Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
brasilidade na decoração

Madeiras nacionais trazem mais brasilidade à decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A cultura brasileira é influenciada por diversos povos e essa mistura pode ser vista no modo como muitas casas são construídas e decoradas. Entre os elementos mais utilizados para transmitir a brasilidade na decoração, podemos destacar diversos tipos de madeiras nacionais.

Várias espécies inspiram o desenvolvimento de produtos que trazem os veios, os nós, as cores e outros detalhes dessa incrível matéria-prima. Quer saber quais são eles e como aplicá-los em diferentes ambientes? Continue a leitura e confira!

Revestimentos

brasilidade na decoração

Quarto luxuoso decorado em tons terrosos, revestido com Madeira Mineira Patina Natural, da Linha Raízes

Já pensou em poder desfrutar da estética única das madeiras em paredes e pisos de cerâmica? Pois esse revestimento está disponível em modelos que reproduzem com perfeição a aparência de diversas espécies nacionais.

A cerâmica é impermeável, tem maior resistência, garante facilidade de limpeza e tem uma durabilidade maior. O produto traz essas vantagens sem deixar de lado a beleza característica da madeira.

Veja, a seguir, algumas opções de cerâmica para você utilizar em sua casa.

Madeiras claras

brasilidade na decoração

Banheiro decorado em tons creme, revestido com Madeira Mineira Patina Branca, da Linha Raízes — os tons claros deixam o ambiente elegante e iluminado

A madeira com pátina, comum na arquitetura de Minas Gerais, é um ótimo recurso para trabalhar a brasilidade na decoração. Nessa proposta, dois produtos se destacam pelo acabamento em tons claros e podem ser empregados tanto em pisos quanto em paredes.

A primeira sugestão é a Madeira Mineira Patina Natural, da linha Raízes. Com acabamento que reproduz a ação do tempo, proporciona um aspecto gasto e envelhecido às tábuas. Por isso, fica interessante em ambientes com estilos que remetem a épocas passadas, como o clássico e o romântico.

Ainda assim, nada impede que o produto seja aproveitado em temas mais atuais, como o minimalista ou contemporâneo. Nesse caso, para equilibrar o visual novo com o antigo, o ideal é aplicar o revestimento nos detalhes — em forma de cabeceira ou painel de parede, por exemplo.

Outra opção interessante da mesma linha é a Madeira Mineira Patina Branca. Nesse modelo, o acabamento fica mais visível, deixando as tábuas mais claras que a versão anterior. Por esse motivo, é uma ótima escolha para composições clean e estilos que valorizam a simplicidade, como o escandinavo.

Madeiras escuras

brasilidade na decoração

Cozinha revestida com Ilhéus Fendi, da Linha Tropicália. As cadeiras amarelas e os quadros dão um toque de cor ao ambiente, harmonizando com o tom sóbrio da madeira

Na categoria de cerâmicas que reproduzem madeiras escuras, destacamos o produto Ilheus Fendi, da linha Tropicalia. Atraente devido ao seu tom acinzentado, ele é inspirado no piso da casa do escritor brasileiro Jorge Amado, localizada na Bahia.

O modelo funciona tanto em pisos quanto em paredes, principalmente se o objetivo é fazer com que essas superfícies se tornem destaque na decoração. Um aspecto que contribui para o acabamento de qualidade é a borda retificada das placas, que permite o assentamento com juntas menores.

brasilidade na decoração

Sala de estar bem decorada com temática tropical, revestida com Deck Sucupira, da Linha Lenho

Outra alternativa com cor escura é o Deck Sucupira, da linha Lenho. A sucupira é uma madeira presente em áreas de Mata Atlântica e, como o produto vem em placas com tábuas dispostas lado a lado, reproduzindo um deck, fica incrível em pisos de ambientes externos — áreas de piscina, varandas, quiosques com churrasqueira etc. Também funciona bem em paredes que sirvam como pano de fundo para plantas.

Cores brasileiras

Além das madeiras nacionais, outros recursos podem ser úteis para agregar um toque de brasilidade aos espaços da sua casa. E nada melhor que a diversidade de cores para representar a cultura rica e variada de nosso país.

Opções vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, são perfeitas para alegrar os ambientes. Elas também ajudam a criar pontos de contraste sobre fundos neutros, como uma parede branca ou um piso de cimento queimado. Se quiser combiná-las sem exageros, o ideal é utilizá-las em objetos pequenos.

Cartelas com tons mais frios, como roxo, verde e azul, também são bem-vindas. Você pode aplicá-las separadamente, em determinados elementos, ou escolher estampas que tragam essas tonalidades em seus desenhos.

E, por falar em estampas, alguns dos padrões favoritos incluem figuras inspiradas na fauna e flora do Brasil. Assim, imagens com grandes folhagens, aves e diversas espécies de flores se tornam perfeitas para tecidos, adesivos e papéis de parede.

Quem prefere uma paleta que harmoniza com as madeiras claras ou escuras pode optar por cores que lembrem matérias-primas naturais. Bege, marrom, vinho, areia, marsala e outros tons terrosos costumam funcionar bem.

Mobiliário

brasilidade na decoração

Área externa decorada com plantas tropicais que combinam com o revestimento Ilhéus Fendi, da Linha Tropicália

Na decoração, o pluralismo cultural do país fica evidente com a utilização de estilos distintos. Isso também vale para os móveis brasileiros, que costumam trazer cores, formas e acabamentos variados. A madeira, claro, é um dos materiais preferidos para a fabricação de peças residenciais.

Espécies nativas, como Aroeira e Imbuia, podem surgir na composição de mesas, bancos, cadeiras e outros itens básicos. Se houver um móvel muito antigo e desgastado, você pode atualizá-lo com pintura em tom vibrante ou com uma camada de verniz.

Outra boa ideia é utilizar a cerâmica amadeirada para revestir partes do mobiliário: um tampo de bancada, uma base de balcão, um painel de TV, um nicho embutido na parede etc. Esse revestimento pode ser assentado facilmente sobre superfícies planas e regulares.

Peças com design assinado também são essenciais em um projeto que valorize a brasilidade na decoração. Afinal, são concebidas por profissionais renomados, que se preocupam em trabalhar com um conceito para agregar personalidade a cada produto. Os principais designers modernos e contemporâneos da brasilidade são Sergio Rodrigues, Paulo Alves, Carlos Motta, Jorge Zalszupin e Zanine Caldas.

Acessórios

Habitantes de todas as regiões do Brasil têm seus costumes e tradições. Logo, é esperado que a composição de muitas casas reflita o modo de viver dessas pessoas. É comum o uso de peças feitas com base no artesanato local, de enfeites que são passados de uma geração a outra, entre outros recursos.

Itens de decoração do Nordeste, por exemplo, são famosos pelas cores chamativas e pelo uso de materiais naturais. Cestos de palha, almofadas de chita e renda branca são bons exemplos. Quando combinados em um ambiente, esses elementos conseguem transmitir um pouco da história e dos hábitos de seus moradores.

Portanto, vale a pena explorar artigos que deixem a aparência dos espaços personalizada. Uma boa forma de fazer isso é unir elementos característicos da cultura brasileira a soluções decorativas de sua preferência.

E então, ficou com vontade de colocar nossas dicas em prática? Procure começar o projeto com as cerâmicas que reproduzem madeiras nacionais antes de inserir os complementos. Dessa forma, o desafio de trabalhar com a brasilidade na decoração ficará muito mais fácil.

Agora, se tem interesse em conferir todas as opções de cerâmicas amadeiradas da Pointer, entre em contato conosco e converse com a equipe de atendimento!