Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

A moda é revestir paredes

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Há algum tempo a decoração da parede vai muito além de tinta. Hoje existem várias opções para decorar e proteger, como é o caso dos revestimentos cerâmicos. Modernos e versáteis, eles trazem personalidade nova aos espaços, criando decorações incríveis e ajudando a deixar as paredes livres de umidade e outros problemas. Que tal começar a criar decorações incríveis com paredes revestidas? Veja as ideias e inspirações que separamos!

Por que revestir paredes?

Chamamos de revestimento todo material que cobre a alvenaria. Ele serve, basicamente, para proteger as paredes. Por isso, deve ser escolhido considerando as características do espaço. Mas também acaba tendo um alto potencial decorativo.

Por exemplo quanto à funcionalidade, uma área molhada necessita de um revestimento impermeável, evitando infiltrações que podem trazer danos como bolor e mofo. Em alguns casos, também pode ser necessário isolar acusticamente um ambiente, e, assim, os revestimentos ganham uma função adicional. As paredes externas são as que necessitam de ainda mais cuidado, já que ficam expostas constantemente à chuvas, frio e sol, por isso os revestimentos devem ser mais resistentes.

E agora do lado estético, é inegável que o revestimento faz parte da decoração. Os revestimentos cerâmicos Pointer unem design diferenciado com qualidades funcionais, sendo excelentes opções para revestir paredes internas e externas, tanto de áreas secas, como molhadas. 

Isso porque a cerâmica é um material resistente, impermeável e que é comercializado em diferentes acabamentos e estilos, protegendo as paredes da sua casa e ainda adicionando um toque extra de sofisticação e estilo.

Paredes revestidas: 6 ideias para se inspirar

Já está convencido de que revestir paredes é uma excelente ideia? Nada de deixar as paredes da sua casa brancas e sem graça. Então veja inspirações de diferentes ambientes com as paredes revestidas.

#1 Parede revestida no banheiro

O banheiro é um ambiente úmido e por isso precisa de um cuidado todo especial em relação ao revestimento de parede. É importante que o material escolhido seja resistente, impermeável e adequado a esse tipo de uso.

O mais tradicional é revestir todas as paredes do banheiro. Porém, se o ambiente for bem ventilado, é possível revestir apenas a área do box e deixar o restante do ambiente apenas com pintura especial para ambientes úmidos.

Os banheiros com dois revestimentos de parede ficam ainda mais ousados e personalizados. Os lançamentos Catavento Pitanga e Piquet Blanc, com Filete Gray, da linha Zeppelin, dividindo os revestimentos. No piso, Heritage Beige, da linha Clássica

Mas é claro que você pode ousar e criar um visual diferente, como este exemplo da imagem com revestimento no banheiro todo em meia parede – metade colorido e metade em tom mais claro. O jogo de contrastes é super interessante para deixar seu banheiro mais vivo e descontraído. Para separar os revestimentos, invista nos filetes, que adicionam um toque de cor e deixam o visual mais organizado.

#2 Parede revestida na cozinha

Outro lugar muito usual para os revestimentos de parede é a cozinha. Assim como o banheiro, essa área sofre mais com umidade, além de calor e respingos de gordura e alimentos. Por isso, a área da pia e do fogão devem contar com um revestimento mais resistente, como o cerâmico.

Revestir uma parede completa na cozinha ajuda a criar um ponto focal. Na imagem, o lançamento Sacra Grigio. No piso, Faia Natural, da linha Mediterrânea

Se você quiser criar um visual diferente, pode ampliar a área revestida. Ao invés de usar apenas no backsplash (aquela área próxima da pia), poderá revestir uma parede toda, até o teto, criando um ponto focal e adicionando charme e personalidade.

Os revestimentos claros ou estampados com fundo claro são uma boa opção, porque favorecem o ganho de amplitude e a iluminação necessária nesse ambiente. Texturas colaboram para trazer mais charme.

#3 Parede revestida no quarto

Já pensou em usar cerâmica para revestir paredes em outros ambientes da casa, como no quarto? Essa é uma excelente substituição para o tradicional papel de parede. O efeito decorativo é incrível, além do revestimento cerâmico proteger mais contra a umidade.

A parede atrás da cabeceira pode ganhar um detalhe todo especial, com um painel com revestimento cerâmico, como este exemplo com o lançamento Catavento Oliva

O mais usual é criar um detalhe na parede atrás da cama, ajudando a evidenciar a cabeceira. Invista em cerâmicas estampadas ou coloridas, para criar um efeito diferenciado e mais chamativo. Uma boa ideia é o lançamento Catavento.

#4 Parede revestida na sala

A sala de estar é um dos principais locais de uma casa, onde recebemos os amigos e confraternizamos com a família. Que tal caprichar ainda mais na decoração com um revestimento de parede? É tendência criar uma meia parede com revestimento.

Crie um lambri com revestimento cerâmico e deixe sua sala mais personalizada. Na imagem, Tramma, da Linha Tramma, na parede, acabamento com Zeppelin Filete Beige e piso com Zeppelin Steel, da Linha Zeppelin

A ideia é colocar o revestimento apenas na parte inferior, até certa altura, evitando que o movimento de móveis ou de pessoas danifiquem as paredes. A ideia pode ser reproduzida com a cerâmica e fica super charmosa, especialmente se você combinar com uma pintura colorida, criando contraste.

#5 Parede revestida em halls e corredores

Sabe aquele cantinho de casa que parece meio sem graça e você não sabe como decorar? A parede revestida pode ser uma grande aliada. É possível criar um belo painel, revestindo a parede inteira, e trazer um destaque especial a um corredor ou hall. 

Crie um belo painel para seus corredores e halls usando o revestimento cerâmico, como esta ideia com o lançamento Catavento Oliva e piso com Zeppelin Navy

Faça a composição com um aparador, quadros, vasos de flores ou outros detalhes que ajudem a chamar a atenção para o ambiente. Escolha revestimentos coloridos, estampados e com personalidade que façam com que as pessoas notem esse ambiente.

#6 Parede revestida no home office

O home office pode ficar muito mais charmoso com uma parede revestida. Ela pode aparecer em composição com prateleiras e nichos, criando um ponto de destaque na área da mesa de trabalho. As estampas geométricas ficam excelentes nesses ambientes, assim como as menores e mais delicadas, porque adicionam um toque de sofisticação, mas não cansam e nem pesam no olhar.

Adicionar um detalhe charmoso no home office faz toda a diferença, como esta parede com o lançamento Mandala Nero e piso Iberica Rubia

Viu só como revestir paredes é uma ótima forma de transformar sua casa? 

A Pointer conta com inúmeras cerâmicas incríveis, com desenhos, formatos e cores diferenciadas para destacar seus ambientes. Acesse nosso site e conheça os lançamentos!