Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Madeiras para deixar a casa ainda mais aconchegante

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O que vem à mente quando você pensa em lar? Provavelmente, imagina ambientes confortáveis e harmônicos, propícios para o descanso.

Ter uma casa aconchegante é poder desfrutar de espaços agradáveis em qualquer estação, inclusive no inverno. Os itens da decoração devem trazer beleza e proporcionar conforto térmico, inclusive em lugares quentes o ano todo.

Quer saber como encarar a época mais fria do ano em grande estilo? Acompanhe as nossas dicas e saiba quais recursos usar no projeto de interiores!

Elementos em madeira

Recursos naturais são ótimos aliados para deixar a residência aconchegante. Entre as matérias-primas preferidas está a madeira, pois, além de ter uma estética incrível, pode ser aplicada em diferentes elementos.

Ter objetos esculpidos ou revestidos em madeira é o desejo de muitas pessoas. No entanto, o que limita os projetos decorativos, muitas vezes, é o preço desse material no mercado.

Para quem não abre mão de qualidade e bom gosto, uma excelente alternativa é apostar em revestimentos que simulam a aparência e a textura de diferentes espécies de árvores.

É o caso da cerâmica amadeirada: um produto que alia beleza, resistência e longa durabilidade. Confira exemplos de aplicações que você pode fazer com esse tipo de material em sua casa!

Pisos

casa aconchegante

Uma das vantagens de usar cerâmicas que reproduzem madeiras está na facilidade da limpeza. Nesse banheiro, o produto utilizado no piso foi a Madeira Mineira Patina Natural, da linha Raízes

Entre as vantagens de se usar cerâmica está a facilidade de limpeza. A higienização consiste em usar água com um pouco de detergente neutro para que o revestimento esteja sempre em ótimas condições. Inclusive, peças esmaltadas não apresentam poros e evitam o acúmulo de poeira, fungos e bactérias.

Em relação ao conforto térmico, a cerâmica também é uma ótima opção, uma vez que não retém calor e ajuda a manter os espaços agradáveis durante os dias quentes. Para regiões com temperaturas altas durante todo o ano, como Norte e Nordeste, é a aposta perfeita.

Há uma grande variedade de modelos disponíveis: desde tábuas mais escuras, como o produto Ilheus Cedro, da linha Tropicália, até versões com aparência desgastada, como é o caso do Madeira Mineira Patina Natural, da linha Raízes.

Paredes

casa aconchegante

Para deixar o banheiro mais aconchegante, aplicar madeira às superfícies verticais é uma boa escolha. Nesse ambiente, o produto escolhido foi a cerâmica Castanheira Mel, da linha Tropicália

Outra solução comum para tornar a casa aconchegante é adicionar madeira às superfícies verticais, o que inclui divisórias internas e muros externos. Por ser resistente à ação do sol e das chuvas, a cerâmica é perfeita para paredes de varandas e outras áreas descobertas.

Você pode usar modelos que reproduzem madeira em paredes inteiras ou apenas em áreas específicas, de modo a criar detalhes e murais decorativos. Um bom exemplo é preencher apenas a parte de trás da cama de casal, compondo uma cabeceira feita de tábuas. Também é possível compor rodapés de diversos tamanhos usando a mesma proposta.

Assim como no caso dos pisos, existem várias opções de cerâmica para valorizar suas paredes. Se você prioriza versões com apenas uma tonalidade, a dica é apostar em peças como a Castanheira Mel, da linha Tropicália.

Compor um painel com madeira em cortes diferenciados também é uma ideia interessante. Uma boa sugestão é a cerâmica Canjiquinha Madeira Mineira, da linha Raízes, que apresenta palitos dispostos de maneira intercalada.

Móveis

casa aconchegante

Elementos em madeira são ótimos para deixar a residência aconchegante. Nesse ambiente, temos os detalhes dos móveis e o piso em cerâmica Nativa Patina, da linha Lenho, que reproduz madeiras de lei brasileiras

Uma solução pouco conhecida é revestir itens do mobiliário com placas de cerâmica. Podem ser tampos de mesas, bancadas de banheiros e até bases de balcões ou de ilhas nas cozinhas — contanto que sejam superfícies lisas e regulares.

As possibilidades vão desde produtos que simulam ladrilhos e pastilhas até modelos que apresentam o melhor das madeiras brasileiras. É o caso da linha Lenho, que traz produtos incríveis como Nativa Aroeira e Nativa Patina.

Peças macias e estofados

Poltronas volumosas, sofás amplos e pufes grandes são exemplos de móveis que ajudam a deixar a casa aconchegante. Afinal, oferecem conforto máximo e, por terem acabamentos macios, são confortáveis e ajudam a manter o corpo aquecido.

Cadeiras forradas nos assentos e encostos, por exemplo, são mais agradáveis ao toque quando comparadas a bancos lisos e sem partes estofadas. Portanto, se deseja manter as superfícies quentes, priorize peças forradas e revestidas com algum tecido — almofadas decorativas e outros itens individuais também funcionam muito bem!

Deixar os móveis mais próximos durante os dias mais frios é uma ação estratégica que potencializa a aparência de ambiente acolhedor. Isso evita a formação de correntes de ar que passam por corredores e áreas livres, resfriando a residência e dificultando a retenção do calor.

Tecidos e texturas

casa aconchegante

Sala de estar aconchegante, com piso revestido com cerâmica Nativa Aroeira, da linha Lenho — junto aos móveis em madeira, torna o ambiente agradável

Peças com diferentes tramas permitem adequar a decoração às condições de cada estação. Quando chegar o inverno, invista em tapetes felpudos, cortinas pesadas e jogos de banheiro macios. Também vale dispor mantas de plush sobre os móveis da sala, pois aquecem e enfeitam.

Já os materiais que adicionam volume são excelentes para preencher cantos e áreas inutilizadas, deixando os espaços mais convidativos. Você pode usar vasos com folhagens, quadros, espelhos e outros acessórios para trabalhar com variedade de formas no cômodo.

Superfícies que tragam relevos, a exemplo de painéis ou paredes com revestimento canjiquinha, também são boas pedidas para uma casa aconchegante. Isso porque acrescentam texturas e novas cores ao projeto — variação das tonalidades presentes nos cortes (filetes) de rocha.

Cores quentes

A estação mais fria do ano, geralmente, remete a tons sóbrios e que lembram materiais naturais. Marrom, preto e variações de cinza predominam, com toques de cores alegres nos detalhes. Ainda que muitas das nuances possam ter fundo amarelado ou avermelhado, é importante investir em opções mais intensas e que ajudam a aquecer visualmente.

Seguir uma paleta de cores associada ao fogo (calor) pode funcionar muito bem. Sua base inclui vermelho, laranja e amarelo, mas é possível apostar em variações como pink, salmão, bordô e mostarda. Para quem curte opções mais discretas, superfícies em bege ou creme são suficientes porque quebram a frieza do branco.

Gostou das nossas sugestões? Combinar os recursos apresentados é uma boa forma de acertar em um projeto de casa aconchegante. Portanto, guarde as dicas e use-as como ponto de partida para tornar sua cara ainda mais agradável para todas as épocas do ano.

Você encontra diversos tipos de cerâmica no site da Pointer. Para ter uma ideia de como esses revestimentos se comportam em diferentes cômodos, acesse e teste o nosso simulador de ambientes!