Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Dicas para manter a casa arrumada: 11 truques incríveis para adotar

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Manter a casa arrumada é um desafio para quem tem a vida corrida, mas é possível conseguir que tudo fique organizado. Basta fazer uso de alguns truques que facilitam a arrumação e ainda deixam o ambiente mais bonito.

Ter cômodos organizados é essencial para valorizar o espaço. Todos os locais vão parecer maiores e se tornar especialmente funcionais. Com pequenas ações, já é possível ver grandes resultados.

Neste artigo, você vai conferir dicas para manter a casa arrumada com a ajuda de itens básicos de decoração. Acompanhe e comece hoje mesmo a transformar o seu lar!

1. Use caixas organizadoras

As caixas organizadoras são verdadeiras aliadas de um espaço bem-decorado e sem bagunça. Elas podem ser encontradas em uma série de formatos, estampas e tamanhos, que certamente vão combinar com o estilo de cada cômodo e ajudar você a se organizar melhor.

A ideia é separá-las por categorias: para guardar os brinquedos das crianças, as contas que foram pagas, entre outros objetos e documentos que precisam ser armazenados.

2. Aposte em um cesto de roupas original

Seu quarto e sua área de serviço vão agradecer por esta dica: muitas pessoas têm o hábito de largar as roupas sujas no banheiro, penduradas em ganchos ou até jogadas no chão do quarto, o que deixa a aparência desses ambientes desleixada.

Invista em um cesto bonito, que tenha relação com a decoração do banheiro ou da lavanderia, e coloque as roupas nele. Assim, fica mais fácil saber o que deve ser lavado, e as peças sujas ficam escondidas.

3. Dê preferência a tons claros

Os tons claros trazem uma impressão maior de paz e organização em comparação com os muito escuros. Uma boa dica é investir nos revestimentos que têm essa tonalidade, com uma linha clássica que vá bem tanto em áreas internas quanto nas externas. Essa estratégia dá aquele efeito de limpeza e a sensação de que tudo está no seu devido lugar.

4. Opte por uma decoração minimalista

Quando os ambientes têm poucos objetos, fica mais fácil saber o que está fora do lugar. Além disso, o exagero de pequenos itens decorativos pode causar poluição visual — o que dá a impressão de que a casa está bagunçada, ainda que essa não seja a situação.

Opte por poucas peças e varie nos tamanhos, para que tudo fique bem distribuído e traga aquela sensação de organização proporcionada pelo minimalismo.

5. Aposte em prateleiras para manter a casa arrumada

Esse é um truque que pode ser aplicado em todos os cômodos: desde os quartos até a cozinha, passando por banheiros e lavanderia. Usar as prateleiras na ornamentação e organização é uma excelente alternativa. Coloque-as nos corredores para sustentar quadros, livros decorativos e até porta-retratos.

Na cozinha, elas podem ser ótimas bases para temperos e, nos banheiros, apoio de hidratantes e outros produtos de beleza. Nos quartos, elas servem para colocar vasos, velas e demais objetos.

6. Use móveis multifuncionais

Atualmente, as casas e apartamentos novos são cada vez menores. Por isso, optar por móveis multifuncionais pode ajudar a economizar espaço e a guardar aquilo que não cabe mais nos armários. Em lojas especializadas, é possível encontrar, por exemplo, camas do tipo box com baús que comportam edredons, roupa de cama, travesseiros extras e até outros itens, como os casacos de frio que são pouco usados.

Também é possível encontrar pufes, bancos e sofás que contam com compartimentos a mais para dar aquela mãozinha na organização.

7. Padronize e etiquete os potes

Deixar os armários da cozinha com a organização em dia pode ser um desafio para muita gente. Para contornar o problema, o ideal é pensar na compra de potes padronizados. Ao adquirir os recipientes do mesmo tamanho, por exemplo, há menos dificuldades na hora de achar os pares. Também é interessante deixar as tampas arrumadas em uma espécie de cesta, pois isso permite encontrar tudo rapidamente.

Ao utilizar os recipientes, a dica é etiquetá-los. Ao saber, logo de cara, o que é o sal, o açúcar, a farinha ou o tempero, por exemplo, você não precisará tirar tudo do lugar. Como resultado, tudo fica arrumado sem esforço.

8. Tenha um revisteiro

As revistas e outras publicações são ótimas para ler na sala ou até no quarto. Mas e quando elas acabam espalhadas pela casa?

Uma boa dica para manter a casa arrumada é adquirir um revisteiro. Esse item permite que as publicações sejam armazenadas e estejam sempre à mão. Há vários modelos diferentes, certamente um deles combina com a decoração do seu lar.

9. Reaproveite o que não era usado

Muitas vezes, a desorganização é fruto do acúmulo. Os materiais ficam jogados pelos armários sem uso. A boa ideia é que várias coisas podem ser reaproveitadas com um pouco de criatividade.

Um baú antigo, por exemplo, serve como uma mesa de centro moderna. Xícaras esquecidas podem abrigar suculentas, enquanto uma pequena escada de madeira vira uma estante cheia de personalidade.

Pense em novos usos para o que tem ficado encostado. Como resultado, cada objeto ganha um lugar especial e ajuda na organização.

10. Desapegue do que não serve mais

Nem tudo o que está parado em um canto pode ser reutilizado. Aquelas pilhas de papel velho, as roupas rasgadas ou objetos quebrados apenas ocupam espaço e favorecem a bagunça.

Por isso, uma das dicas para manter a casa arrumada é desapegar de tudo que não tiver utilidade. Você pode vender ou doar o que estiver em bom estado e jogar fora o que não funciona.

11. Mantenha uma rotina de organização

Organizar o lar não deve ser uma tarefa realizada uma vez por semana ou por mês. Se você deixa para arrumar tudo de uma só vez, é preciso gastar muito tempo e fazer um grande esforço. Enquanto isso não acontece, a bagunça toma conta.

A melhor forma de driblar o problema é estabelecer uma rotina de organização. Lave a louça e guarde os objetos de cozinha durante o preparo da refeição, conforme eles forem usados. Também crie o hábito de sempre deixar a sala como ela foi encontrada.

Nos quartos, arrumar a cama diariamente já dá um ótimo aspecto. No escritório, deixe a mesa com cada item em seu lugar, assim como no banheiro e na varanda. Ao fazer essas pequenas mudanças, o lar sempre trará aquela sensação de organização.

Usar essas dicas para manter a casa arrumada é a melhor forma de unir praticidade e beleza. É importante lembrar que o hábito é essencial para deixar tudo no lugar, portanto, elabore uma rotina de ordenação e limpeza e veja como o seu lar se tornará muito mais aconchegante.

Para ter uma visualização de como cada cômodo pode ficar, use nosso simulador de ambientes e obtenha novas ideias!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida