Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
jardim de suculentas

Jardim de suculentas: como cultivar as plantinhas que todos adoram

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Incluir plantas na decoração é uma forma de trazer a natureza para dentro de casa. Com um toque de verde nos ambientes internos, será possível sentir a energia do lar ser renovada. Dentre as diversas opções vegetais, as suculentas são ótimas apostas, já que podem ser mantidas em espaços pequenos e não exigem cuidados excessivos. São ótimas para jardineiros de primeira viagem!

Ainda que seja fácil, é preciso se atentar a alguns detalhes para ter plantas saudáveis. Listamos seis dicas para ajudar você a cultivar suculentas em casa.

Defina as espécies

Há milhares de espécies de suculentas e cada uma tem as suas particularidades. Entretanto, praticamente todas têm folhas com um aspecto arredondado e que são capazes de reservar água. Essa característica faz com que as plantas sejam resistentes ao clima desértico. Por isso, qualquer espécie se dá bem dentro de casa.

Ao escolher as melhores alternativas para o seu jardim, é interessante observar quais combinam entre si. É importante levar em conta o tamanho das plantas, pois algumas espécies crescem mais do que outras. Se você quiser uma composição baixa, é necessário optar pelos tipos menores. Quando várias suculentas dividem o mesmo vaso, é essencial que não criem sombras entre si.

Elas também têm tonalidades que vão do verde ao roxo e, de algumas, nascem pequenas flores. Outros tipos podem ser cactos e ter espinhos de tamanhos variados — é bom avaliar essa questão se você tem crianças ou animais de estimação em casa que possam se machucar com as estruturas.

Depois de considerar todos esses fatores, será fácil escolher com quais opções compor o seu lar. Entre as espécies famosas, estão:

●  rosa de pedra;

●  rabo-de-burro;

●  planta-jade;

●  orelha de Shrek;

●  dedinho-de-moça;

●  Sedum pachyphyllum;

●  Echevéria e

●  planta-fantasma.

Acerte no tipo de solo

jardim de suculentas

Rosas de pedra cultivadas corretamente no solo para que cresçam saudáveis e fortes

É comum comprar essas espécies em vasos pequenos de plástico e mantê-las nesse recipiente. No entanto, a maioria das plantas compradas dessa forma não têm a qualidade de solo adequada ou o sistema de drenagem correto. Por isso, é importante fazer o replantio assim que adquirir o exemplar.

Para que suas suculentas cresçam saudáveis e fortes, é imprescindível que elas sejam plantadas da maneira certa. O primeiro passo é criar uma camada de drenagem no fundo do vaso. Ela pode ser feita com argila expandida, cacos de telhas, manta de bidim, filtro de café, seixos ou pedaços de tijolos.

Depois, é a vez de dispor um substrato específico para suculentas, que pode ser comprado pronto ou feito em casa. É importante que o solo não acumule água, já que isso aumenta o risco de apodrecimento das raízes. Portanto, o mais adequado é utilizar uma mistura de terra vegetal com uma pequena quantidade de areia de rio ou de construção.

Uma alternativa é acrescentar fontes de nutrientes ao substrato, como cinzas de churrasqueira ou cascas de ovos moídas. Se desejar, você pode adicionar húmus de minhoca.

Em seguida, basta cavar um espaço no meio, com cuidado, e plantar a espécie. Para finalizar, complete com mais substrato ao redor da planta, até que as raízes estejam cobertas.

Escolha os vasos adequados

jardim de suculentas

Plantas-jade cultivadas em um vaso de tamanho apropriado para acomodar suas raízes

A escolha dos vasos adequados para o seu jardim de suculentas não é uma questão apenas estética, uma vez que está muito relacionada com a qualidade do cultivo da planta. É imprescindível que o item tenha furos na base para que não haja acúmulo de água, por exemplo.

Além disso, o vaso deve ter o tamanho ideal para acomodar as raízes. As suculentas não têm raízes grandes, mas precisam de espaço para se desenvolver — caso contrário, o crescimento será limitado.

Se a planta for uma miniatura, não há problema em colocá-la em um vaso pequeno, mas para as maiores é necessário escolher algo de acordo. Quanto ao material, os mais indicados são o barro, a fibra de coco e a cerâmica.

É possível fazer composições únicas com diversos tipos, desde os coloridos até os sem pintura, em que se aproveita os tons do material natural. Você também pode apostar nos que ficam em prateleiras, estantes, suspensos com alternativas pendentes, no chão ou sobre a janela. Outra ideia é reciclar vasos que quebraram para compor estruturas de forma decorativa.

No momento da escolha, leve em consideração a decoração da sua casa, dando preferência às opções que acompanham o seu estilo e, ao mesmo tempo, combinam com as espécies selecionadas.

Use itens decorativos

Criar um jardim de suculentas também envolve a inclusão de itens decorativos que harmonizam as plantas e atraem os olhares para todos os detalhes.

Com os vasos prontos, tire um tempo para cobrir a terra com pedriscos, cascas de pinus, musgo ou palha de arroz. Uma boa ideia é criar caminhos com pedriscos e colocar musgos em volta.

Entretanto, tenha cuidado com alguns materiais. Evite, por exemplo, utilizar as pedrinhas que soltam pó, pois essa característica pode fazer mal para as plantas.

Cuide da luminosidade e da quantidade de regas

jardim de suculentas

Vaso de echevérias que, se forem deixadas expostas ao sol, ficarão sempre verdes e alegres

As suculentas gostam do clima seco e quente e, se forem deixadas expostas ao sol, ficarão sempre verdes e alegres. Se não houver a opção de cultivá-las diretamente nessa condição, elas podem ficar em um local arejado e bem iluminado. Já os vasos que passam a maior parte do dia na sombra devem pegar o sol da manhã.

Como esse tipo de planta tem sua reserva de água, consegue se manter por longos períodos na seca. Nesse sentido, é importante controlar a quantidade de regas: algumas espécies devem ser regadas apenas 1 vez por semana, enquanto outras ficam bem com 15 dias sem água.

Para saber se está na hora de regar ou não, preste atenção à terra. Se estiver úmida, não é preciso molhar. Já se o solo aparentar estar seco, molhe em pequena quantidade. Além disso, procure regá-las quando não houver sol.

Decida onde os vasos ficarão

O ideal é que o jardim de suculentas receba iluminação natural direta ou indireta, já que as plantas precisam do sol para manter seu aspecto saudável. Logo, se for possível, posicione os vasos próximos à janela e em local ventilado.

Em casas com animais de estimação e crianças, é interessante manter os recipientes em locais altos. Fazer um jardim vertical pode ser uma boa solução. Caso não seja viável, prefira colocar os vasos em locais estratégicos, como na sala de estar ou até mesmo no escritório.

Misturá-los à decoração também é uma alternativa que insere pontos verdes no ambiente. Espalhar as plantas pela estante de livros dará um toque especial a esse local da casa.

Apostar no jardim de suculentas é uma forma criativa e bonita de incluir a natureza na decoração do seu lar. Ao saber como cultivar essas lindas plantas, fazendo a manutenção periódica dos vasos, o seu espaço verde estará sempre incrível.

Gostou deste post e quer receber nossos conteúdos em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter e receba mais dicas de decoração para a sua casa!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida