Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Supercerâmico na varanda

Desmistificamos o Supercerâmico e seus grandes formatos

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Desenvolvido pela Pointer na moderna fábrica de Marechal Deodoro (AL), o Supercerâmico criou uma nova categoria de produtos. Exclusivo, esse revestimento apresenta características técnicas e estéticas únicas, reunindo qualidade, elegância e economia em uma proposta democrática e inovadora.

Assim como o porcelanato, o Supercerâmico é produzido com 10mm de espessura, o que permite trabalhar com os tão desejados grandes formatos: 80×80, 45×90, 15×90 e 59×59. 

Por se tratar de uma categoria nova, que não é nem porcelanato, nem cerâmica comum, podem surgir dúvidas. Para desmistificar o produto, vamos explicar as suas vantagens e características, ajudando na escolha consciente dos clientes. 

 

Comparação entre os produtos

supercerâmico na sala de estar

No tamanho 80×80, o piso Cantabria Azul, da linha Clássica, é um bom exemplo dos grandes formatos do Supercerâmico

Antes de mais nada, é necessário esclarecer a diferença entre a cerâmica comum e o Supercerâmico. O Supercerâmico nada mais é do que uma cerâmica de altíssima qualidade. 

Enquanto a cerâmica comum tem cerca de 6mm de espessura, o Supercerâmico tem 10mm, oferecendo mais robustez, resistência e durabilidade. Ainda, o Supercerâmico permite produzir peças em grandes formatos, retificadas e polidas, atributos impossíveis na cerâmica comum.

Tanto a cerâmica comum quanto o Supercerâmico são compostos por argila e minerais que passam por um processo de queima de alta temperatura. Ambos utilizam pouca água – cerca de 3% – na produção.

Sala elegante com o Supercerâmico

Sala elegante com o Supercerâmico Vendome 80×80, da linha Clássica

O Supercerâmico representa uma evolução da cerâmica. Para usos residenciais e comerciais com tráfego leve é tão bom quanto o porcelanato. 

Qual a diferença, então, entre porcelanato e Supercerâmico? O porcelanato é produzido com minerais de qualidade superior e utiliza mais água em sua fabricação. Isso resulta em um produto de extrema resistência. As peças podem atingir formatos gigantes, até 3,60×1,80m. O preço, naturalmente, é mais elevado. Porcelanato é o produto ideal para projetos comerciais de alto tráfego. 

Comparando as três categorias, fica claro que o Supercerâmico é ideal para projetos que buscam elegância, qualidade e ótimo custo-benefício.

 

Custo-benefício é atraente

Piso e painel com o Supercerâmico Ibérica Pop 15×90

Desde a sua fundação, a Pointer trabalha com o conceito de democratização do design. Isso significa oferecer produtos lindos e de alta qualidade técnica por preços acessíveis. O Supercerâmico foi um desenvolvimento natural dessa missão.

Com seus grande formatos e acabamento retificado, permite a realização de projetos de alta exigência técnica e estética. E tudo isso com preço acessível, intermediário entre a cerâmica e o porcelanato.

O acabamento retificado possibilita uma junta mínima de 1,5mm. Ou seja, trabalhar com uma linhas de rejunte finíssimas. Com isso, o ambiente apresenta um resultado final visualmente mais atraente.

A alta resistência a impacto, riscos, rupturas e desgaste também merece destaque. Totalmente impermeável, o piso aguenta até 4 toneladas por m².

 

Supercerâmico e os grandes formatos

Supercerâmico Zeppelin Fall 80×80, da nova coleção da Pointer

Super em qualidade e super no tamanho. Uma das principais qualidades do Supercerâmico é o grande tamanho das peças. Se a cerâmica tradicional apresenta peças de 30×30, 30×60 ou 45×45, no Supercerâmico elas crescem para 59×59, 80×80, 45×90 e 15×90. As medidas maiores transmitem ao ambiente uma sensação de amplitude. 

 

Supercerâmico para todos os estilos

Das 27 linhas atuais da Pointer, 16 possuem produtos na categoria Supercerâmico. São elas: Clássica, que reproduz mármores; Ibérica, Tropicália e Mediterrânea, que reproduzem madeiras; Zeppelin e C-Motion, que reproduzem concreto; Alchimia, fusão de pedra com cimento; Bellini, Infinita e Quasar, que reproduzem granilite; Oxide, que reproduz aço corten; Pietra Di Basalto e Pedras Brasileiras, que reproduz pedras; Neutra, básica sem detalhes; e Decora Branco e Decora Design, com relevos 3D.

Zeppelin é um dos novos Supercerâmicos da Coleção 2020 da Pointer. Com o formato 80×80, é ótimo para pisos

Com tantas opções e possibilidades, compor os ambientes fica a critério do gosto do morador. Com os Supercerâmicos é possível dar a base para decorações de estilos rústico, clean, contemporâneo, minimalista, industrial ou clássico.

Piso Zeppelin Beige 80×80 da Match!, a coleção 2020 da Pointer

Por exemplo, nesse ambiente podemos observar o piso Zeppelin Beige 80X80, da nova coleção Match!, que reproduz o concreto para formar superfícies urbanas com muita elegância. Inspiradas na liberdade de criar, as peças da linha Zeppelin podem ser consideradas “coringa”, pois conseguem se encaixar em diferentes propostas de decoração.

 

Supercerâmico Ibérica Design 15×90 também faz parte da nova coleção da Pointer

Já os revestimentos que reproduzem a madeira promovem a sensação de conforto em quartos, salas e, até mesmo, na cozinha. Uma dica é combinar com itens de cores neutras na decoração, como essa cadeira – que acomoda o nosso amigo de quatro patas. Na imagem, é possível perceber que o formato 15×90 do piso Ibérica Design, da linha Ibérica, deixa o ambiente agradável.

Essas são apenas duas das inúmeras possibilidades decorativas do Supercerâmico.

 

Colocação do produto é simples

Quarto com piso Ibérica Natural e painel com Intársia, da linha Tropicália, ambos Supercerâmicos no formato 15×90

Após conhecer características técnicas, benefícios e possibilidades de decoração, é importante acabar com alguns mitos sobre a aplicação dos grandes formatos nos projetos. O primeiro ponto que merece destaque é que o Supercerâmico é um revestimento que possibilita usar a argamassa simples, tipo AC1, indicada para ambientes internos. 

A instalação do Supercerâmico também é mais rápida. O raciocínio é simples: as placas maiores exigem uma quantidade menor de peças para preencher o ambiente, economizando tempo.

Outro detalhe importante: as tábuas de 15X90 permitem um transpasse de até 15%. Essa é uma técnica que coloca duas peças lado a lado, uma desencontrando o final da outra, o que proporciona uma aparência mais natural de madeira.

O ideal é contar com um profissional qualificado para reduzir o risco de danos e erros durante a execução do serviço, conseguindo assim um resultado final uniforme e com menos emendas.

Antes de começar o trabalho, porém, não esqueça de verificar se a superfície está nivelada, limpa e seca. Outro detalhe: respeite o tempo de cura do material da base. Somente após esse período é possível dar início à aplicação da argamassa. Portanto, não tente antecipar as etapas. Esses cuidados são necessários para a conquista do resultado final com a qualidade que o Supercerâmico oferece.

Por fim, é importante destacar que os grandes formatos reduzem a espessura do rejuntamento, facilitando a limpeza. Mais uma dica: priorize a utilização de água e detergente neutro durante a faxina. Produtos abrasivos podem danificar a peça ao longo do tempo.