Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Faça uma reforma de móveis antigos e mude a cara de seu lar

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Na maioria das vezes, partimos do nosso próprio estilo para organizar cada canto de nosso lar, certo? Por isso, é muito natural querer repaginar a decoração com frequência. Afinal, se nossos gostos mudam, o design do interior de nossa casa também deve ser alterado com o passar do tempo.

Mas a grande questão é conseguir fazer essas modificações sem comprometer o orçamento. Reformas e redecorações podem pesar no bolso, por isso, precisamos de estratégias inteligentes nesse momento. Além de fazer um planejamento detalhado, que tal buscar alternativas de decoração que sejam mais em conta?

Com todo o crescimento da tendência vintage, a reforma de móveis antigos de madeira passou a ser uma excelente solução para quem quer dar uma nova cara à casa gastando pouco. Continue com a gente!

127334-faca-uma-reforma-de-moveis-antigos-e-mude-a-cara-de-seu-lar

Escolha os móveis certos

Para fazer uma reforma de móveis antigos, é essencial pensar nas peças adequadas. Você pode tentar repaginar os seus próprios móveis. Essa é uma solução barata e conveniente, afinal, só vai precisar planejar os gastos com pequenas modificações. Certifique-se de que eles estão em bom estado e que realmente “aguentam o tranco” por mais um tempo.

No entanto, se não possui peças dignas de reforma, é possível encontrar alguns itens incríveis em brechós, antiquários etc. Nesse caso, dois pontos devem ser levados em consideração: esse será um gasto a mais e, ainda, é preciso ter atenção no acabamento para investir bem o seu dinheiro.

127327-faca-uma-reforma-de-moveis-antigos-e-mude-a-cara-de-seu-lar

Pesquise referências

Antes de levar adiante o seu projeto de reforma de móveis antigos, uma boa maneira de se organizar melhor é encontrar algumas referências. Perfis do Pinterest podem ser interessantes para essa finalidade — afinal, a rede social é inspiradora e cheia de tendências.

Compreenda seu estilo, entenda a decoração do seu lar e, a partir disso, veja o que é possível fazer com os móveis que você separou para reformar. Onde eles se encaixam? Qual paleta de cores devem seguir? Como harmonizar essas novidades com os objetos e revestimentos que já tenho em casa? Essas são perguntas essenciais para que o seu plano seja um verdadeiro sucesso!

127333-faca-uma-reforma-de-moveis-antigos-e-mude-a-cara-de-seu-lar

Converse com um profissional

Depois de fazer a pesquisa de referências, o próximo passo pode ser buscar um profissional, ou seja, alguém que entenda do assunto e possa auxiliá-lo.

Um arquiteto seria excelente, mas existem pessoas especializadas em restauração de móveis que também podem dar boas dicas. Procure recomendações em sua cidade, perguntando a amigos ou buscando na internet.

É interessante que essa ajuda profissional venha antes de você levar seu projeto à prática — afinal, se o resultado não for legal, esse dinheiro terá sido gasto em vão.

127331-faca-uma-reforma-de-moveis-antigos-e-mude-a-cara-de-seu-lar

Veja dicas de como reformar

O que pode ser realmente feito em uma reforma de móveis, afinal? Quais são as opções existentes quando o assunto é dar uma nova cara às peças antigas?

Algumas dicas podem ser levadas em consideração, tanto no momento da pesquisa quanto na consulta com um profissional. Veja só:

Laquear os móveis antigos

A técnica de laquear móveis antigos consiste em uma pintura que tem o acabamento semelhante ao de carros e é perfeita para deixar a casa cheia de vida e com ar moderno.

Pintura nova

Algumas demãos de tinta já fazem toda a diferença. Você pode escolher uma cor viva, a fim de dar destaque ao móvel escolhido. O uso de spray prata ou dourado nos detalhes é capaz de trazer glamour ao ambiente. Se quiser algo ainda mais ousado, pode cobrir a superfície com adesivos ou tecido estampado.

