Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
casa no estilo fazenda

Do campo para a cidade: decoração no estilo fazenda

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A casa no estilo fazenda é uma proposta muito viva no Brasil, já que ela remete a muitas memórias de origem histórica. Além de toda a carga cultural que temos em relação a esse tipo de arquitetura e decoração, também usufruímos de toda a sensação de tranquilidade e paz que as casas rústicas transmitem.

Usar o estilo de fazenda na cidade criar lares aconchegantes, convidativos e bonitos. A seguir, indicaremos os elementos e peças essenciais para uma autêntica decoração rústica.

Principais elementos da arquitetura de fazenda

Quando você pensa em uma casa no estilo fazenda, o que costuma vir à mente? Nós pensamos em materiais rústicos, varandas e muita madeira na estrutura e na decoração.

Madeira

casa no estilo fazenda

O principal elemento do estilo fazenda é a madeira. Móveis de madeira e revestimentos cerâmicos que reproduzem o material, como o Avelana Ambar, da linha Mediterrânea, trazem o ar de casa de campo

Se pudermos elencar o principal elemento do estilo fazenda, ele será a madeira. Ela está presente nas vigas, nas colunas, nos portais, nas janelas, nos móveis, no piso e nas paredes — nestes últimos, os revestimentos cerâmicos que reproduzem o material são um truque infalível para fazer predominar o ar de casa de campo.

Uma dica para aplicar esse elemento na decoração é reproduzir a madeira em revestimentos cerâmicos, para trazer praticidade ao dia a dia. Se você quiser um toque leve, a linha Mediterrânea da Pointer, por exemplo, apresenta superfícies de espécies das florestas de clima mediterrâneo, como árvores nativas das regiões da América do Sul e da Austrália.

Country Wood é um modelo inspirado nas madeiras recuperadas de antigas fazendas que trazem marcas de pinturas como uma pátina natural. Se propõe a reproduzir o aconchego do campo em projetos contemporâneos.

Para quem prefere uma pegada mais forte, as reproduções em cerâmica de uma madeira de lei tropical também são bem-vindas. As propostas de Tropicália são de cores vivas e fechadas, que vão do tom castanho ao vermelho.

Ilhéus é uma reprodução do Jacarandá, com textura levemente rústica. É o piso da casa de Jorge Amado em Ilhéus, cujo aconchego inspirou a superfície dessa madeira.

Espaços e janelas amplas

casa no estilo fazenda

Quando se pensa em fazer uma decoração com estilo de fazenda, é comum imaginar detalhes em madeira, como rodapés, bancadas e vigas aparentes. Pedra é outro material rústico, que aqui aparece no piso Pietra Di Basalto Grigia

A arquitetura de fazenda é espaçosa. Ela requer ambientes amplos, com pés direitos altos e móveis maiores. Isso tudo é estrategicamente pensado para transmitir uma ideia de conforto e liberdade. E quem não quer isso no dia a dia corrido da cidade, não é mesmo?

As janelas grandes e numerosas também são um diferencial — permitindo uma entrada de luz natural incomparável, valorizando os ambientes e dispensando um projeto luminotécnico muito elaborado. O único desafio é adicionar quadros nas paredes em uma casa repleta de janelas, então, se esse for o seu caso, tenha bom senso e confie nas obras de arte naturais: o que as suas janelas têm a mostrar do mundo lá fora!

Antiguidades

 

Os móveis antigos são protagonistas em uma decoração rústica no estilo campestre. Muitas pessoas encontram verdadeiras raridades e, com uma boa reforma nas peças, conseguem compor espaços que transmitem a atmosfera real de uma casa de fazenda. Uma alternativa são os móveis produzidos com madeiras de demolição, que combinam bastante com a proposta.

Além disso, as louças expostas dão um show à parte, já que s

 

ão uma marca forte das fazendas — com suas cristaleiras e estantes cheias de porcelana ou estanho, orgulhosamente apresentadas em lugares de prestígio, como nas salas de estar e de jantar.

Os revestimentos também podem contar histórias de outras épocas. A linha Raízes é inspirada em revestimentos tradicionais da história da arquitetura brasileira. Madeira Mineira traz madeira com pátina, como se usava nas casas de fazenda de Minas Gerais. Já Neo Barroco traz azulejos do período barroco, reinterpretados nos dias de hoje.

Artesanatos

 

Para compor com detalhes valorosos, aposte em objetos decorativos que remetem à rotina rural, como rodas de carros de boi, pilões, lamparinas, lustres de ferro forjado, jarras de barro e outros recursos. Pesquise, busque referências e vá atrás de itens que valorizem a decoração nesse sentido.

Além dessas peças, é interessante investir em afrescos e em produtos artesanais — objetos de palha, rendas, crochês e patchwork, por exemplo. As tapeçarias clássicas ou rústicas também contribuem para o preenchimento equilibrado dos espaços amplos, sem poluir visualmente os ambientes.

Varandas

casa no estilo fazenda

A varanda da casa também é um espaço que deve ser levado em consideração no momento de criar uma decoração de fazenda. O piso revestido com Ilhéus Fendi, da linha Tropicália, além dos móveis em madeira, traz o estilo de casa de campo e natureza para o ambiente

As casas no estilo fazenda são espaçosas não só no seu interior, mas também nas áreas externas, começando pelas varandas. Geralmente, elas fazem com que praticamente todo ambiente tenha uma extensão aberta para entrada de luz e ar fresco.

Para criar varandas agradáveis e utilitárias, vale incluir poltronas confortáveis e outras soluções, como futons, pufes, sofás e chaises, unindo a madeira às almofadas, por exemplo. No entanto, o que dá o tom de fazenda ao ambiente são as redes, penduradas de forma despojada. Para incrementar, vale apostar em um piso que reproduz pedras, como as opções da linha Pietra Di Basalto.

Cozinha charmosa

casa no estilo fazenda

A cozinha é o principal ambiente da casa de fazenda. Charmoso e acolhedor, esse espaço é ótimo para receber a família com um belo banquete. O piso revestido com Rovere Grigio, da linha Mediterrânea, torna o ambiente rústico, trazendo um ar de fazenda para a decoração

As fazendas tinham suas cozinhas como os principais ambientes da casa. Grandes e robustas, elas eram perfeitas para reunir a família e oferecer um banquete. Hoje, elas continuam charmosas e acolhedoras, com uma infinidade de possibilidades em decoração.

O que combina bastante para o local são os itens de cobre, por exemplo, que dialogam bastante com a madeira presente nos elementos decorativos. Nos revestimentos, vale escolher cerâmicas que trazem vida e cor para o ambiente. Reproduzindo rendas brasileiras, a Pointer oferece Tom Bordado, da linha Decora Design. Da mesma linha, Bico de Jaca também tem atmosfera de casa de fazenda. Ainda, azulejos portugueses resgatam o período colonial, como Urbana Retrô.

Para um cenário ideal, uma mesa de madeira grande pode ocupar o espaço central. Na transposição do campo para a cidade, ela estará rodeada por móveis, objetos e, é claro, eletrodomésticos, unindo a funcionalidade do dia a dia e a beleza de uma decoração que retrata o capricho e proporciona o aconchego de uma vida no campo.

Áreas de lazer

casa no estilo fazenda

Quando pensamos em casa de campo, nos vem à mente ar livre e natureza, certo? Decorar a parte externa da sua casa também é importante para deixar o ambiente natural e agradável. O revestimento Deck Ilhéus Grigio, da linha Tropicália, é uma ótima opção para a área externa

As áreas de lazer são presentes em casas rústicas. Os ambientes externos permitem a criação de jardins, áreas gourmet externas e até mesmo piscinas. Analise o que é possível e otimize o que você tem à disposição. Um deck de madeira já pode dar um clima de área de lazer ao apartamento ou casa Urbana. A Pointer oferece opções em cerâmica com Deck Ilhéus, da linha Tropicália.

Ao compor ambientes autênticos em uma casa no estilo fazenda, é preciso considerar o pacote completo. Não basta adotar apenas um dos aspectos apontados e é essencial se atentar aos detalhes.

Para que uma casa na cidade consiga transmitir o estilo campestre, é necessário apostar nas peças certas, no mobiliário adequado e nos melhores acabamentos. Dessa forma, você conseguirá construir ambientes caprichados e realmente acolhedores, como uma boa e velha fazenda.

Explore a simplicidade da vida no campo, aproveite suas vantagens e crie espaços que, além da beleza estética, tragam bem-estar. Aliás, aproveite a pegada rústica da casa no estilo fazenda e aplique soluções sustentáveis e tecnológicas no projeto. Assim, você se conecta ainda mais com a natureza e o meio ambiente com toda a paz e qualidade de vida que eles têm a oferecer.

Gostou da ideia e quer aplicar a proposta do estilo fazenda em sua casa? Entre em contato conosco! Podemos ajudar você a encontrar as melhores soluções!