Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba quais são as melhores técnicas de limpeza de porcelanato

Limpeza
Autor: Pointer - Data:

saiba-quais-sao-as-melhores-tecnicas-de-limpeza-de-porcelanato.jpeg

O porcelanato é, sem dúvida, um dos revestimentos cerâmicos que mais agradam os brasileiros. O grande sucesso e a aceitação desse material de construção são facilmente justificados pelas muitas vantagens trazidas com o uso do porcelanato.

Além de ser bonito, o porcelanato é bastante versátil, tanto que pode ser utilizado em áreas internas e externas. Para completar, é durável, acessível, resistente à abrasão e apresenta baixo teor de absorção de água.

Em relação à praticidade, o porcelanato também ganha pontos. Ele é muito fácil de limpar e conservar. Quer descobrir como higienizar o piso de porcelanato no dia a dia? Leia este artigo e confira as melhores técnicas de limpeza de porcelanato!

Remova a poeira previamente

O primeiro passo para limpar o porcelanato é retirar a poeira superficial e aparente. Faça isso usando uma vassoura de pelos ou, até mesmo, o aspirador de pó. Se você escolher o aspirador, tente não encostar a ponta diretamente no piso. Mantenha de 15 a 20 cm de distância entre o bico do aspirador e o porcelanato. Esse cuidado evita eventuais arranhões.

Use os limpadores adequados

Para limpar pisos de porcelanato, é importante usar produtos adequados, a fim de minimizar os riscos de danos. O piso pode ser limpo com panos macios umedecidos em uma solução de detergente neutro diluído em água.

Outro jeito simples de higienizar esse material é apostar em limpadores específicos para porcelanatos. Esses produtos deixam o chão limpo, perfumado e reluzente por mais tempo e de maneira mais prática. Para completar, rendem muito e secam rápido. Fica a dica!

88426-saiba-quais-sao-as-melhores-tecnicas-de-limpeza-de-porcelanato

Dilua os produtos antes da aplicação

Para preservar a integridade do piso, evite aplicar os produtos diretamente na superfície do porcelanato. É recomendável diluir em água tanto o detergente quanto os limpadores específicos. Feito isso, você pode realizar a aplicação usando uma esponja macia ou um pano que não solte fiapos.

Limpe o piso com frequência

Não permita que a sujeira se acumule e impregne no piso. O excesso de resíduos atrapalha diretamente na manutenção de ambientes limpos e agradáveis. O mais indicado é que o piso de porcelanato seja higienizado com uma frequência de no mínimo três vezes a cada semana.

88427-saiba-quais-sao-as-melhores-tecnicas-de-limpeza-de-porcelanato

Isso não significa que você deve passar horas e horas se dedicando à faxina do chão. A limpeza regular do porcelanato não precisa ser longa e pesada. Basta varrer e passar pano rapidamente.

Fuja de materiais abrasivos

Já falamos dos produtos recomendados para a limpeza de porcelanato, mas existem também os que precisam ser evitados. Mesmo que o porcelanato seja um material resistente, é necessário fugir dos produtos abrasivos, pois eles causam danos irreversíveis ao piso.

Sendo assim, dispense palhas de aço, soda cáustica, água sanitária, acetona, escovas, amoníaco, limpa-alumínio, removedores, aguarrás e sabão em pó. As ceras também devem ser evitadas.

E aí, você gostou das nossas dicas de como limpar porcelanato no dia a dia? Se quiser ter acesso a outros conteúdos exclusivos como este, curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram. Te esperamos por lá!