Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento para sala

Revestimento para sala: o que levar em consideração ao fazer a escolha?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ao pensar na reforma da casa ou em uma simples redecoração, é comum logo começar a planejar a compra de novos móveis — ou, pelo menos, uma distribuição diferente daqueles que já temos. No entanto, existem formas mais simples e eficientes de dar uma repaginada no local de moradia.

Revestimentos são excelentes opções para quem deseja ver o lar de cara nova. Na sala, por exemplo, eles podem ser colocados nos pisos, nas paredes e nos detalhes, trazendo maior conforto, modernidade e elegância.

Para que isso seja realizado com sucesso, é preciso saber adquirir os materiais corretos. Quer descobrir como? Continue acompanhando o conteúdo e confira o que levar em consideração ao escolher o revestimento para sala!

Facilidade de limpeza e manutenção

revestimento para sala

Sala de estar revestida com Bellini Max Nero, cerâmica que reproduz granilite. Piso de cerâmica traz praticidade para o cotidiano da família, por ser um material de fácil limpeza. Além disso, o design da Pointer deixa o ambiente moderno e diferenciado

Tempo e dinheiro são preciosos hoje em dia. Já não é tão fácil arrumar uma brecha em nosso cotidiano para cuidar da casa com todo o carinho que ela necessita. Contratar alguém para a tarefa também não é simples e pode demorar.

Por isso, ao escolher os móveis e objetos de decoração da sua casa, tenha em mente que a praticidade é tudo, principalmente quando o assunto é limpeza!

O ideal é conseguir deixar tudo sempre brilhando com facilidade, sem dores de cabeça. E o revestimento para sala também deve atender a esse objetivo.

Seja nas paredes ou no piso, é fundamental que você escolha um material de fácil manutenção, ou seja, que não exija muito mais do que um pano e um produto de limpeza multiuso. Por isso, não deixe de verificar essa questão com o vendedor.

Nas paredes, o revestimento em acabamento mate pode ser uma boa opção para que você consiga esse efeito de limpeza perfeita com maior facilidade.

Decoração e estilo do cômodo

revestimento para sala

Sala de estar decorada com sofá de couro e detalhes em metais, que combinam perfeitamente com o piso revestido com Summer Silver. Essa cerâmica que reproduz pedra é uma ótima opção para quem busca um ambiente com atmosfera solar e levemente rústica

Há no mercado uma infinidade de opções de revestimento para sala, e isso é excelente. Ter diferentes alternativas é sinal de que podemos explorar bastante o projeto de um cômodo. No caso dos pisos, por exemplo, essa gama é ainda mais evidente: você pode escolher diferentes acabamentos (como mate ou brilho) para sua sala.

No entanto, é preciso estar atento porque essa gama de produtos pode acabar virando uma armadilha. É bem possível que você goste de algum modelo que não combina tanto com o estilo do seu lar. Nesse caso, o ideal é repensar a escolha.

Para que o cômodo siga em harmonia, com paletas de cores combinando e decoração na medida, sem exageros, opte por aquele revestimento que tenha a ver com a sala. Se ela tem traços vintage, por exemplo, peças claras e com texturas suaves são boas opções.

Necessidades específicas e objetivos

revestimento para sala

Se o seu objetivo é ter um ambiente que seja aconchegante, o ideal é utilizar cerâmica que reproduz madeira. Nessa sala de estar, temos o piso revestido com Ripa Avelana Ambar, da linha Mediterrânea, que combina com os móveis em tons terrosos. Na parede, a cerâmica Industrial Brick Land traz essa conexão entre o industrial e o contemporâneo

Não faz sentido definir a decoração de um ambiente sem levar em conta as necessidades de quem mora na casa. Mesmo que a estética seja um fator de grande importância, existem algumas preferências e demandas que não podem ser ignoradas.

No caso da escolha do revestimento para sala, por exemplo, é fundamental que você tenha em mente alguns pontos:

  • é necessário que o chão tenha resistência ao escorregamento?
  • a parede pode ter algum tipo de textura?
  • existem crianças na casa? Alguém pode se machucar?

Não se esqueça, também, de estabelecer seus objetivos primordiais com a troca do revestimento. Você deseja que o ambiente seja aconchegante, por exemplo? Ou quer deixá-lo mais amplo? É importante responder a essas questões para adquirir um material que corresponda às suas expectativas.

Facilidade de instalação

revestimento para sala

O revestimento para sala deve possibilitar instalação simples e rápida. Nesse ambiente temos o piso revestido com o Superâmico Urbana Cinza, que traz um visual mais homogêneo e que gera continuidade. A parede revestida com Metro Carrara Statuario ajuda a fazer com a sala seja atual e contemporânea

Ninguém quer encarar processos de reforma intermináveis ou escolher um material complicado para uma das áreas mais utilizadas da casa. Logo, o revestimento para sala também deve possibilitar instalação simples e rápida — sem prejudicar o resultado estético, claro.

Boas opções, nesses casos, são os produtos com grandes formatos. Algumas placas de cerâmica, por exemplo, chegam a apresentar dimensões de 30cm x 60cm e até de 80cm x 80cm. Por serem maiores que os modelos tradicionais, agilizam a instalação e diminuem a quantidade de divisões entre as peças.

O resultado é um visual mais homogêneo que gera continuidade. Em geral, os revestimentos com formatos quadrados são os preferidos para as áreas de piso, enquanto os retangulares ficam incríveis nas paredes.

Temperatura do revestimento

A sala é um ambiente utilizado com frequência, logo, é fundamental que conte com materiais que proporcionem conforto térmico. Na categoria de pisos frios, a cerâmica representa uma excelente opção para diferentes épocas do ano. Por ter baixa inércia, não retém calor durante o verão, mantendo o cômodo agradável.

Quando as temperaturas baixarem, basta utilizar tapetes e passadeiras nos corredores e nas áreas que abrigam os pés — parte da frente do sofá, por exemplo. Esses tecidos manterão o toque com o piso confortável durante o inverno.

Além disso, materiais duros e densos como a cerâmica ajudam a bloquear a passagem de ruídos entre um pavimento e outro, bem como entre ambientes internos e externos. Nesse caso, os tecidos (tapetes e estofados) se mantêm como perfeitas combinações para reduzir a reverberação do som dentro do recinto.

Valorização do ambiente

Outro aspecto a ser considerado na hora de escolher um revestimento para sala é o potencial que o produto tem para valorizar o décor. Ainda que o seu objetivo seja trabalhar uma composição discreta, baseada em tons sóbrios, sempre é possível agregar informação por meio de detalhes.

Que tal inovar com um material estampado para compor um painel de TV? Ou apostar em peças tridimensionais para agregar textura a uma parede sem graça? As cerâmicas permitem tudo isso. Inclusive, as opções com relevo podem ser combinadas com efeitos de luz para que gerem sombras interessantes. Como o que temos na Linha C-motion, E-motion, ou mesmo o Falesia Off White da Linha Falesia.

Além das saliências que estimulam o tato, muitas placas trazem estampas que simulam outros materiais. Tanto as cerâmicas quanto os porcelanatos estão disponíveis em versões que reproduzem madeiras, pedras, mármores, concreto e outras superfícies como o Art Deco Blanc da Linha Decora Design.

São ótimas alternativas para você revestir os pisos e as paredes da sala. Se quiser um visual mais homogêneo e elegante, vale apostar em placas com acabamento retificado, como o Oxide Corten da Linha Oxide — elas são vantajosas porque apresentam bordas regulares que diminuem a distância entre peças e, consequentemente, o uso de rejunte.

Custo-benefício do produto

Toda economia é bem-vinda quando o assunto é reforma decorativa. Por isso, vale a pena pesquisar opções de produtos até encontrar um material que alie qualidade e preço justo.

Revestimentos feitos a partir de matérias-primas naturais, como tábuas de madeira e canjiquinha de rochas, tendem a exigir investimentos maiores. Uma alternativa, nesses casos, é procurar produtos mais acessíveis que proporcionem o mesmo resultado estético.

As cerâmicas e porcelanatos se destacam porque estão disponíveis nas mais diversas cores, estampas e texturas. Assim, fica fácil encontrar um modelo com o visual desejado por um valor mais baixo que os materiais tradicionais.

A economia é potencializada se você apostar em tendências como os supercerâmicos. O investimento nesse tipo de material compensa, já que possibilita o uso de argamassa simples, exige menos rejunte e aumenta a produtividade na instalação.

Diante de todas essas dicas de revestimento para sala, algo é certo: o porcelanato e a cerâmica podem ser as alternativas que se encaixam perfeitamente no que você espera em uma mudança de ares na sua casa. Por isso, não deixe de entrar em contato com a Pointer para conhecer nossas opções!