Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Casa sustentável: conheça 6 itens para aplicar essa ideia

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Nos dias de hoje, a sustentabilidade é um termo cada vez mais em voga. Seja nas atitudes, em questões ambientais, energéticas ou até mesmo na dimensão econômica, esse importante conceito refere-se ao desenvolvimento sustentável e consumo consciente. Significa pensar em formas de viver diminuindo os impactos sobre o meio ambiente, e ainda tem como consequência uma grande economia!

76167-casa-sustentavel-conheca-6-itens-para-aplicar-essa-ideia

A sustentabilidade está presente em várias dimensões, desde as políticas e econômicas até pequenas ações do dia a dia. Por isso, é perfeitamente possível trazê-la para nossa rotina. Quem não quer ter mais qualidade de vida, melhorar o ambiente e a forma como vivemos, comemos e nos deslocamos?

Inspirados nisso, hoje vamos mostrar como é simples ter uma casa sustentável. Continue a leitura e conheça 6 formas de aplicar essa ideia:

1. Adote arejadores nas torneiras

Essa medida é muito simples e traz uma economia impressionante! Os arejadores de torneira misturam ar à água, diminuindo o fluxo mas mantendo a sensação de volume. Somente isso é capaz de reduzir o consumo em até 57%. Significa economizar 39 litros de água em 5 minutos lavando a louça!

Os arejadores são superfáceis de encontrar, há diversos modelos e materiais e eles podem ser usados em banheiros, cozinhas e áreas externas.

2. Para uma casa sustentável, troque as lâmpadas

As lâmpadas de LED estão revolucionando a iluminação pela sua economicidade e qualidade superior. Ela ganha das incandescentes e até mesmo das fluorescentes, fabricadas com uso de mercúrio, que pode contaminar o solo ou a água.

Capazes de gerar uma economia de até 90% na conta de energia, as lâmpadas de LED não levam mercúrio na sua composição. Com vida útil de até 50 mil horas (contra mil horas da incandescente e 10 mil da fluorescente), elas não emitem calor nem radiação ultravioleta.

3. Escolha produtos com refil ou embalagens inteligentes

Esse item é fácil de adotar no cotidiano, bastando maior atenção e cuidado na hora de fazer as compras. Dê preferência aos produtos com refil e reaproveite as embalagens. Observe ainda se elas são feitas de materiais recicláveis ou se são retornáveis. Essas são medidas simples com grande potencial de redução do lixo.

4. Conserte em vez de comprar

Muitas vezes, ao primeiro sinal de defeito da torradeira ou liquidificador, o impulso é o de correr na internet para comprar um novo. Mas você já parou para pensar que um conserto pode resolver o problema e prolongar a vida do aparelho?

Esse é um exemplo de consumo consciente. Só o fato de optar pelo conserto em vez da compra já diminui a quantidade de lixo e ainda fomenta o trabalho de quem conserta eletrodomésticos.

E se o conserto não for possível, ao adquirir um novo observe se ele tem o selo da Procel, garantia de que o eletrodoméstico é eficiente e econômico no uso de energia.

5. Troque o vaso sanitário

A descarga é uma grande vilã do desperdício de água. Por isso, invista nos vasos sanitários com caixa acoplada e acionamento duplo. O botão menor utiliza 3 litros para resíduos líquidos e o maior usa 6 litros para os sólidos.

Em uma residência de três pessoas, isso significa uma economia de até 36 litros de água por dia!

6. Tenha plantas em casa

Acredite, ter vasos de plantas em casa ajuda muito na redução da temperatura. Isso significa economizar energia, pois reduz o uso de ar-condicionado e ventilador.

Sabe aquela sensação de frescor que sentimos ao entrar em um bosque ou parque? É a maior prova de que as plantinhas promovem um grande conforto térmico. Reproduza essa sensação de bem-estar na sua varanda, jardim ou área externa. Os benefícios vão além: elas também são capazes de diminuir o barulho e ainda deixam a casa sustentável e muito mais bonita!

A sustentabilidade precisa fazer parte da vida de todos e é nossa responsabilidade divulgar essa ideia! Por isso, faça a sua parte: que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?