dia, basta utilizar um pano macio embebido em água e detergente neutro. Isso já será o suficiente para manter os porcelanatos limpos, brilhantes e conservados.

Para uma faxina profunda, recomenda-se utilizar produtos específicos indicados pelo fabricante.

4. Conforto

Sobretudo para quem mora em regiões quentes, os porcelanatos sempre serão uma boa escolha pois apresentam ótimo conforto térmico.

Mas nada impede que eles sejam utilizados em regiões frias, conferindo ainda mais requinte e elegância aos ambientes.

Apenas lembre-se de que, ao instalá-los nas áreas molhadas da residência — como no entorno de piscinas — não devemos escolher modelos polidos, de modo a prevenir acidentes, principalmente se houver crianças ou idosos na residência. Nesse caso, escolha as opções de porcelanatos externos.

5. Amplitude

Sim! Optar pelo porcelanato é garantia de ambientes sensorialmente maiores e leves. Esse efeito só é possível graças às dimensões extensas da peça. E se você escolher as tonalidades claras, então, esse resultado será ainda mais visível. Pode apostar.

Por outro lado, saiba que os modelos de tonalidades escuras têm tudo a ver com a composição de um design moderno e contemporâneo.

Outra sugestão para favorecer a amplitude do ambiente é instalar os porcelanatos de maneira alinhada. Caso contrário, quando instalados na diagonal, os rejuntes ficam mais aparentes e há maior perda da peça nos recortes.

6. Requinte

Os porcelanatos são fabricados por fragmentos nobres de pedras duras e revestidos por material esmaltado. Essa combinação, aliada às dimensões extensas da peça, é a grande responsável por fazer do porcelanato um produto de brilho único e incomparável.

Por esse motivo, apostar em revestimentos de porcelanato é garantia de uma dose extra de requinte para o ambiente, além, é claro, da sensação de leveza e amplitude que descrevemos anteriormente.

7. Economia

Já falamos que os porcelanatos são revestimentos extremamente versáteis, certo? E essa característica também está relacionada ao excelente custo-benefício do material.

Com tantas opções disponíveis no mercado especializado, há bastante diferença nas faixas de preço.

Portanto, é plenamente possível encontrar um porcelanato que caiba no seu bolso. Tudo vai depender da marca, tamanho e especificações da peça.

E é sempre é bom lembrar: é fundamental contar com profissionais caprichosos e experientes. E isso vale para qualquer serviço de reforma ou construção.

Agora que você entendeu as principais características e vantagens do porcelanato, certamente já está pronto para fazer uma boa escolha.

Encontre fornecedores confiáveis e mãos à obra. E, para aumentar a vida útil do seu revestimento, não deixe de ler nosso post que mostra as melhores técnicas de limpeza de porcelanato!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida