Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
ambientes únicos

Personalize ambientes com revestimentos decorativos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os detalhes de uma casa fazem a diferença quando o objetivo é compor ambientes únicos e com a cara dos donos. Eles podem surgir na forma de acessórios ou de materiais que apresentam cores, estampas e cortes diferenciados. A seguir, daremos algumas sugestões de revestimentos decorativos.

Como começar?

ambientes únicos

Área de churrasqueira contemporânea, revestida com Urbana Decor Cinza, que apresenta imagens simples sobre um fundo neutro, deixando o ambiente charmoso e decorado

Definir um material específico para decorar os cômodos é um desafio, principalmente para quem não tem experiência com projetos de interiores. A boa notícia é que há muita informação disponível na internet, inclusive no Pointer Blog, para te ajudar.

O primeiro passo é procurar produtos de qualidade. Uma alternativa que cumpre esse objetivo é a cerâmica Pointer. Afinal, está disponível em modelos variados e combina vantagens como resistência, durabilidade e facilidade de limpeza.

Encontrar a versão decorativa perfeita não precisa ser uma tarefa complicada. Existem muitas possibilidades para você trabalhar a personalização de ambientes sem deixar aspectos como praticidade e segurança de lado. Acompanhe os próximos tópicos para saber como isso é possível.

Como combinar revestimentos de pisos e paredes?

ambientes únicos

Banheiro moderno, com destaque para a parede revestida com Mos Basalto Mix, e piso revestido com Pietra di Basalto Grigia. Mais uma proposta de combinação perfeita

Especialmente em ambientes molhados, é comum aplicar cerâmica não apenas no piso, mas também na parede. Especialmente modelos estampados são utilizados para decorar superfícies verticais.

Mas como manter um visual harmônico? Tenha em mente que os revestimentos decorativos chamam mais atenção porque apresentam detalhes e, muitas vezes, misturas de cores. Portanto, demandam cuidados redobrados no momento de combinar com outros recursos.

Uma dica que funciona é eleger uma superfície protagonista, ou seja, uma área que terá maior destaque na composição. Assim, se você pretende criar um piso estampado, por exemplo, mantenha as paredes do recinto mais neutras e com pouco brilho.

Para facilitar a composição, a Pointer oferece duas linhas com combinações já prontas. Tanto Pietra Di Basalto quanto Metropolitan tem versões de mosaicos para paredes, nos mesmos tons do piso, mas em proposta decorativa. Já Urbana traz uma versão decorada que reproduz ladrilho e pode ser aplicada inclusive no piso. Assim, a dupla liso + decorado pode revezar piso x parede.

Como adequar paredes revestidas a paredes pintadas?

Outra dificuldade encontrada no momento de aplicar revestimentos decorativos é equilibrar as características dos novos materiais às paredes com tinta. Se o mesmo acontecer com você, vale a pena seguir o famoso conceito “menos é mais”.

Em outras palavras, procure empregar cores e estampas que tenham alguma semelhança ou elemento em comum. A técnica de tom sobre tom é uma ótima ideia, porque consiste em combinar diferentes intensidades da mesma nuance.

Nesse tipo de proposta, você poderia trabalhar uma sala monocromática com base em uma cor quente. Então, se algumas paredes forem pintadas de amarelo, é possível compor um painel ou uma parede separada com peças que tenham desenhos em tons de bege, palha ou mostarda.

Uma alternativa é investir nas texturas para evitar o excesso de cores no ambiente. Uma cerâmica com relevo sobre uma base neutra, por exemplo, dificilmente entrará em conflito com uma parede chamativa. Por isso, é uma opção incrível para inovar sem causar poluição visual.

Ainda está com medo da cerâmica decorada?

ambientes únicos

Sala de estar em tons neutros, com destaque para a parede revestida com Boheme Nude, uma cerâmica com estampa discreta. Já o piso revestido com Castanheira Mel, da linha Tropicália, traz um toque de natureza para o ambiente

As cerâmicas decorativas monocromáticas e de tons claros são mais fáceis de usar, pois combinam com praticamente tudo. Boheme Nude é uma ótima opção, com estampa delicada e brilho.

Quais espaços devem ser revestidos?

ambientes únicos

Cozinha com piso Metropolitan Branco e parede revestida de Mos Metropolitan Mix, que juntos formam uma combinação perfeita

Todos os ambientes da casa podem ser trabalhados com cerâmica decorativa, o que inclui cômodos sociais e íntimos, além dos óbvios molhados: banheiros, lavanderias e cozinhas. São espaços que tendem a acumular umidade e, portanto, demandam reforço maior no acabamento para evitar infiltrações e problemas com mofo, por exemplo.

Gostou das dicas e das propostas de produtos? Agora ficou mais fácil definir qual modelo de revestimento é adequado para compor uma decoração autêntica, não é? Então, aproveite que as ideias estão frescas e use-as como ponto de partida para valorizar sua casa com ambientes únicos.

A Pointer tem revestimentos cerâmicos de todos os tipos para você construir e reformar com qualidade. Entre em contato conosco para conhecer os diferenciais da empresa e todas as linhas de produtos disponíveis!