Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Área de lazer sem piscina

Área de lazer sem piscina não precisa ser sem graça. Confira nossas dicas

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ter um bom espaço para relaxar e reunir pessoas queridas: esse é o sonho de muita gente que mora em casa ou apartamento, com ou sem filhos, na cidade ou no campo, qualquer que seja a classe social. Ao contrário do que muitos podem pensar, uma área de lazer sem piscina também pode ser bem bonita e interessante, viu?

Sua área de lazer é pequena demais e o orçamento está curto? Não tem problema! Saiba desde já que é sim possível deixar o ambiente bem acolhedor, pronto para ser cenário de alguns dos seus melhores momentos! Confira a partir de agora algumas dicas práticas para ter uma área de lazer sem piscina, mas muito bonita e divertida!

Escolha materiais resistentes

Área de lazer sem piscina

Varanda moderna com rede

Como as áreas de lazer costumam ser externas, estão frequentemente expostas às variações do clima. Pensando nisso, para que seu espaço tenha uma boa durabilidade e continue agradável por muito tempo, o ideal é apostar em acabamentos de alta resistência.

Quanto aos revestimentos para área de lazer, placas cerâmicas ou porcelanatos são as melhores opções para o piso, pois contam com tratamento impermeabilizante e antiderrapante para evitar tanto danos à estrutura como acidentes domésticos. Se é possível prevenir escorregões, por que não?

Esses acabamentos também podem ser utilizados nas paredes, sendo recomendados principalmente para trechos com instalações hidrossanitárias, campos de backsplash de pias e tanques, além de bancadas.

A evolução da tecnologia dos revestimentos nos últimos anos permitiu inclusive o surgimento de coleções com design inovador: enquanto algumas reproduzem madeira, outras parecem pedras, sem falar no charme dos ladrilhos hidráulicos e do cimento queimado. As opções são muitas. A escolha depende do seu gosto pessoal.

Por outro lado, vale lembrar que os estofados sejam revestidos em tecidos impermeáveis, bem como as madeiras devem receber tratamento para evitar desgastes e desbotamento.

Prefira um mobiliário inteligente

Área de lazer sem piscina

Área externa decorada com tons terrosos e verde

Em áreas de lazer pequenas, é essencial aproveitar muito bem cada centímetro do espaço disponível. Para isso, um mobiliário planejado e inteligente é a melhor aposta! Bancadas e armários sob medida, mesas e cadeiras dobráveis para flexibilizar espaço e guarda-sol para aumentar a área de sombra são ótimas opções que cabem em qualquer orçamento.

Para o cantinho do descanso, almofadas sobre um futon no chão ou redes são excelentes alternativas, especialmente porque podem ser recolhidas caso seja preciso abrir espaço para mesas, por exemplo.

Nesse ponto, contar com a ajuda de um arquiteto é uma boa estratégia. Afinal, esse é o profissional mais qualificado para pensar em soluções exclusivas e sob medida para todas as suas necessidades, aliando beleza e funcionalidade até nos menores espaços.

Se suas possibilidades financeiras estiverem limitadas, a assistência profissional pode ser na forma de consultoria e não de um acompanhamento completo. Nessa modalidade, o arquiteto dará dicas sobre como organizar melhor e aproveitar o espaço disponível, fazendo um rascunho geral, sem elaborar um projeto detalhado. Já ajuda bastante!

Instale equipamentos gourmet

Área de lazer sem piscina

Espaço Gourmet revestido com a linha Mosaico Urbano e Urbana Cinza

Área de lazer sem piscina não significa área sem uma boa refeição, certo? Hoje em dia, o mercado conta com uma série de alternativas de equipamentos perfeitos para qualquer espaço gourmet, dos mais compactos aos mais generosos.

Por mais que a churrasqueira seja a opção clássica, você também pode instalar um pequeno forno para pizzas, aumentando suas opções para os finais de semana. Há ainda os fornos que funcionam muito bem para ambas as funções, além das churrasqueiras portáteis, que podem ser mudadas de lugar de acordo com a necessidade.

Mas atenção: os equipamentos elétricos ou a gás são as melhores escolhas, ok? Com eles, as refeições são entregues com mais eficiência e você ainda dá uma mãozinha para a sustentabilidade, já que não vai ser preciso lidar com queima de lenha ou carvão.