Troca de “acessórios”

Que tal substituir os pés do móvel e os puxadores das gavetas? Ou aplicar um espelho trabalhado naquela penteadeira vintage? São detalhes que fazem a diferença na peça toda.

Aprenda a reformar móveis de madeira

A reforma de móveis antigos de madeira é a grande tendência quando se trata de repaginar a decoração da casa. Isso porque a versatilidade da madeira possibilita uma série de novas combinações que darão aquele up no seu design de interiores.

E o melhor: sem abrir mão daquela gostosa sensação de conforto e aconchego que esse material proporciona. Abaixo, você confere as principais dicas para reformar móveis de madeira. Começaremos pela lista básica de materiais necessários:

  • lixas de variadas gramaturas;
  • cola específica para madeira;
  • massa para acabamento;
  • tinta para madeira à base de água ou solvente;
  • rolos e pincéis;
  • verniz para proteger a madeira;
  • jornais velhos para proteger o chão;
  • pano úmido para a limpeza do móvel.

Como lixar

Primeiro, limpe o móvel e remova todos os acessórios (puxadores, alças, dobradiças etc.), deixando-o pronto para o trabalho manual. Se necessário, utilize uma massa específica para corrigir eventuais imperfeições antes de começar. Para lixar o móvel, o processo é simples, mas requer paciência.

Isso porque os móveis de madeira costumam estar encerados ou envernizados, e a função da lixa é justamente remover esses resíduos para que a nova pintura consiga se fixar de forma satisfatória na superfície. A etapa pode até ser trabalhosa, mas é fundamental para garantir o melhor acabamento da peça, ok?

Na prática, funciona assim: você pode começar descascando a pintura antiga com o auxílio de uma espátula. Depois, utilize uma lixa para madeira grossa. Em seguida, remova o pó gerado e repita o procedimento com uma lixa fina. Se o móvel for muito grande, uma boa alternativa é recorrer a uma lixadeira elétrica.

Como pintar

A tinta mais indicada para pintar móveis de madeira é a tinta esmalte. As tintas látex e acrílica também são utilizadas, mas a esmaltada cobre a peça mais facilmente e costuma durar mais. Ou seja, é uma alternativa muito prática.

Você pode comprar a tinta esmalte em lata — aplicando-a com o auxílio de rolo e pincel — ou em spray, o que facilita mais ainda o trabalho. Para garantir a uniformidade da pintura, faça movimentos precisos e sempre na mesma direção, em sentido único.

Espere secar e aplique uma nova camada de tinta, dando mais atenção aos detalhes da peça. Aí é só esperar a secagem completa e recolocar os acessórios de volta no lugar. Pronto! O móvel já está de cara nova.

Quando e por que envernizar

O verniz é, basicamente, uma proteção para os móveis de madeira. Por isso, sobretudo para a mobília de áreas externas, o envernizamento das peças é bastante útil, já que os móveis estarão expostos às intempéries climáticas.

Geralmente, o verniz é utilizado para reformar móveis antigos que estejam mais desgastados. Nesse caso, dá-se preferência para o verniz, em vez da tinta, na hora de fazer o acabamento do móvel. Assim, você garante uma proteção a mais para a madeira.

Caso tenha cor, o verniz poderá tingir a madeira, alterando sua tonalidade original sem abrir mão da estética da peça. Pelo contrário, ele confere ao móvel uma cara nova e, ao mesmo tempo, prolonga a vida da mobília.

Se o móvel que você for reformar apresentar sinais de cupins, será necessário utilizar um produto específico para eliminá-los antes de começar o envernizamento. Esses produtos são conhecidos como cupinicidas e estão disponíveis em lojas de marcenaria ou casas agrícolas. Feito o tratamento, o móvel poderá ser envernizado normalmente!

Viu só? Com alguns procedimentos simples e um pouco de criatividade, é possível repaginar o visual da casa gastando pouco, especialmente na reforma de móveis antigos de madeira. Se você gostou do post, siga nosso Facebook e Instagram e fique ligado em mais dicas como essas!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida