Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Grandes formatos de revestimento: já pensou nessa possibilidade?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A evolução da tecnologia na construção civil é surpreendente. Há apenas alguns anos, a maioria dos revestimentos para piso e parede era no tamanho 40×40cm ou 30×30cm. No entanto, as mudanças no processo de fabricação dos materiais permitiram que os grandes formatos surgissem e ganhassem força total.

Aliando estética e tecnologia, alguns fabricantes se tornaram verdadeiros especialistas em peças de tamanhos maiores. As vantagens de utilizar esse tipo de revestimento vão desde a rápida instalação até a sensação de amplitude conferida ao ambiente.

Ficou interessado? Acompanhe nosso post e saiba mais sobre os grandes formatos de revestimento!

Quais são as vantagens dos grandes formatos de revestimento?

Mais do que uma moda passageira, as cerâmicas grandes para piso se fixaram como uma das preferências atemporais no mercado, devido à sua enorme versatilidade. Conheça a seguir alguns dos seus benefícios.

Amplitude aos ambientes

Um dos maiores mitos que rondam essas peças é a ideia de que elas não devem ser utilizadas em locais compactos. Na realidade, é justamente o contrário: os pisos grandes reduzem tanto a espessura do rejuntamento quanto a quantidade de linhas que dividem visualmente o ambiente, fazendo com que ele pareça mais espaçoso.

Elegância

É inegável o quanto as placas maiores transmitem a ideia de sofisticação, tanto em ambientes internos quanto nos externos. Aqui, a quantidade reduzida de peças e a menor espessura do rejunte são características-chave para proporcionar essa atmosfera refinada.

Além disso, as espessuras menores das próprias peças permitem o uso de estratégias como a retroiluminação, que causa um efeito surpreendente e reforça a sensação de elegância.

Instalação acelerada

A quantidade menor de peças permite que a instalação do piso grande seja finalizada em um tempo um pouco menor do que os revestimentos em tamanhos convencionais levam. No entanto, os cuidados no manuseio de cada placa exigem que o trabalho seja feito com calma.

O ideal é que a instalação seja feita por profissionais especializados e por, no mínimo, duas pessoas — para que seja possível manusear melhor as placas e reduzir o risco de danos.

Facilidade de limpeza

Essa é mais uma vantagem proporcionada pela menor quantidade de rejunte. A distância entre uma peça e outra é de cerca de 1,5mm, uma vez que a maioria desses revestimentos tem acabamento retificado — processo que diminui as diferenças dimensionais entre as placas e permite o assentamento com a menor junta possível.

Dessa maneira, os rejuntes acumulam menos resíduos e dificilmente se desprendem em pequenas quebras.

Além disso, não são necessários produtos abrasivos para a limpeza, bastando água e detergente neutro.

Versatilidade de uso

É na cerâmica grande para piso e parede que as fabricantes investem cada vez mais as possibilidades estéticas de estampas, cores e polimentos, além da reprodução de materiais naturais. Isso faz com que a gama de uso das placas seja cada vez maior, tanto nos ambientes externos quanto nos internos (incluindo aqueles molhados ou com presença ocasional de água).

Boa resistência

Os materiais empregados, o tipo de acabamento e a queima final na fabricação conferem a essas peças uma taxa de absorção de água muito baixa — por esse motivo, são ideais para áreas molhadas. Além do mais, são bastante resistentes a manchas de óleos e à maior parte dos produtos de limpeza.

Para quais ambientes e superfícies são mais indicados?

Os formatos quadrados são geralmente utilizados em pisos. Já os retangulares (45×90, por exemplo) são os preferidos para paredes internas. Há projetos que utilizam esse tipo de revestimento também em paredes externas, bancadas e mobiliário. Em qualquer das dimensões e formatos, a junta de 1,5mm pode ser utilizada, desde que o revestimento seja retificado.

Em salas de estar e quartos, por exemplo, os projetistas aconselham o uso de peças com dimensionamento mínimo de 80×80, que transmitem a sensação de amplitude. Os acabamentos mais comuns para essas áreas são polidos ou acetinados, uma vez que não são ambientes úmidos.

Para áreas de serviço, banheiros e outros espaços em contato permanente ou ocasional com água, o recomendado é optar pelos revestimentos com resistência ao escorregamento (antiderrapantes), que garantem a segurança dos usuários contra acidentes. É geralmente nessa gama de peças que entram as estampas que reproduzem o efeito de madeira e de pedras naturais ou de polimento classificado como natural.

Em paredes de áreas internas, no entanto, os grandes formatos de revestimentos polidos são os mais utilizados. Isso ocorre porque, além das vantagens estéticas e de manutenção, eles ajudam a distribuir melhor a iluminação devido à alta taxa de reflexão.

Outra ideia interessante é compor diferentes estampas, formatos e polimentos em um mesmo local. Alguns ambientes que permitem essa estratégia são as áreas de lazer externas e as cozinhas, sobretudo em casas de férias (uma vez que esse tipo de acabamento traz uma atmosfera descontraída).

Quanto às áreas externas, os retificados que reproduzem madeira são excelentes para construir decks de alta resistência e durabilidade. Podem ser combinados, por exemplo, com revestimentos que trazem o efeito de pedras rústicas, para reforçar o acabamento com resistência ao escorregamento, principalmente em volta de piscinas.

Outra possibilidade é aplicar os maxiformatos — como também são chamados — em bancadas de áreas gourmet, tanto em varandas quanto em áreas comuns de condomínios. As composições ficam ainda mais valorizadas com iluminação ao redor ou por trás da peça.

Para tirar o melhor proveito possível dos grandes formatos de revestimento, é interessante contar com um bom projeto, feito por um arquiteto ou designer de interiores. Dessa maneira, você evita desperdícios e corre menos riscos de instalar do jeito errado.

Quais cuidados são necessários na compra e entrega?

Mais do que com outros tipos de revestimento, os maxiformatos exigem certos cuidados na compra, no transporte e na instalação, para evitar danos aos produtos e prejuízos. Observe:

  • durante a compra: verifique com o vendedor se todas as caixas pertencem ao mesmo lote de fabricação. Não é comum que o dimensionamento das peças apresente diferenças, devido ao acabamento retificado, mas podem ocorrer pequenas desigualdades na coloração;
  • na entrega: confira se nenhuma placa foi danificada durante o transporte e veja com a loja quais são as possibilidades de troca em caso de defeito;
  • na preparação: certifique-se de que a superfície que vai receber o piso novo está devidamente nivelada e plana. Observe também se o contrapiso não tem fissuras ou outros erros de execução que possam prejudicar o resultado;
  • durante a instalação: para manter o alinhamento e o nivelamento, é importante medir detalhadamente o ambiente, verificar o esquadro das paredes, usar niveladores a laser, além de clipes, cunha e alicate na marcação de rejuntes;
  • na finalização: com a argamassa colante normal, o rejuntamento deve ser feito após 72 horas. Já com a de cura rápida, pode ser feito após 24 horas do revestimento assentado, com o auxílio de uma espátula de borracha, para evitar arranhões;
  • na manutenção: a limpeza cotidiana das peças e das juntas deve ser feita com detergente neutro e água, ou com produtos não abrasivos.

Agora que você já sabe mais sobre os benefícios de usar os grandes formatos de revestimentos, entre em contato conosco e aproveite tudo que a Pointer tem para oferecer ao seu lar!