Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração vintage: entenda as características e saiba como usar

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Nosso lar deve representar quem somos: cada cômodo e cada cantinho, de alguma forma, tem de se associar à nossa personalidade. Afinal, para realmente nos sentirmos em casa e acolhidos em um ambiente, devemos nos identificar com ele de alguma maneira. A decoração é uma das melhores formas de fazer isso acontecer.

Você conhece a decoração vintage? Sabe o que este conceito significa, quais as suas características e como adaptá-lo ao seu espaço? Leia o nosso post de hoje e entenda como usar e abusar desse estilo único!

O que é a decoração vintage?

O vintage carrega consigo uma legião de apaixonados. É que este tipo de decoração remete às décadas passadas, entre 1920 e 1970. Sendo assim, toda a sua composição gira em torno de muito charme e nostalgia, o que costuma conquistar a todos.

Decorar sua casa com tendências dos anos que já se foram traz ao ambiente uma grande sensação de aconchego e de conforto. E esse estilo, apesar de clássico, é ainda muito atual — pode-se dizer que o vintage é uma grande tendência nas áreas do design e da arquitetura.

Mas como usar essa decoração em casa? O que pode ser feito para criar esse clima romântico e antigo? É o que você confere no tópico seguinte!

84444-decoracao-vintage-entenda-as-caracteristicas-e-saiba-como-usar

Como usá-la em minha casa?

Móveis

Os móveis são os protagonistas de toda e qualquer decoração — junto às cores do ambiente. Por isso, para consegui criar o aspecto vintage dentro de sua casa, procurar por algumas peças em antiquários pode ser uma excelente alternativa. Penteadeiras e molduras (tanto de quadros quanto de espelhos) são ótimas opções, assim como eletrodomésticos antigos.

A grande vantagem da aquisição desse tipo de móvel é que ele não será necessariamente caro. Por já ter sido usado há algum tempo, os preços costumam ser mais baixos em comparação aos novos — mesmo que, por ser uma tendência, o vintage agregue valor aos itens.

Mas tenha cuidado: escolha todos esses móveis com bastante cautela. Eles devem estar conservados acima de tudo e devem, também, ter passado por alguma restauração.

Revestimentos

A viagem no tempo que a decoração vintage nos remete não precisa estar presente apenas nos móveis propriamente ditos. Alguns detalhes na própria estrutura de sua casa podem fazer toda a diferença — e criar um ambiente ainda mais cheio de originalidade. É preciso, na verdade, pensar nesses detalhes como parte fundamental da composição.

Este é o caso dos revestimentos: escolhendo o tipo certo, eles podem estar totalmente de acordo com o estilo em questão. O chão e a parede podem ser o grande diferencial: opte por cobri-los com tons pastéis texturizados ou com materiais que remetam à madeira, por exemplo. Isso tem tudo a ver com o toque nostálgico que você procura!

84392-decoracao-vintage-entenda-as-caracteristicas-e-saiba-como-usar

Itens decorativos

As peças de decoração também são muito importantes para criar a ambientação vintage perfeita. E, nesse ponto, você pode soltar a imaginação: não deixe de pesquisar muitas referências das décadas passadas. Você pode optar por itens dos anos 1920 ou 1950, por exemplo, ou fazer uma mistura equilibrada de ambos!

84441-decoracao-vintage-entenda-as-caracteristicas-e-saiba-como-usar

Cristaleiras, cabeceiras e abajures são ótimas opções para arrasar na decoração vintage de seu cantinho. Além delas, os quadros de parede também passam a sensação de “antiguidade”, mas com muito charme. Dê preferência aos itens que têm madeira.

Viu só como é possível reproduzir a decoração vintage em seu próprio lar? Não tenha medo de ousar e de inovar quando o assunto for tornar a sua casa ainda mais charmosa e personalizada. Se ainda estiver com receio, uma boa dica é usar os móveis antigos para criar uma decoração mais moderna. Pense nisso!

Continue nos acompanhando pelo Facebook e pelo Instagram e fique por dentro de muito mais novidades!