Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
desperdícios obra

Técnicas para evitar desperdícios e economizar na obra

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Independente da situação financeira de cada um, em qualquer obra, gastar mais do que o previsto é um dos maiores medos. Mas não se preocupe! Vamos te ensinar como, com paciência e dedicação, é possível administrar o orçamento e, no final, até mesmo economizar. Organizar as tarefas e o dinheiro é a maneira correta para eliminar os desperdícios, além de contribuir com o planeta, evitando resíduos desnecessários. 

 

Organização e seus aliados
Para facilitar o trabalho, papel e caneta na mão. Afinal, é muito importante anotar cada detalhe, montando uma planilha de custos, assim como registrar prazos, descrição de serviços e os materiais empregados na obra. Caso prefira, o computador é um grande aliado. Se não tiver familiaridade com planilhas, um editor de textos consegue desempenhar essa função com perfeição.

Até mesmo um smartphone pode ser útil durante a reforma da casa. E não estamos falando apenas da calculadora digital existente no aparelho. Em uma rápida pesquisa nas lojas das plataformas IOS e Android, aplicativos gratuitos desenvolvidos especificamente para as atividades da construção civil são facilmente localizados.

O app Minha Casa Nova, por exemplo, divide por fases cada etapa da obra, formando listas com as tarefas necessárias e os respectivos prazos. Além disso, possui uma recurso que facilita acompanhar o planejamento financeiro. Já o ConstruCalc é ideal para calcular a quantidade necessária de material para a reforma. Na mesma linha, o Reforma Simples também permite a criação de listas de compras. 

 

Programação financeira

Banheiro bem planejado com piso Pietra di Basalto Grigia em composição com Grigio Classico na parede

Evitar ações impulsivas precisa se tornar um mantra antes mesmo de iniciar o projeto, para que não se tomem atitudes e gastos desnecessários. É igual a ir ao supermercado quando se está com fome. Compra-se mais do que precisa. Por exemplo, entrar na loja de materiais de construção para adquirir o revestimento planejado, mas levar as luminárias só porque estavam na promoção, sem avaliar se os itens combinam com a decoração desejada. Ou aproveitar o desconto do saco de cimento imaginando que futuramente será necessário. Certamente, o barato ficará caro. 

Comece a se programar financeiramente, reservando parte dos ganhos. É preciso ser honesto com o próprio bolso. Primeiro pesquise os custos com a reforma, incluindo material, mão de obra e até mesmo possíveis emergências. Na sequência, anote todos os gastos mensais, como luz, condomínio, parcela do financiamento do carro, alimentação e, até, passeios. Depois, verifique quanto do seu orçamento já está comprometido e onde é possível economizar. Com esses números à disposição, fica fácil identificar quanto será necessário guardar e por quanto tempo.  

Quem já passou pela experiência de promover uma grande obra sabe o quanto é difícil evitar comprar materiais em excesso. Basta uma visita ao canteiro de obras que logo o profissional informa sobre a necessidade de adquirir mais cimento, tijolo, rejunte, argamassa, entre outros itens.

Por isso, medir corretamente os ambientes acaba com esse problema. Não sabe como fazer esse trabalho? Então basta acessar o link e aprender o passo a passo para não errar mais.

 

Cuidado com o desperdício

Varanda com Oxide Corten no piso e Provence Stone Bege na parede. Para reformar a varanda sem desperdícios.

Varanda com Oxide Corten no piso e Provence Stone Bege na parede. Para reformar a varanda sem desperdícios foi necessário planejamento e evitar compras compulsivas

Com tudo anotado, fica mais fácil comprar apenas o necessário, ajudando ainda a fiscalizar possíveis desperdícios promovidos por integrantes da equipe de trabalho. Mas lembre-se: no caso dos revestimentos cerâmicos, algumas perdas ocorrem durante o processo por causa dos recortes, adaptações e, até mesmo, quebras. Portanto, não deixe de incluir nas contas e, também, nas compras de 10% a 15% a mais. O mesmo ocorre com outros produtos, como blocos, argamassa e tinta, que exigem uma margem de segurança de 5% a 10%.  

O descarte médio em uma obra é de 20%. Planejamento e a qualidade da mão de obra e do material contribuem bastante para minimizar esse problema. 

 

Cada etapa, uma nova missão

Piso Tropicalia Mix Canela deixa o quarto mais aconchegante.

Piso Tropicalia Mix Canela deixa o quarto mais aconchegante. Os revestimentos entram na fase de acabamentos da obra

Cada fase da obra exige um planejamento específico, dependendo do serviço a ser executado. Por essa razão, evite comprar no início do projeto todo o material em um único fornecedor. A dica é adquirir o produto de acordo com o andamento da obra. Obter apenas o essencial para cada etapa da reforma elimina gastos excessivos, ajudando a acompanhar todos os custos diretamente na planilha. 

Outro ponto importante é o armazenamento correto do material. Uma chuva inesperada, por exemplo, pode causar grandes estragos no seu bolso, caso os produtos não estejam devidamente estocados. Escolha um lugar abrigado e evite a desorganização. Identificar com facilidade cada item economiza tempo e dinheiro.