Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Por que o revestimento de cerâmica é melhor que pintura?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quem já realizou uma construção ou reforma gastando pouco sabe que, às vezes, é preciso sacrificar escolhas para que o todo seja concluído.

Nesses casos, é comum preferir a pintura em vez de revestir os ambientes com cerâmica. Aqui, vamos mostrar por que o revestimento de cerâmica é melhor e deve ser prioridade na sua obra!

Os benefícios de preferir os revestimentos cerâmicos são variados e significativos, especialmente em longo prazo — como a facilidade de manutenção, durabilidade e resistência.

Acompanhe nosso post e descubra tudo o que a cerâmica tem a oferecer para sua casa!

Quais são as vantagens técnicas da cerâmica?

Para começar, a durabilidade do piso ou parede com acabamento cerâmico é muito superior. Uma vez finalizados os serviços de assentamento, a necessidade de manutenção da cerâmica é muito menor, sendo também mais econômica: basta limpar periodicamente e evitar contato com produtos abrasivos.

É fundamental ressaltar que o rejuntamento influencia de maneira decisiva na manutenção, no aspecto final e na limpeza da superfície.

Os materiais cimentícios, por exemplo, são os mais baratos e fáceis de aplicar, mas apresentam alta porosidade e são suscetíveis à ocorrência de mofos e bolores.

Os rejuntes dos tipos acrílico e epóxi são melhores porque, apesar de maior custo e necessidade de aplicação especializada, têm baixa porosidade, o que elimina a chance de surgimento dos mesmos problemas.

Assim, com os devidos cuidados, as superfícies se mantêm perfeitas por longos períodos e a substituição ocorrerá apenas quando o proprietário desejar modificar o ambiente por motivos estéticos, gostos pessoais ou uso superior à vida útil estimada.

A pintura, por outro lado, necessita de muito mais cuidado. A frequência de reaplicação da tinta depende das características do ambiente.

Em geral, é necessária no mínimo a cada cinco anos em locais sem umidade frequente, e dois anos em banheiros e cozinhas — o que gera gastos adicionais inexistentes no caso da cerâmica.

Entre as renovações da pintura, a superfície pode acumular sujeira ou partículas de gordura e desenvolver mofo, dependendo do uso do espaço. Esses problemas não apenas prejudicam o visual dos ambientes, como também são altamente nocivos ao bem-estar de seus usuários, podendo trazer complicações de saúde.

Qual é o melhor custo-benefício entre cerâmica e pintura?

De maneira geral, a pintura tem custo menor, tanto para compra quanto para aplicação. No entanto, esses gastos vão se repetir com frequência para que os bons resultados se mantenham. Os revestimentos cerâmicos são inicialmente mais onerosos, mas significam um investimento seguro e duradouro.

A durabilidade, aliás, é o principal critério de decisão. Em novas construções, a estimativa deve ser de 20 anos, que é o tempo de vida útil mínimo para revestimentos aplicados em superfícies internas. Nesse ponto, não há dúvida de que o revestimento de cerâmica é melhor, afinal, não exigirá nenhuma troca por todo esse período.

A pintura, por outro lado, precisará ser refeita — e paga — cerca de quatro vezes mais, se considerarmos o mesmo período e a suposição de cinco anos entre cada reaplicação.

Ainda é preciso contabilizar o valor da tinta em si, dos possíveis produtos auxiliares — para regularização da superfície, por exemplo — e os de mão de obra, multiplicando pelo número de vezes que o processo será repetido.

Já o custo das placas cerâmicas deve ser somado aos de contratação do profissional, aos outros materiais necessários para assentamento e, por fim, aos de manutenção ao longo do tempo.

Além disso, o custo de tempo de manutenção também deve ser considerado: a aplicação da cerâmica leva cerca de uma semana para ser finalizada, mas sua limpeza é muito mais simples ao longo dos anos, em especial quando feita pelos próprios usuários.

Já a repintura é concluída em poucos dias, mas exige muito mais cuidado para evitar mofo, gretamento e outras patologias.

Exige também tempo para carregar, mover e proteger móveis e demais utensílios, a fim de evitar que sejam prejudicados por respingos de tinta.

É possível utilizar pintura e cerâmica simultaneamente?

Na verdade, essa é uma estratégia que tem se tornado comum. No entanto, a pintura apresenta fragilidades em ambientes úmidos, por isso deve ser encarada como uma solução provisória — já que agora são conhecidos os motivos pelos quais o revestimento de cerâmica é melhor.

Para estabelecer prioridades nos custos, considere urgente a instalação de cerâmica nos boxes de banho e nas paredes com encanamento em cozinhas, banheiros e áreas de lavanderia. As demais paredes podem ser revestidas até dois terços ou a metade da altura, temporariamente.

Mas atenção: os pisos de todos os espaços da casa devem receber placas cerâmicas adequadas a seus usos. Afinal, o resultado é muito mais bonito, eficiente e prático.

Quais são as diferenças estéticas entre os dois acabamentos?

Os revestimentos são esteticamente superiores — apesar da popularização do uso simultâneo de cerâmica e pintura no mesmo ambiente, que funciona razoavelmente bem para equilibrar os custos de construção ou reforma.

Devido aos grandes investimentos das fabricantes, coleções cada vez mais criativas estão sendo lançadas, com diferentes cores, estampas, formatos, texturas e tamanhos.

Hoje em dia, é possível instalar em áreas úmidas da casa placas que replicam a aparência da madeira ou de pedras naturais, por exemplo, aproveitando o visual e a tecnologia ao mesmo tempo.

A pintura, por sua vez, rapidamente perde qualidade em espaços com umidade e gordura devido ao surgimento de manchas, bolhas e fungos (que só desaparecem por completo após lixamento e reaplicação).

Que cuidados adicionais são necessários?

Para garantir a vida útil da superfície revestida com cerâmica, é essencial que as especificações de materiais para assentamento e rejuntamento sejam respeitadas, além da contratação de mão de obra qualificada.

Contar com a ajuda de um arquiteto ou um engenheiro é o ideal nesse quesito, pois eles racionalizam e planejam toda a obra, de forma a evitar desperdícios e retrabalhos.

Além disso, procure sempre as melhores indicações de profissionais especializados, principalmente se optar pelo uso de grandes formatos de revestimentos ou quando houver necessidade de técnicas diferenciadas. Lembre-se: o barato agora pode sair muito caro depois.

A Pointer conta com uma ampla variedade de revestimentos cerâmicos de alta qualidade, estudados e fabricados especificamente para oferecer beleza, sofisticação e segurança para cada cantinho da sua casa.

Com as pesquisas em design e tecnologia, as coleções são renovadas constantemente, para que nossos consumidores possam optar sempre pelas peças que se adaptem ao seu estilo e suas necessidades.

Agora que você já sabe todos os motivos pelos quais o revestimento de cerâmica é melhor e mais vantajoso do que a pintura, torne realidade sua casa dos sonhos: visite o simulador de ambientes do nosso site e escolha a combinação ideal de cerâmicas para cada um dos seus espaços!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida