Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
estilo rústico

Estilo rústico é tendência de decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Diz-se na moda e no estudo das tendências que cada onda gera uma contracultura em resposta. Com o crescimento da decoração clean em ambientes urbanos, não demorou para uma nova tendência contra-atacar: o estilo rústico.

Muito inspirado na decoração country americana e se apoiando em tendências culturais, a decoração rústica ganhou o coração dos brasileiros e tem se popularizado cada dia mais. Mas o que compõe esse estilo e como aplicá-lo em sua casa? Veja a seguir!

O que é o estilo rústico?

O estilo rústico é uma forma de compor uma decoração inspirada em ambientes rurais, como fazendas e casas campestres. É claro que não existe um “padrão” de como montar uma residência no interior, mas esse estilo compreende os objetos mais comuns usados nesses espaços.

Além disso, o estilo rústico envolve o contato com elementos presentes na natureza, assim como objetos da estética caipira e sertaneja, passando a ideia de algo “naturalmente bruto”. O charme da decoração vem da falta de um polimento visto como “urbano”.

Móveis de madeira maciça e escura

estilo rústico

Para trazer o estilo rústico para a decoração da casa, escolher móveis de madeira maciça e escura é uma ótima opção, pois deixam o ambiente com ar de fazenda. Além disso, o piso revestido com Rovere Grigio, da linha Mediterrânea, contribui para a rusticidade do espaço com sua reprodução de madeira

Os móveis de madeira maciça e escura fazem parte do estilo rústico. Ao contrário de soluções urbanas e baratas, como o MDF, esses móveis carregam um ar caipira e oferecem força ao ambiente.

Paredes de pedra

estilo rústico

Um ambiente rústico pode contar com paredes feitas em pedra. Escolher um revestimento que reproduz pedra, como o Pietra Di Basalto Oil, é uma excelente opção para trazer a estética rústica para o ambiente

Essa não é necessariamente uma regra, mas grande parte dos ambientes rústicos contam com paredes feitas em pedra, como cabanas ou chalés rurais. Atualmente, o uso de pedras naturais para a construção oferece alguns riscos, como a infiltração de água e desenvolvimento de bactérias e, por isso, revestimentos cerâmicos que reproduzem pedras são muito usados para remeter a estética rústica.

Pisos de madeira

estilo rústico

A escolha da madeira para a decoração rústica é perfeita, pois esse material sempre foi muito utilizado em regiões rurais tanto para os pisos quanto para os móveis. Nessa sala, o piso revestido com Avelana Ambar, da linha Mediterrânea, é capaz de reproduzir a madeira e trazer o aconchego do campo em projetos contemporâneos

Um elemento clássico da decoração rústica é a madeira. Como é um elemento abundante na natureza e de fácil manipulação, ela sempre foi usada em construções em regiões mais rurais.

Normalmente aplicada nos pisos, a madeira não é exclusiva dessa região da casa, podendo ser usada em móveis, tetos, paredes e até em objetos decorativos esculpidos por artesões. Ela pode ser escura ou clara, mas sempre com uma estética abrutecida.

Estampa xadrez

Presença obrigatória em decorações de festas juninas, os tecidos em xadrez são muito usados no estilo rústico. A aplicação mais comum é em cortinas e toalhas de mesa, mas também pode aparecer em mantas para o sofá ou para a cama, almofadas, travesseiros e edredons (nesse último caso, mais associado ao patchwork).

Móveis de couro

estilo rústico

Um dos elementos que contribuem para a estética rústica é o couro em móveis e objetos decorativos. Nesse quarto, a poltrona em couro e objetos em madeira, aliados ao piso revestido com Ilhéus Canela, da linha Tropicália, contribuem para deixar o ambiente com um toque de rusticidade

A vida em espaços rurais envolve a presença de muitos animais, como vacas e cavalos. Um dos elementos que contribui para construir essa estética é o uso de couro sintético em alguns móveis, normalmente no sofá, mas também em tapetes, poltronas, cadeiras e almofadas.

Iluminação amarelada

Atualmente, as lâmpadas LED brancas dominam o mercado e estão em todos os lugares, mas não encontram espaço no estilo rústico. Nessa decoração, o ideal é projetar luz amarela para aumentar o aconchego e conforto dos ambientes, além de lembrar a iluminação à luz de velas.

Flores e plantas na decoração

Elementos que não pode faltar em uma decoração rústica são as flores e plantas, para trazer um pouco de verde e vida para dentro de casa. As flores campestres, pequenas e coloridas, são muito usadas, especialmente com vasos de argila, madeira ou vime.

Uma alternativa é optar por uma vegetação comestível, como uma pequena horta interna com tomates, brócolis, morangos e temperos – por exemplo, manjericão, cominho e alecrim.

Como usar a cerâmica para compor o estilo rústico em casa?

O charme rústico é sedutor, mas como fazer isso morando longe do interior? E mais importante: como lidar com a manutenção dos materiais rústicos no meio da cidade?

A solução para essa questão é o uso da cerâmica. Atualmente, graças à impressoras de alta definição, revestimentos cerâmicos reproduzem a estética da madeira, de pedras e tijolinhos, ao mesmo tempo que poupam a extração de recursos naturais e o trabalho para cuidar desses materiais.

Um exemplo é a linha Pedras Brasileiras, assinada pelo arquiteto Maurício Arruda, que reinterpreta pedras usadas em pontos históricos do Brasil. Os revestimentos Assis, Parque Lage e Jurerê podem ser usados tanto no piso quanto nas paredes e dão um ar rústico aos espaços em que são aplicados.

O revestimento Country Wood, da linha Mediterrânea, é outro bom exemplo, pois confere a estética de madeira branca para a decoração rústica. É perfeito para uma cozinha colonial clara ou um quarto mais tranquilo. Na mesma linha, o revestimento Avelana Castanho tem um tom escuro e é ideal para quem busca a estética de cabana em um quarto ou sala.

Ainda falando sobre as cerâmicas que representam madeira, a Amazônia, da linha Tropicália, é uma opção interessante por apresentar tons marrons perfeitos para a combinação com um sofá de couro escuro e uma parede de pedras.

estilo rústico

Lindo espaço para receber os amigos e familiares. A parede revestida com Industrial Brick Red reproduz a estética de uma parede de pedras, perfeita para a decoração rústica

E, já que citamos as pedras na parede, uma boa recomendação é o revestimento Provence Stone e sua variação em Bege, da linha Lazer, que reproduz a estética de uma parede de pedras, perfeita para a decoração rústica. Uma alternativa é o Industrial Brick Red, da linha Industrial Brick, que cumpre um papel parecido.

Para quem busca opções de revestimento para o piso nas áreas externas de uma casa com estilo rústico, duas boas opções são o Cimento Cinza, da linha Cimento, e o Coimbra, da linha Ouro Preto.

Apesar de manterem a estética desses diferentes materiais, essas opções contam com as vantagens da cerâmica, como baixa absorção de água, facilidade de limpeza, baixo custo e aplicação simples. São as melhores alternativas para criar a decoração rústica na cidade.

O estilo rústico, como vimos, vem se popularizando e a tendência é que esteja presente em mais casas nos próximos anos. Quando olhamos para seu charme da fazenda, dá para entender o porquê, não é mesmo?

Se você gostou do estilo e quer transformar a sua casa, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!