Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Estilo maximalista

Estilo maximalista: pode apostar sem medo!

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Provavelmente você já conhece o minimalismo, certo? O que poucos sabem é que existe uma forte contratendência conquistando a arquitetura e o design de interiores: o estilo maximalista.

Em vez de espaços claros, retilíneos e arejados, a proposta maxi incentiva o uso de cores vibrantes, objetos super dimensionados, misturas de estampas, revestimentos decorativos e um tom eclético unido ao exagero conceitual.

Quer saber mais sobre o maximalismo e aprender a aplicá-lo em seus ambientes? Então, confira a seguir o conteúdo que preparamos sobre esse estilo!

O que é o estilo maximalista e como ele surgiu?

Menos é mais? Não. “Menos é chato”. Essa foi a expressão cunhada pelo arquiteto pós-moderno Robert Venturi, que impulsionou o estilo maximalista. Conhecido por obras gigantescas, ele foi um precursor da oposição ao minimalismo, com início entre os anos 1960 e 1970.

O estilo pode ser conceituado por uma ornamentação exagerada, detalhes barrocos, cores vibrantes… Uma verdadeira mistura de estilos, unindo móveis antigos e elementos futuristas em um único ambiente. No maximalismo, você encontra cores fortes, muitas texturas e uma expressividade fora da curva — uma verdadeira criação de impacto.

O que caracteriza o maximalismo?

Estilo maximalista

A cozinha revestida com Vintage, da linha Cimento, é uma ótima escolha para quem quer ter um ambiente no estilo maximalista

O estilo maximalista não é para todos, afinal, quem o adota não se importa com o que os outros vão dizer a respeito das normas estéticas e tradicionais. Então, se você se interessa pela tendência, deve ter isso em mente.

A racionalidade do minimalismo é brutalmente cortada por uma ousadia bem-humorada. A maior característica desse estilo de decoração é justamente o destaque: quanto mais inusitado, melhor. Você pode misturar padronagens, cores, estampas, estilos e investir em objetos super dimensionados, como lustres gigantes, quadros enormes e esculturas compridas.

Como usar o estilo maximalista na sua casa?

Por mais que a ideia do maximalismo seja o exagero, não podemos nos esquecer de compor os ambientes com equilíbrio e bom senso. A proposta é ocupar qualquer espaço vazio, mas com harmonia, para não carregar demais o ambiente e torná-lo inutilizável. A seguir, temos algumas dicas estratégicas para ajudar você nas suas escolhas.

Use móveis que tenham destaque

O estilo maximalista permite que a decoração seja composta por móveis dos mais variados formatos e tamanhos — de preferência, bem grandes. Nesse sentido, você tem a chance de aproveitar móveis antigos de família e planejar facilmente os espaços com outros itens modernos, como móveis coloridos.

Em uma sala de jantar, por exemplo, você pode montar a mesa com diferentes modelos de cadeiras, em formatos e cores, a fim de criar um rompimento de padrões. O mesmo vale para salas de estar com sofás maiores e poltronas avulsas ao lado de vasos de plantas e uma parede preenchida de quadros.

Invista em revestimentos marcantes

Estilo maximalista

Escolher revestimentos marcantes como o Urbana Retrô Azul contribui para uma cozinha chamativa

Dificilmente você vai encontrar uma decoração maximalista com uma parede lisa e clara. Isso porque o estilo pode seguir duas vertentes: ou você adota uma parede com revestimento neutro para receber vários quadros e objetos pendurados ou você torna a própria superfície uma obra de arte, com cores e texturas chamativas.

Uma alternativa é o revestimento cerâmico, uma vez que ele oferece diversas opções de efeitos. Para uma decoração com muitos elementos na parede, as cerâmicas que reproduzem madeira — como os revestimentos da linha Tropicália da Pointer — são uma boa opção. Elas são neutras, mas, ainda assim, têm texturas que podem complementar os objetos que serão anexados.

Também é possível apostar em estampas, como reproduções de ladrilhos hidráulicos e azulejaria — o revestimento geométrico Cardume Azul, da linha Singular, e a proposta da Urbana Retrô Azul, da Pointer, são ótimas referências.

Outra ideia legal para enriquecer a decoração maximalista é usar relevos. A textura especial na parede tem alto poder decorativo. As cerâmicas da linha Decora Branco, assim como a E-motion Off White, da linha C-motion, têm desenhos interessantes em relevo e, por terem uma cor neutra, podem receber diversos elementos coloridos.

Misture cores e estampas

Estilo maximalista

É possível misturar cores e estampas neste estilo de decoração. O piso revestido com Chevron Mediterranea Mix, da linha Mediterrânea, e a parede na cor azul intenso, tornam o ambiente mais vivo

Quanto mais vivo o ambiente, melhor. Por isso, você não deve poupar na cartela de cores: adicione tonalidades vibrantes em todos os espaços da casa. O que se tem percebido em relação à tendência maxi, nesse sentido, é uma forte presença do tom azul, assim como o verde mais escuro, os amarelos terrosos, o cinza cimentado e o preto.

Outra tendência nesse sentido é o uso de cores fortes no teto — uma superfície que, no maximalismo, participa ativamente da decoração.

Além desses tons, vale incluir muitas estampas e texturas, tanto nos móveis e estofados quanto nos revestimentos e demais acabamentos. As formas geométricas são muito bem-vindas, assim como temas florais e abstratos.

Combine estilos de decoração

Estilo maximalista

No estilo maximalista é permitido combinar diferentes estilos, como o industrial e o rústico

Se a ideia é criar um verdadeiro manifesto contra o minimalismo, não deixe de considerar todos os seus estilos de decoração preferidos. Vale misturar propostas clássicas com móveis vintage, por exemplo, além de características do estilo oriental, escandinavo, rústico ou até mesmo da decoração industrial.

Se você selecionar o melhor de cada tipo decorativo, terá o que é mais marcante de cada proposta e, assim, conseguirá criar uma combinação única, excêntrica e autêntica em sua casa.

Aposte em objetos decorativos ousados

Estilo maximalista

Neste estilo, você pode apostar em objetos decorativos ousados que combinem com a mobília rebuscada

Junto aos móveis mais robustos, está liberado ousar nas peças de decoração. Você consegue incluir desde peças clássicas e esculturas em mármore até quadros modernistas e plantas gigantes — trazendo a pegada Urban Jungle para os seus ambientes.

Uma boa dica é visitar o mercado de antiguidades e garimpar peças exclusivas. As paredes também são um ótimo espaço para brincar com molduras variadas — mescle quadros de diferentes tamanhos, espelhos, pôsteres e o que mais sua imaginação permitir pendurar ou escorar, caso opte por um suporte ou nicho horizontal (que receba os objetos sem danificar o revestimento).

No estilo maximalista você pode ousar o quanto quiser, desde que a sintonia se faça presente para não tumultuar o ambiente e tirar a humanização do espaço. Portanto, não se esqueça de pensar na circulação das pessoas, na organização da casa e em estruturas que farão sentido para a vivência dos moradores.

Agora que você conhece melhor o estilo maximalista, que tal descobrir se os seus amigos já ouviram falar sobre esse tipo de decoração? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e veja o que eles vão dizer a respeito!