Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
tipos de lustres

Conheça os 9 tipos de lustres mais utilizados e saiba onde colocá-los

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Lustres muitas vezes são as estrelas do projeto de iluminação. Também podem ter função decorativa.

Independentemente do seu objetivo com a peça, é importante escolher um modelo que harmonize com a decoração. Pensando nisso, vamos falar sobre os lustres mais utilizados e dar dicas para você aproveitá-los na composição.

Quanto ao material

1. Cristal

tipos de lustres

Ambiente delicado decorado com lustre de cristal para dar um toque bastante charmoso

Tradicional e imponente, esse modelo chama a atenção onde quer que esteja. Por conter pequenas peças de cristal é delicado e charmoso. O brilho do material reflete as luzes com facilidade, remetendo ao luxo e à elegância dos ambientes clássicos.

É a opção perfeita para quem deseja um toque a mais de glamour no momento das refeições. Para isso, a dica é instalar o lustre de cristal sobre a mesa de jantar, bem no centro do móvel. A solução também funciona em recintos simples e com poucos elementos, já que agrega informação a partir da iluminação diferenciada.

2. Metálico

tipos de lustres

O lustre metálico é uma peça versátil que combina com qualquer estilo decorativo, principalmente em um banheiro revestido com piso Cimento Cinza 60×60 Mate

Lustres feitos com materiais como alumínio e aço são bastante populares em composições contemporâneas. São peças versáteis que caem bem em diferentes estilos decorativos, especialmente aqueles com temática industrial. É interessante combiná-los com soluções que lembrem o ambiente das fábricas: um piso de concreto, uma parede com tijolinho industrial, móveis com aparência desgastada etc.

Os metais em sua aparência original estão entre as opções favoritas. Para quem não curte o tom acinzentado, vale apostar em lustres com acabamento prateado, dourado, em cobre ou rosé. Efeitos de texturas, como o alumínio escovado, também ajudam a criar um visual atrativo.

3. Ferro forjado

tipos de lustres

Lustre de ferro forjado na decoração transmite sofisticação ao ambiente

É um dos tipos de lustres mais pesados visualmente. Isso acontece tanto pela densidade quanto pela cor do ferro, que geralmente traz um tom de preto, marrom-escuro e, em alguns casos, detalhes oxidados — efeito interessante para composições rústicas.

Os pendentes forjados com esse material podem apresentar inúmeras formas, com linhas retas ou sinuosas. Devido à coloração escura, transmitem sofisticação e são perfeitos para criar um ponto de contraste sobre fundos claros, como uma sala de estar trabalhada em tons de branco, bege ou creme.

4. Madeira

Leves e modernos, os lustres de madeira vêm ganhando espaço em decorações arrojadas e cheias de personalidade. São pouco comuns, mas capazes de valorizar a aparência de um cômodo sem graça. Ficam incríveis em espaços com estilo praiano e também em áreas externas que pedem a presença de uma matéria-prima natural.

Como a madeira remete ao aconchego, vale incluir um lustre fabricado com esse material sobre um criado-mudo no quarto ou em um canto de leitura. Para complementar, você pode utilizar velas ou lâmpadas de LED amarelas. Elas emitem luzes em um “tom quente” que ajuda a criar um clima intimista e acolhedor.

5. Palha

tipos de lustres

Ambiente despojado decorado com lustre de palha

Com fibras naturais ou sintéticas, os lustres de palha são perfeitos para incluir um toque a mais de cor e de textura em ambientes minimalistas. O acabamento do material pode variar, apresentando nuances que vão desde o amarelo-claro ou dourado até marrom e vermelho-escuro.

A palha também funciona com ambientes mais despojados, com temática campestre e até mesmo retrô. Suas cores quentes ajudam a quebrar a frieza e a monotonia de superfícies neutras, como paredes em tons de cinza, pisos e forros brancos, móveis lisos (sem estofamento) etc.

Além dos materiais citados, é possível encontrar lustres feitos com acrílico, vime, bambu, vidro e tecidos diversos. As opções variam entre acabamentos coloridos e sóbrios, discretos ou ricos em detalhes — a escolha do melhor modelo dependerá de seu gosto e do estilo da casa.

Quanto ao formato

6. Esférico

tipos de lustre

Quarto minimalista com lustre esférico e revestido com piso Tijuca Mix, da linha Tropicália, para dar um toque moderno a decoração do ambiente

Também chamado de lustre redondo ou bola, é ideal para pessoas que buscam uma peça ousada. Devido a seu formato, esse modelo atrai o olhar de qualquer pessoa que adentra o recinto. Esferas grandes são excelentes opções para preencher lugares vazios, como o teto de um hall de entrada com pé-direito alto.

A combinação de duas ou mais esferas, por outro lado, resulta em um visual moderno perfeito para arrematar a iluminação de home office ou quartos joviais. Se a ideia é obter uma composição mais delicada, a dica é apostar em lustres compostos por várias esferas pequenas, dispostas em diferentes camadas.

7. Ramificado

Esse modelo se caracteriza pela união de inúmeros pendentes que ficam posicionados de forma distribuída, como se fossem galhos espalhados e suspensos pelo teto. Muitos desses tipos de lustres são conhecidos como aranha devido à organização das hastes, que, depois de instaladas, parecem simular as patas do aracnídeo.

Componentes ramificados são perfeitos para iluminar longas faixas sob o teto, como o piso de um corredor amplo ou a superfície de um balcão de cozinha, por exemplo. A vantagem está em poder direcionar feixes de luzes em diferentes alturas, a fim de atingir pontos específicos do ambiente:

  • para baixo: clarear tampo de móveis, prateleiras e nichos;
  • para cima: destacar detalhes do forro (desenhos e sancas de gesso);
  • para os lados: iluminar quadros, painéis e suportes com flores.

8. Quadrado

Lustres com design simples e linhas retas são bastante atuais e combinam com praticamente qualquer ambiente. Os modelos quadrados são muito parecidos com os plafons — luminárias que ficam embutidas ou sobrepostas no teto —, mas também há versões retangulares.

Esses modelos podem surgir na forma de uma peça geométrica única ou serem compostos de vários pendentes que, combinados, resultam na aparência de um cubo. Esses pendentes geralmente contêm pequenas peças de cristal suspensas em alturas variadas.

9. Orgânico

tipos de lustres

Ambiente moderno decorado com lustre orgânico para dar um toque personalizado

Os lustres com formato indefinido são perfeitos para compor uma decoração exclusiva e que tenha a cara dos proprietários da casa. São modelos que trazem materiais diferentes, contornos irregulares, curvas e ângulos especiais, acabamento aramado e outras soluções inovadoras.

Algumas peças parecem verdadeiras esculturas suspensas no teto. Inclusive, o próprio lustre clássico, com seus inúmeros castiçais, já ganhou releituras que merecem ser expostas. Vale a pena explorar as possibilidades e caprichar na escolha de um item que enfeita e, ao mesmo tempo, ilumina a residência.

Quer acompanhar mais ideias de decoração? Assine a nossa newsletter e fique de olho nas próximas publicações!