Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

O passo a passo para uma cozinha planejada

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ter uma cozinha planejada é o sonho de muitas pessoas. No passado, os preços eram elevados, mas, ultimamente, têm se tornado cada vez mais acessíveis. A principal vantagem é a personalização do ambiente de acordo com as suas necessidades e medidas.

Ficou interessado? Confira as nossas dicas de como montar sua cozinha planejada e inspire-se!

Conte com ajuda profissional

cozinha planejada

Cozinha planejada com estilo industrial, com estrutura metálica aparente. Para equilibrar, o ambiente foi revestido com o mármore italiano Bianco Gioia, da linha Clássica, que expressa a sofisticação do mais clássico dos materiais

O ideal é que o projeto seja feito por um arquiteto ou um designer, uma vez que são os profissionais mais competentes para traduzir em uma cozinha planejada exatamente o que você e sua família precisam. Para isso, o profissional une funcionalidade e outros aspectos técnicos às cores e texturas que trazem beleza ao espaço.

No entanto, caso você ainda não tenha como bancar um projeto de arquitetura ou de design de interiores, uma boa ideia é buscar uma loja de móveis planejados. A própria loja contará com esses profissionais para o desenvolvimento do mobiliário.

Se você tem o seu próprio profissional de arquitetura cuidado do projeto, é possível contratar diretamente um marceneiro para a execução. Caso contrário, as lojas de móveis planejados oferecerão mais segurança.

Confira as medidas do espaço

Um dos pontos mais fundamentais ao começar uma cozinha planejada é conhecer com precisão o espaço disponível e cada medida nele. Da mesma maneira, é importante indicar a localização de portas, janelas, bem como o espaço que ocupam para serem abertas.

Especifique também o posicionamento de interruptores e tomadas, de modo que nenhuma parte do mobiliário inviabilize a utilização de pontos elétricos e hidráulicos ou atrapalhe o acionamento da iluminação.

Caso você tenha dificuldades com a representação dessas medições, confira com a loja de móveis planejados ou com os colaboradores — arquiteto + marceneiro — como será a realização dessa etapa tão essencial para o sucesso do projeto.

Organização

É importante entender a quantidade de espaço em gavetas, armários e prateleiras necessários para guardar seus utensílios e, é claro, comportar também as novas aquisições. Para começar, coloque de fato no papel tudo o que vai ser guardado: tipos, quantidades, por vezes até formatos e medidas de objetos. Apresente essa lista para o arquiteto ou para a loja de móveis planejados.

Outro passo é pensar na disposição desses utensílios quando a cozinha estiver pronta. Recipientes maiores que são pouco utilizados podem ficar nos armários mais altos, enquanto mantimentos e louças do cotidiano devem ficar em locais com acesso mais fácil, por exemplo.

Escolha móveis apropriados

cozinha planejada

O grande destaque da cozinha é o revestimento Urbana Retrô Azul, que transformou a parede em uma superfície decorada. Por isso, foram escolhidos armários mais neutros, em branco e madeira clara. Repare que as prateleiras aproveitam um canto perdido à esquerda

Existe também uma diferença entre mobiliário planejado e modulado. Os móveis planejados são feitos sob medida e com alto nível de personalização. Por isso, costumam demandar maior investimento e, apesar de sua grande durabilidade, é provável que não possam ser aproveitados em caso de mudança.

Por sua vez, os modulados são fabricados e montados em medidas padrão que se adequam à maioria dos ambientes. Isso faz com que a personalização do projeto seja reduzida, mas o investimento é menor e há mais praticidade para remover e instalar em um novo local.

Para optar entre os dois, é fundamental conhecer a fundo o orçamento disponível e, é claro, as suas preferências como cliente. Para ambos os casos, fique atento à escolha de materiais resistentes, com bom acabamento e de procedência confiável, de modo a obter o melhor resultado possível no final.

