Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Paleta de cores: saiba como definir em um ambiente

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Na hora de decorar ou reformar os cômodos da sua casa, a escolha das cores é uma das mais importantes decisões. São os tons do ambiente que o definem: eles podem tornar o local mais acolhedor, mais amplo, mais iluminado etc. Mas como definir essa paleta, afinal?

Algumas dicas podem ser valiosas nesse momento. Designers e arquitetos usam artifícios importantes para combinar as mais diferentes tonalidades. Tudo pode ser feito com base em técnicas — saber compor boas combinações não é um talento. Na verdade, é bem simples!

Quer conhecer melhor tais dicas? Continue acompanhando e saiba definir uma boa paleta de cores para cada cantinho de sua casa!

83451-paleta-de-cores-saiba-como-definir-em-um-ambiente

Saiba padronizar

A escolha dos tons de uma paleta de cores não deve ser feita a partir de uma combinação aleatória. Esse trabalho vai um pouco além: é preciso definir um padrão, para depois entender quais as melhores cores para se encaixar.

Esse padrão deve ser baseado em seu gosto. Se você prefere tons mais claros, pode fazer uma paleta de padrão pastel, por exemplo. Com uma padronagem escolhida, sua gama de opções diminui consideravelmente e, assim, você facilita ainda mais a montagem de sua paleta de cores.

Mas, para fazer essa definição, é preciso que você considere a ideia, os conceitos e os sentimentos que você deseja passar quando alguém adentrar o cômodo. Veja mais sobre isso no tópico a seguir!

Considere o cômodo em questão

Ao montar sua paleta de cores, é importante ter em mente o cômodo que passará por mudanças. O motivo para isso é que todas as tonalidades devem estar em harmonia com a finalidade daquele ambiente. Você não pintaria sua cozinha toda de preto, certo?

É fato que, atualmente, podemos ousar muito mais na decoração de nossa casa: o conservadorismo ficou de lado há tempos, e as cores estão ganhando espaço em cada cantinho do nosso lar. No entanto, é necessário entender que cada uma delas carrega consigo um significado.

Um banheiro, por exemplo, deve passar a sensação de limpeza e higiene. Por essa razão, cores neutras ou tons frios são as escolhas ideais para a tintura e os móveis. Da mesma forma, uma sala de estar fica ainda mais luxuosa — e aconchegante para os convidados! — quando decorada em tons escuros, como o bordeaux.

Pense nos móveis

Esta dica é valiosa para quem está redecorando a casa ou apartamento. Nesse cenário, é natural que seu lar já esteja bem montado, cheio de móveis e enfeites, por exemplo. E, assim, não é possível que você monte sua paleta de cores do nada: ela deve combinar com o resto da ambientação já existente.

E é fácil continuar equilibrando o ambiente com as cores: opte por aquelas que já aparecem em alguns detalhes, por exemplo. Isso fará com que o cômodo ganhe ainda mais destaque. Outra boa alternativa é escolher tons neutros — eles vão com tudo e, por isso, você não precisará se preocupar tanto com as combinações.

Interior Design: Living room

Tome cuidado com o exagero

Falamos mais de uma vez em tons pastel e neutros por uma razão: eles são realmente fáceis de inserir em vários ambientes. Isso não significa, no entanto, que você não pode apostar em uma paleta de cores mais ousada e inovadora. Nossa única dica é tomar cuidado para não empolgar e acabar exagerando!

O ideal é sempre seguir uma linha mais contrastante. Se você deseja criar um ambiente com maior destaque, escolha uma cor-chave para fazer a diferença na paleta. Essa cor, inclusive, pode seguir as tendências da Pantone — e você vai arrasar na contemporaneidade de sua decoração!

contemporary living room with dining space - rendering - the art work on wall is a my composition

Procure misturar os tons claros e escuros. Essa técnica pode criar ambientes mais equilibrados e harmônicos, ou seja, mais agradáveis de forma geral. Uma excelente alternativa é contar com aplicativos que auxiliem nessas escolhas (os designers adoram). Experimente o Designer Seeds, o Movies in Color ou o Colour Lovers.

E aí, viu como definir a paleta de cores em um ambiente pode ser uma tarefa prazerosa? Então siga a gente nas redes sociais — Facebook e Instagram — e continue acompanhando dicas como essas!