Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Figuras geométricas na decoração: uma tendência para revestimentos

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Do clássico ao despojado. A utilização de figuras geométricas na decoração é uma proposta que transita pelos mais diferentes estilos, se adequando aos ambientes que seguem uma proposta tradicional, retrô ou até mesmo ousada e descolada.

Nos revestimentos, essa tendência também volta de tempos em tempos. Sucesso nas décadas de 20 e 60, os padrões geométricos voltaram com tudo na arquitetura e design de interiores.

Por isso, hoje é possível encontrar pisos e azulejos modernos e elegantes estampados a partir da geometria. Quer saber como utilizá-los e dar um toque atual aos seus ambientes? Então descubra mais sobre essa tendência e conheça agora algumas sugestões de uso para arrasar em sua decoração.

Como utilizar figuras geométricas na decoração?

1. Azulejos do banheiro

Essa composição é muito utilizada por garantir modernismo e classe. Azulejos geométricos quebram a monotonia monocromática, mas sem perder o aspecto clean que cai bem no banheiro.

Se o revestimento das paredes tiver um acabamento brilhante, ele cria uma combinação interessante com acessórios em aço inox. O efeito é uma combinação de modernidade e sofisticação que chama a atenção.

figuras geométricas

Linha Raízes Mural Areia

2. Combinação de figuras no piso

A inovação pode acontecer tanto pela utilização de formatos diferentes quanto pela combinação de peças de modelos muito básicos, como quadrados e losangos, além do uso de cores variadas, criando resultados provocantes e até mesmo psicodélicos. A vantagem disso é que você pode conseguir um resultado visual único e cheio de personalidade.

Peças como as das linhas Jardim Grafite e Jardim Mix são uma ótima opção caso você queira brincar com figuras no piso de áreas externas.

3. Mistura de diferentes figuras geométricas

Gostou da ideia de brincar com formas? Então ouse ainda mais! Você pode conseguir um efeito estético surpreendente ao utilizar uma figura geométrica no chão e outra nas paredes.

Lembre-se, porém, que esse tipo de combinação ousada já chama bastante atenção e garante o destaque do ambiente. Por isso, o restante da ornamentação precisa ser clean para trazer harmonia e sofisticação ao cômodo, sem sobrecarregá-lo com muitos elementos. Equilíbrio é tudo quando o assunto é decoração.

4. Composição do próprio padrão

Exclusividade total! Essa é a proposta de quem quer compor o próprio padrão ao combinar peças de formatos iguais ou distintos. A ideia é recebida com grande empolgação em eventos e feiras de design, sabia?

Apesar de utilizarem as mesmas peças, essas composições podem garantir efeitos estéticos completamente diferentes, que permitem a criação de um “clima” de acordo com o que você deseja imprimir ao seu projeto de decoração. O resultado é um ambiente charmoso e exclusivo.

revestimentos geométricos

Linha Singular Cardume Cinza, assinada por Mauricio Arruda

5. Brincadeira visual com pastilhas

As pastilhas estão entre os revestimentos mais versáteis do mundo da decoração. Com elas, é possível brincar com cores, formas, brilhos e texturas, permitindo composições sem limites.

Elas podem ser utilizadas para formar toda uma parede e ambiente, ou ser combinadas com outros materiais, tornando-se um detalhe que acrescenta charme e personalidade.

Linha Decora Design Pastilha Bossa Mar

6. Ladrilho hidráulico em diferentes ambientes

ladrilho hidráulico mescla tradição e ruptura, sem deixar de lado o charme e o bom gosto. A técnica é essencialmente brasileira e remete à arquitetura da década de 50. Porém, surge reinventado e modernizado: os padrões geométricos — especialmente os triângulos — são combinados com cores elegantes e trazem vida e movimento para diferentes espaços da casa.

O mais bacana é pensar que um material que, durante muito tempo, esteve mais presente em áreas externas, hoje é inspiração para estampar lindos revestimentos cerâmicos, adequados para todos os cômodos.

