Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Teto colorido: use como elemento coringa na decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Quando pensamos em inserir cor em algum ambiente da casa, as primeiras ideias que aparecem sempre envolvem pintar as paredes, portas ou móveis, não é verdade? Mas você já conhece os efeitos incríveis de um teto colorido?

Dependendo das combinações e técnicas, pintar o teto é uma estratégia capaz de fazer maravilhas. Pode trazer aconchego a cômodos muito grandes, separar ambientes ou mesmo ampliar espaços pequenos.

Continue a leitura e conheça dicas preciosas para fazer o seu teto colorido sem medo de errar!

127814-teto-colorido-use-como-elemento-coringa-na-decoracao

Prefira ambientes com boa iluminação natural

Vivemos em um país com clima ameno e usufruímos de uma grande incidência de luz solar na maior parte do ano. Em função disso, podemos aproveitar essa vantagem e usar até mesmo cores mais escuras no teto, sem correr o risco de pesar o ambiente.

Assim, a primeira dica é: para escolher o cômodo e o tom da tinta, a quantidade de luz natural que o espaço recebe é o primeiro item a ser observado, ok?

Escolha a alternativa mais adequada

É preciso decidir qual opção será apropriada ao seu projeto. O pé-direito é muito alto e você pretende trazer a sensação de aconchego? Uma cor escura pode resolver a questão.

Se você quer ampliar cômodos pequenos, pintar o teto é uma ótima sacada! A cor ajuda na potencialização de paredes brancas, aumentando dimensões e refletindo a luz. Assim, o espaço acaba parecendo maior.

Pintar o teto e uma das paredes no mesmo tom também é uma boa tática se o objetivo for trazer a sensação de amplitude, unidade e continuidade para os ambientes.

Se o plano é ousar, apostar no papel de parede ou no estêncil também fica lindo!

Harmonize com a decoração

A escolha da cor do teto sempre deve dialogar com a decoração do ambiente e ser equilibrada com tudo o que já está presente. Esse cuidado vai evitar o risco de sobrecarregar o espaço.

Certifique-se de que o tom do teto esteja em harmonia com o piso, com as cores das paredes, móveis, objetos e, sobretudo, com o estilo do cômodo.

127817-teto-colorido-use-como-elemento-coringa-na-decoracao

Valorize o teto colorido com iluminação

Essa combinação é sucesso garantido! Seu teto vai ganhar destaque com uma bela luminária ou mesmo uma iluminação embutida.

Se quiser brincar ainda mais com contrastes de tonalidades, use também fios coloridos em pendentes. Trilhos eletrificados para colocar spots são uma excelente ideia: direcionam a iluminação e dispensam rebaixamentos em gesso.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que um teto colorido pede boas soluções de iluminação para garantir que o espaço não perca em extensão.

121998-teto-colorido-use-como-elemento-coringa-na-decoracao

Combine com molduras e rodatetos

Para que o seu teto colorido ganhe ares de obra de arte, que tal uma bela moldura?

Depois de escolher a cor, definir bem os contornos entre teto e parede dá ainda mais destaque. Atualmente, há opções de molduras e rodatetos no mercado com ótimo custo-benefício, instalação rápida e limpa.

Uma dica que usa somente tinta: pinte uma faixa grossa rente ao teto com a mesma cor, contornando todas as paredes. O resultado fica incrível!

A gente procura sempre selecionar as melhores dicas para sua casa! Ficar por dentro de todas elas é muito fácil: basta curtir a nossa página no Facebook!