Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
psicologia das cores na decoração

Como aplicar a psicologia das cores na decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Cores trazem beleza à decoração. Mas, também, afetam as vidas e humores de quem frequenta os espaços. Por isso, ao projetar sua casa ou escritório, leve em conta a psicologia das cores. Ao unir essas informações com o seu gosto será possível criar espaços mais agradáveis e harmoniosos, em linha com os seus desejos. 

Os primeiros ensaios sobre psicologia das cores surgiram no século 17, com Isaac Newton, o mesmo que desenvolveu a Teoria da Gravidade. Mas foi no século 19 que o escritor alemão Von Goethe desenvolveu a Teoria das Cores. Em seus estudos, ele demonstrou os efeitos dos tons associados com ideais, comportamentos e sentimentos como descanso, prazer e sossego.

Na decoração, as cores têm grande importância. Afinal, saber combiná-las permite criar ambientes visualmente atrativos de acordo com o gosto e o estilo da pessoa. Nesse caminho, a psicologia das cores possibilita ir além, provocando em cada ambiente a sensação desejada. Quer aprender mais? A seguir, entenda o que cada cor provoca psicologicamente.

Preto: seriedade

psicologia das cores em sala com revestimento cerâmico que representa mármore Nero Basco da Pointer
O mármore Nero Basco, da linha Clássica, promove as sensações de seriedade e elegância em um ambiente sofisticado 

Esteticamente ligado à sofisticação, o preto promove as sensações de seriedade e elegância. Pode ser a cor ideal para uma sala de estar. Evite, porém, o excesso para não prejudicar a iluminação natural, deixando o ambiente sombrio e despertando receio ou medo. Aposte em um revestimento cerâmico para o piso ou em objetos decorativos, como uma poltrona ou uma luminária, mesclando com outras cores, como o cinza e o branco. Uma linda opção de revestimento preto é Nero Basco, da linha Clássica, um mármore preto com veios claros.

Branco: tranquilidade

sala na cor branca
O mármore Statuarietto, da linha Clássica, traz as sensações de paz e tranquilidade, deixando os ambientes mais amplos e iluminados

Na psicologia das cores na decoração, o branco é ideal para quem busca paz e tranquilidade. Além disso, promove a sensação de um ambiente limpo. Até por isso, o branco está entre as preferências de muitos para o banheiro. Neutra, essa cor combina praticamente com tudo, facilitando a aplicação em qualquer ambiente da casa. O revestimento cerâmico Statuarietto, da linha Clássica, é uma reprodução de mármore que conquista facilmente esses sentimentos.

Cinza: inovação

sala de estar nas cores cinza e branco
Vendome, reprodução de mármore da linha Clássica, traz um tom de cinza levemente azulado

Na psicologia das cores, o cinza remete à inovação e à modernidade, dois conceitos muito desejados por quem decide iniciar uma reforma. Na combinação com o branco, pode ter um resultado surpreendente, pois carrega parte da elegância do preto, mas sem deixar o ambiente carregado. A solução ajuda a acertar com facilidade na criação de ambientes com diferentes estilos. Quer uma prova? A sala elegante e moderna com Vendome, da linha Clássica, no piso.

Azul: sossego

psicologia da cores aplicada no ambiente azul com revestimento cerâmico Cantabria Azul no piso
Cantabria, reprodução de mármore da linha Clássica, pode trazer o tom Azul

Para quem está em busca de paz e sossego, não existe opção melhor que o azul. Aliás, esta é a cor mais indicada para o quarto, ajudando a garantir uma boa noite de sono. Ao promover a sensação de relaxamento, combina também com outros ambientes da casa, como a sala de estar repleta de personalidade desta imagem, que conta com Cantabria Azul, da linha Clássica, no piso.

Verde: equilíbrio

psicologia das cores criando uma sala equilibrada na cor verde
Paredes verdes e Pietra Di Basalto Crema no piso: uma combinação perfeita

Para quem gosta das sensações de equilíbrio, tranquilidade e esperança promovidas pelo contato com a natureza, chegamos à cor preferida. Dependendo do tom escolhido, o verde consegue preencher com muito bom gosto todas as paredes de um ambiente, como nessa casa com verde-água, em uma combinação perfeita com o piso Pietra Di Basalto Crema. Outra opção é explorar essa cor em algum detalhe na decoração, como vasos com plantas.

Amarelo: descontração

cozinha com ambiente claro e cadeiras na cor amarelo
As cadeira amarelas exploram a psicologia das cores nessa cozinha, com Renascença na parede e Clássico Branco no piso

Símbolo da descontração, o amarelo é aliado de quem busca uma tonalidade para os ambientes de confraternização. Receber os amigos e a família em uma varanda, cozinha ou sala amarela torna-se um verdadeiro convite para colocar o papo em dia. Vibrante, a cor deve ser explorada com cautela. A dica é trabalhar o tom em um único elemento da decoração, como nesta cozinha com cadeiras amarelas, mas os revestimentos neutros Renascença, da linha Decora Design, na parede, e Clássico Branco, da linha Neutra, no piso.

Laranja: positividade

banheiro com variações de laranja
Banheiro com personalidade com Grid Fall na parede e Zeppelin Fall no piso

Na psicologia das cores, o laranja remete ao entusiasmo e à positividade. É um símbolo do alto-astral, ideal para sala, áreas externas e até mesmo banheiros. O banheiro explora tons terrosos do laranja, com os revestimentos da nova linha Zeppelin: Grid Fall na parede e Zeppelin Fall no piso.

Roxo: felicidade

sala com sofá roxo e almofadas com variação de cores
Sofá roxo se destaca nesta sala com Cimento Branco no piso

Na decoração, o roxo conquista resultados incríveis, já que possui uma carga de positividade elevada, surpreendendo na transformação do clima do espaço. Entre as sensações geradas, estão otimismo e felicidade. Para acertar na escolha, basta evitar os excessos, deixando essa opção para criar um destaque. Na imagem, Cimento Branco, da linha Cimento, é o elemento neutro que facilita o destaque do sofá roxo.

Toque pessoal

Se você ficou indeciso, lembre-se que não é preciso apostar em uma só tonalidade. As cores podem conviver perfeitamente em um mesmo ambiente, unindo forças para promover diferentes sensações. Aliás, vale destacar que a psicologia das cores é apenas uma aliada. O seu gosto precisa sempre ser levado em consideração. Para encontrar o Supercerâmico ou a cerâmica que combina com seu estilo, acesse o site da Pointer e confira a nossa coleção. E acompanhe as novidades sobre decoração e reforma em nosso blog.