 

7. Composição em 3D

O 3D está em alta, e na decoração não poderia ser diferente. Por que se restringir a utilizar a geometria de forma plana, se ela pode produzir um relevo atraente que confere ainda mais sofisticação ao ambiente?

Hoje em dia existem peças lisas e estampadas com relevos tridimensionais, que deixam o espaço convidativo e com um ar contemporâneo.

Como escolher o revestimento geométrico?

Sim, as figuras geométricas podem fazer bonito e reforçar aquele visual de classe e modernidade que você deseja. Mas, para isso, é importante seguir algumas dicas:

  • decoração envolve harmonia e equilíbrio, fundamentais para não carregar nas estampas e deixar o ambiente com um excesso de estímulos;
  • pense no propósito e no tamanho do ambiente antes de escolher o revestimento. Ele não deve ser apenas bonito, mas adequado à utilização daquele espaço;
  • leve em consideração os outros elementos da decoração, como a iluminação que o cômodo vai receber e a mobília que pretende utilizar;
  • se você gosta da ideia de usar formas geométricas em seus projetos mas prefere algo discreto, aposte em tons monocromáticos e mais sóbrios. Também pode optar por utilizar esse padrão na textura;
  • considere o estilo da decoração. Embora a geometria possa ser aplicada a diferentes propostas decorativas, é preciso ter coerência e adequação na utilização. Em ambientes clássicos, prefira combinações geométricas em preto e branco, por exemplo. Em espaços divertidos e joviais, não tenha medo de apostar em tonalidades intensas e chamativas.

Quais são as principais vantagens da geometria na decoração?

Não faltam pontos positivos para a utilização dos padrões geométricos. Quem não tem medo de ousar e pretende renovar a casa, tornando-a moderna e atrativa, pode apostar em uma decoração voltada para essa tendência. Veja a seguir os principais benefícios!

Confere charme e personalidade aos ambientes

O uso de figuras geométricas em projetos decorativos é sinônimo de elegância e originalidade.

Resgatada no século XX pelo movimento Art Déco e Escola Bauhaus, a geometria se consolidou como uma das padronagens mais expressivas e apreciadas na decoração, pois cria espaços marcantes e charmosos na medida certa.

Provoca a sensação de modernidade

Em alta no universo decorativo, essa tendência é ideal para quem deseja reformar a casa com o intuito de promover uma sensação de modernidade. Ela tem o poder de renovar os espaços dentro de uma proposta atual e arrojada, sem perder o seu charme vintage. Combinados com cores vibrantes, esses padrões imprimem ousadia na hora de repaginar os cômodos.

É extremamente versátil

Ao compor decorações com padrões geométricos, não é preciso se limitar. A geometria é versátil e permite uma série de combinações. É possível usar formas geométricas na sala, nos quartos, na cozinha, no banheiro, no lavabo e até em lugares externos, como varandas e áreas gourmet.

Os desenhos geométricos se adaptam a diferentes estilos, do clássico ao moderno. E podem ser usados além de paredes e pisos. Também é legal incluir almofadas, luminárias, cadeiras, tapetes e outros acessórios com esses padrões nos ambientes.

Quebra a monotonia do espaço

A geometria é capaz de trazer vida e cor a espaços que antes eram monótonos e monocromáticos demais. Em cômodos onde não há pontos de contraste ou detalhes decorativos interessantes, os padrões geométricos entram em cena com muito estilo, personalidade e elegância.

As texturas lisas e as cores neutras têm seu valor, mas elas são mais conservadoras e previsíveis. Se não forem utilizadas sabiamente, podem se tornar entediantes e sem graça. Por outro lado, a geometria tem o poder de dar destaque até mesmo aos projetos minimalistas.

Você gosta da ideia de brincar com as figuras geométricas na decoração? Já começou a pensar em como elas podem ajudá-lo a compor um ambiente elegante e diferenciado? Então aproveite o embalo para conhecer outra tendência decorativa. Não tenha medo de ousar na ornamentação de sua casa. Fique atento às novidades do blog e inspire-se!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida