Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Chega de papel de parede! A moda agora é a cerâmica com relevo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os revestimentos se tornaram excelentes alternativas ao tradicional papel de parede por aliarem durabilidade, facilidade de limpeza e ótimo custo-benefício.

Nessa lista entram os ladrilhos, pastilhas, porcelanatos e outras peças que têm função de decorar e proteger as superfícies.

Apesar da variedade de opções, há um produto que vem ganhando destaque no mercado: a cerâmica com relevo. Você já viu um exemplar ou tem curiosidade em conhecer? Fique conosco e descubra tudo sobre o material!

O que é cerâmica com relevo?

Relevo é o mesmo que elevação ou saliência. Portanto, estamos falando de um produto com textura que avança para fora da peça. A técnica já era trabalhada em vários revestimentos e agora está cada vez mais presente nas cerâmicas.

O modelo também costuma ser chamado de 3D devido ao efeito tridimensional que proporciona às superfícies. A vantagem é que, como a maioria dos materiais de construção, o revestimento de cerâmica passa por constantes atualizações e é aprimorado para valorizar ainda mais os projetos.

Por que o produto virou tendência?

Tudo o que é novidade chama a atenção, certo? Pois a cerâmica com relevo é justamente isso: um material recente no mercado e que promete trazer inúmeras possibilidades à decoração. Com novas tecnologias para a produção das peças, é possível encontrar uma variedade cada vez maior de modelos.

Se o consumidor já conta com a versatilidade da cerâmica que reproduz pedra, madeira, mármore e outros materiais, imagina agora que tem a versão com relevo à disposição? Existem opções para todos os gostos e necessidades: placas hexagonais, arredondadas, quadradas, em forma de palito, trabalhadas em linhas sinuosas ou com cortes assimétricos.

Isso sem contar os diferentes tamanhos, que variam de acordo com o tipo de aplicação ou estilo da composição. Ou seja, é possível encontrar peças pequenas para criar detalhes e até placas maiores para montar grandes painéis — tudo vai depender do seu objetivo na decoração.

Quais são os principais diferenciais?

Diferentemente dos papéis de parede, os revestimentos criam uma camada protetora na superfície onde são aplicados.

Além disso, são resistentes à umidade e demandam pouca manutenção, o que torna a aplicação mais vantajosa em qualquer ambiente, inclusive fachadas, banheiros, cozinhas, salas e quartos.

Mesmo com tantos pontos a favor, podemos dizer que o principal diferencial da cerâmica com relevo é sua textura. Enquanto o papel de parede 3D apenas simula elevações e profundidades, a cerâmica apresenta rugosidades e volumes reais. Basta passar a mão sobre os produtos para sentir a diferença!

Portanto, quem não abre mão de contar com o adicional dos relevos nos projetos deve considerar o uso de peças que realmente apresentem saliências.

No quesito desenho, a cerâmica também não perde para o papel de parede: há opções inspiradas em figuras geométricas, imagens orgânicas e elementos abstratos.

Em quais casos deve ser usada?

Dependendo do tamanho e modelo, o revestimento com relevo poderá ser assentado no sentido horizontal, vertical ou em posições intercaladas.

Mas você deve estar se perguntando: em quais casos vale a pena utilizar o material? Para ajudar a responder essa pergunta, trouxemos algumas sugestões. Confira a seguir.

Complemento da decoração

Você já teve a impressão de que falta algo para arrematar a composição de uma sala minimalista, de um quarto trabalhado em cores neutras ou até mesmo de um lavabo simples? A solução pode estar na adição de novas texturas coloridas. Isso é possível a partir da estampa e do relevo da cerâmica.

Para atingir esse objetivo, existem diversas possibilidades: montar um mural ou mosaico com o revestimento, cobrir uma parede inteira, formar uma faixa larga ou várias listras estreitas. Enfim, vale usar a criatividade para encontrar o tipo de arranjo mais interessante.

Valorização da luz

Cerâmicas com relevos que brilham são excelentes para criar uma atmosfera mágica no ambiente. Existem modelos com acabamento metálico (dourado, rosé, prata) e até peças com uma camada extra de esmalte, que ajuda a refletir a luz natural ou artificial.

Para os mais ousados, há possibilidade de instalar luzes pontuais sobre o revestimento ou até entre as peças. O efeito é incrível e cria jogos de luz e sombra, além de realçar cantos, bordas, cortes especiais e outros detalhes do produto tridimensional.

Criação de ponto focal

Essa é uma das ideias mais divertidas de trabalhar com relevos. A dica consiste em aplicar o revestimento sobre algum equipamento ou parte da parede que você deseja destacar.

Pode ser uma parede do hall, uma coluna que atravessa o centro do cômodo, o contorno de um espelho (compondo uma moldura), toda a área do box do banheiro e até mesmo a superfície atrás da cama (como se fosse uma cabeceira personalizada).

Adição de detalhes

Quem curte uma decoração mais discreta vai gostar dessa solução. Nesse caso, em vez de apostar nos relevos combinados com cores ou estampas chamativas, a dica é fazer o caminho contrário e optar por cerâmicas de tons neutros (marrom, branco, bege, creme e variações de cinza).

Essa composição traz menos impacto, mas não deixa de agregar um pouco mais de informação ao espaço. É interessante porque dá para brincar com a percepção das pessoas, já que os mais atentos vão perceber a diferença no exato momento em que observarem a superfície modificada.

A Pointer tem opções que se encaixam em todos os exemplos citados. Com a nova versão Stars da Linha Decora, traz relevos geométricos nos modelos Cement, White e Mix.

São três peças com tonalidades distintas para harmonizar com ambientes minimalistas, modernos, clássicos, despojados… vai depender da forma de personalizar a sua casa!

E aí? Gostou de aprender mais sobre um produto que virou moda no universo da decoração? A cerâmica com relevo é para todos, portanto, não tenha medo de testar e fazer suas próprias composições.

Uma dica que funciona para qualquer novidade é aplicar em pequenas superfícies, até se acostumar com o resultado. A partir daí, você não vai mais querer deixar o material fora de seus projetos!

Já que estamos falando de cerâmica, que tal conferir todas as linhas oferecidas pela Pointer? Aproveite para dar uma olhada e baixar nossos catálogos de produtos, jornais e manuais!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida