Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Trend alert: decoração com revestimentos geométricos

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Os revestimentos geométricos estão entre as opções clássicas na hora de decorar paredes, pisos e muros. Afinal, são linhas e formas que atravessam gerações, entrando na moda de tempos em tempos.

Sem falar que os revestimentos geométricos são verdadeiros coringas. Ficam bem em diferentes ambientes e são fáceis de combinar com outras estampas, texturas e estilos, indo do clássico ao retrô.

Para incrementar a decoração, é possível apostar em diferentes cores e combinações, que ainda ajudam a dar personalidade ao ambiente.

Se você tem dúvida sobre como usar os revestimentos geométricos, a seguir você confere dicas e inspirações.

Dicas para usar o revestimento geométrico

Listamos alguns truques que vão facilitar a sua vida na hora de escolher e compor paredes e pisos com revestimentos geométricos. Acompanhe:

  • Se preferir um ambiente mais neutro, aposte em revestimentos geométricos que sejam de uma cor só, mas com corte em formato geométrico ou com relevo na superfície.
  • Outra opção é criar alguns detalhes geométricos. Use o revestimento somente em uma rodabanca, painel de TV ou cabeceira de cerâmica, por exemplo.
  • Considere o estilo de decoração do ambiente. Em um espaço moderno, por exemplo, prefira um revestimento preto e branco.
  • Também é possível criar um efeito geométrico ao brincar com a paginação de revestimentos retangulares, por exemplo.
  • Evite outras estampas perto da parede com revestimento geométrico, deixando o ambiente mais harmônico.
  • Em ambientes pequenos, prefira revestimentos geométricos em cores claras para dar amplitude.
  • Escolha móveis e objetos que tenham cores parecidas com a do revestimento.
  • Crie uma harmonia entre as cores do revestimento e dos móveis do ambiente.
  • Mescle tons claros e escuros na decoração para evitar que fique “pesada”.
  • Escolha uma parede de destaque para o revestimento geométrico.

5 inspirações com revestimentos geométricos 

Quer saber como usar revestimentos geométricos na prática? Confira 5 inspirações.

1. Revestimentos monocromáticos são ideais para espaços neutros

Para uma decoração neutra, Graphic, da linha Urbana, pode ser revestimento geométrico ideal

Combinar diferentes estampas pode parecer um verdadeiro desafio. Se você não quer arriscar, ou busca uma decoração neutra, prefira revestimentos geométricos monocromáticos.

Tonalidades clássicas como cinza, bege, branco e preto caem bem em praticamente qualquer ambiente, desde salas até banheiros.

No caso da parede acima, a escolha foi Graphic, da linha Urbana. Ele traz um mix de estampas com linhas diagonais. A variação de cores neutras forma um painel contemporâneo e fácil de combinar.

O fundo cimentício traz ainda mais personalidade a este Supercerâmico, que pode ser aplicado em pisos e paredes. Já o seu grande formato 80×80 deixa o ambiente mais sofisticado.

2. É possível combinar revestimentos geométricos com cores e texturas

Ambiente mescla Mandala Blu, da linha Mandanha, com Piquet Blanc, da linha Decora Design, piso Stellar Grey, da linha Stellar, e Filete Gray, da linha Zeppelin

Para quem quer um espaço único, irreverente e que mostra sua personalidade, uma dica é combinar os revestimentos geométricos com outras cores e texturas.

É o que acontece no banheiro acima, que traz o revestimento geométrico Mandala Blu, da linha Mandala, em meia parede.

A mandala é um círculo que representa o universo. No interior da composição de elementos geométricos, está simbolizado o espaço.

Sendo assim, é uma forma geométrica que lembra que fazemos parte do cosmo. Dessa forma, está tudo interligado.

A composição da cerâmica com fundo azul é com Piquet Blanc, da linha Decora Design. Ele é um revestimento têxtil, ou seja, que reproduz tramas.

Para fazer a transição entre os dois produtos, a escolha foi Filete Gray, da linha Zeppelin. Já o piso é Stellar Grey, da linha Stellar.

3. Relevo de revestimentos geométricos quebra monotonia

Revestimentos texturizados podem trazer detalhes em relevo, como Sacra Bianco, da linha Decora Design

Aqui, temos um exemplo de como as formas geométricas podem aparecer nos revestimentos por meio de texturas e relevos.

Inclusive, é possível ter formas arredondadas, como no caso de Sacra Bianco, da linha Decora Design. A inspiração é na geometria sagrada, mais especificamente na flor da vida.

Portanto, esse é um desenho cheio de simbolismo, uma vez que representa a interconectividade da vida e de todos os seres.

Para entender melhor, o centro da flor simboliza o ciclo da criação. No restante da superfície, estão representadas as formas da estrutura primária da natureza.

Os elementos aparecem em simetria, repetição, formas orgânicas e geométricas que conferem unicidade à superfície do revestimento.

Uma maneira prática de quebrar a monotonia dos ambientes, dando um toque de personalidade e charme à decoração.

4. Cor do revestimento pode levar diversão ao espaço

Estética de fibra natural de Catavento Pitanga, da linha Decora Design, conversa com piso Heritage Beige, da linha Classica, que reproduz mármore

De acordo com a psicologia das cores, cada tonalidade é capaz de despertar um sentimento ou sensação. Por isso, é importante escolher com cuidado as que vão predominar na sua casa.

No caso dos tons alaranjados, remetem à diversão, ao entusiasmo e à sociabilidade. Portanto, são ideais para ambientes de convívio social como áreas de lazer e salas de jantar, como acontece no projeto em destaque.

A escolha foi o revestimento geométrico Catavento Pitanga, da linha Decora Design. A inspiração é no objeto de mesmo nome, que indica a direção dos ventos.

Com estética de fibra natural, a cerâmica confere leveza que harmoniza com a paleta de cores do ambiente. Inclusive com o piso que reproduz mármore Heritage Beige, da linha Classica.

A proposta lúdica faz desses revestimentos geométricos uma boa escolha para ambientes criativos e democráticos.

5. Formas geométricas se encontram no mesmo revestimento

Piso também receber revestimentos geométricos, como Urbana Retro Mix, da linha Urbana

Para quem procura revestimentos geométricos com uma composição rica em detalhes, Urbana Retro Mix, da linha Urbana, pode ser o produto ideal.

A cerâmica decorada é uma releitura de ladrilhos hidráulicos. Nesse caso, os desenhos retrôs foram atualizados com um mood geométrico.

Apesar da mistura de diferentes formas, as cores são neutras, convivendo em perfeita harmonia. Sem falar que são super atuais, misturando tons de azul e o bege, que é tendência de decoração.

Se você gosta de acompanhar as principais tendências no mundo da decoração, não pode deixar de conferir outros conteúdos aqui no blog.

Quer uma dica? Que tal entender como os revestimentos lineares podem valorizar as paredes?