Considere as dimensões de eletrodomésticos

Outro passo para ter uma cozinha planejada com as melhores funcionalidade e estética é observar os eletrodomésticos que serão instalados. Seguindo o mesmo princípio da listagem de utensílios e mantimentos, anote também os equipamentos, suas dimensões e sua localização ideal dentro do espaço.

Se acontecer de você ainda não ter comprado os eletrodomésticos novos, mas pretende fazê-lo, o mais indicado é pesquisar com as marcas fabricantes não apenas as dimensões, como também outras características específicas que devem ser respeitadas para o funcionamento correto dos aparelhos. Assim, os profissionais envolvidos vão ter em mãos todas as informações e demandas necessárias para fazer um projeto que se encaixe com perfeição ao que você precisa.

Aproveite as paredes

Pode parecer óbvio, mas é importante apontar o potencial que as paredes têm para complementar o projeto da cozinha planejada, tanto em termos de escolha da composição de revestimentos e detalhes decorativos quanto de instalação de armários, prateleiras e nichos suspensos.

Os armários suspensos se fazem ainda mais necessários em uma cozinha planejada pequena, já que aumenta consideravelmente a capacidade de armazenamento no espaço. Além do mais, incorporar móveis baixos e suspensos em conjunto rende composições muito bonitas, com destaque para a variedade de cores, materiais e texturas que podem ser usada.

As paredes também podem vir a calhar quando usadas com suporte para eletrodomésticos como microondas, purificadores de água e outros. Isso porque instalar eletrodomésticos suspensos libera um espaço de balcão precioso, que pode ser usado para dispor ingredientes enquanto cozinhamos ou até os pratos prontos antes de serem levados à mesa.

Utilize revestimentos adequados

cozinha planejada

Cozinha personalizada com estilo de casa de campo revestida com Tom Bordado Azul, da linha Decora Design, que transformam paredes em superfícies decoradas. Para não esconder a cerâmica, os armários ficam apenas na parte inferior, com charmosas prateleiras na parte superior

Em uma cozinha planejada, não é apenas o mobiliário e os utensílios que importam. Como os revestimentos ocupam as maiores superfícies, o ideal é optar por modelos que aliem segurança e visual agradável.

Para o piso da cozinha, a cerâmica é imbatível nas características técnicas. É um material impermeável, resistente e fácil de limpar. Opte pela cerâmica de acabamento mate, uma vez que a cozinha é um ambiente molhado da casa. Uma boa escolha para esse espaço é a Travertino Roma Branco, da linha Clássica.

Com relação às paredes, as restrições são menores. Aqui, peças brilhantes, estampadas e com efeitos tridimensionais, como o Bico De Jaca Prata, da linha Decora Design, são bem-vindas, de acordo com o estilo de decoração desejado. Tudo depende da criatividade de projetistas e clientes!

cozinha planejada

Numa cozinha planejada, é possível escolher detalhes como cores. Aqui, os armários azuis combinam com o revestimento Cardume Azul, da linha Singular, que reproduz ladrilho hidráulico. Piso revestido com Metropolitan Cinza, que reproduz o cimento queimado

Tanto para as paredes quanto para o piso, prefira sempre comprar revestimentos de qualidade e a partir de fornecedores confiáveis. Dessa forma, você fica melhor respaldado na compra, conta com garantias e tem a quem recorrer caso algum problema aconteça.

Dica bônus: antes da definição de todos os critérios e expectativas para a sua cozinha planejada, lembre-se que a maior prioridade é respeitar o orçamento. Até porque você certamente não quer que a obra fique inacabada devido a uma má gestão de investimentos, certo? Fique atento aos gastos em todas as etapas da obra para não perder o controle!

Ficou inspirado com nossas dicas para ter a sua cozinha planejada dos sonhos? Para experimentar quais revestimentos vão dar ao espaço o resultado incrível que você busca, confira as opções do nosso simulador de ambientes!