Monte um jardim

Área de lazer sem piscina

Área externa revestida com a linha Coimbra Bege

Vegetação sempre dá vida e um colorido maravilhoso a qualquer área de lazer. Sem falar que os benefícios à saúde que só o cultivo de plantas é capaz de trazer são inegáveis. Um ótimo começo para ter um jardim de qualidade é não pavimentar toda a área de lazer. Manter uma parte do piso forrado com grama ajuda inclusive a aplacar as temperaturas em dias quentes.

Um jardim vertical também é uma estratégia excelente, especialmente quando instalado em uma parede que recebe muita luz direta do sol. Quando essa parede é em alguma fachada da casa, ainda contribui para reduzir o acúmulo de calor na estrutura e no ambiente interno.

Para proteger a área do sol, filtrando a luz natural e mantendo o espaço aberto, uma estrutura pergolada é uma boa saída, especialmente quando entremeada por plantas trepadeiras. Contudo, tanto para jardins na parede quanto para as pérgolas, é preciso ter o cuidado de escolher plantas resistentes e bem adaptadas ao sol intenso.

Outra possibilidade muito interessante é montar uma hortinha caseira com seus temperos preferidos. Como são espécies mais sensíveis, precisam estar um pouco mais abrigadas dos raios solares. Assim, você vai sempre poder cozinhar com temperos fresquinhos e totalmente sem agrotóxicos!

Lembre-se da iluminação

Área de lazer sem piscina

Jardim iluminado revestido com a linha Domino Cinza e Deck Marfim

Ambientes descobertos são maravilhosos para aproveitar a luz natural, mas é essencial pensar com o mesmo zelo no uso noturno da sua área de lazer. Nas horas sem sol, é imprescindível que as bancadas, a mesa e até a rede recebam uma boa luz para permitir o preparo das refeições, viabilizar a diversão com jogos e a leitura ao ar livre.

A iluminação geral mais indicada é a indireta e de aparência amarelada, uma vez que o propósito é proporcionar a sensação de relaxamento e aconchego. Sobre superfícies que demandam mais atenção, instalar iluminação de parede com acionamento independente é a melhor solução.

Para um efeito mais lúdico, ideias interessantes são as luminárias criativas, as arandelas e os cordões de luz, também na tonalidade amarelada. Procure investir nas lâmpadas LED, que são mais econômicas, resistentes e duradouras do que qualquer outro tipo.

Evite desperdícios

Em soluções para trazer o verde para perto, como o jardim vertical e a horta, estão ótimas oportunidades de reaproveitar materiais que, de outra forma, provavelmente iriam direto para o lixo. Latas vazias, canos, calhas sobressalentes e pallets: com criatividade e reciclagem, tudo é reaproveitado!

A internet e a televisão estão repletas de dicas de reformas, mostrando que até os materiais que muitas vezes pensamos não servirem para mais nada podem ser aproveitados de alguma maneira. Antes de jogar plásticos, madeira, vidros e metais fora, portanto, pesquise sobre formas de transformá-los em itens de decoração únicos.

Para resíduos de construção, uma boa sugestão é reutilizar acabamentos cerâmicos para revitalizar móveis, dando um ar rústico para sua área de lazer. Outra ideia interessante é reservar um espaço para dispor lixeiras para incentivar a coleta seletiva. Procure saber sobre as cooperativas da sua região que podem recolher esses itens!

Faça uso racional da água

Outra maneira de praticar a sustentabilidade no dia a dia é usar um bem tão precioso quanto a água com a maior responsabilidade possível. Será que você precisa mesmo usar água tratada para tudo?

Um sistema simples de captação de água das chuvas já pode ser de grande utilidade para regar sua hortinha e lavar o piso da área externa, por exemplo. Há ainda alguns equipamentos mais elaborados que eliminam sedimentos e impurezas, permitindo que essa água circule nas torneiras da casa.

Para diminuir o consumo da água tratada da rede, é interessante instalar dispositivos economizadores, como torneiras e chuveiros aerados, bem como descargas de acionamento duplo, além de mudar certos padrões de desperdício. O planeta e seu bolso agradecem!

Gostou de saber mais sobre como ter uma área de lazer sem piscina, mas perfeita para relaxar e reunir convidados queridos? Aproveite para conferir nossos produtos e conhecer os melhores revestimentos para todos os ambientes da casa!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida