Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Design contemporâneo: entenda tudo sobre o estilo

Novidades
Autor: Pointer - Data:

Contemporâneo é o que é do tempo atual. É o termo que utilizamos para caracterizar o design da nossa geração, do século 21. O design contemporâneo se refere ao que estamos vivendo no momento e, por isso, reflete o jeito de ser e pensar da nossa sociedade.

Como ele ainda está acontecendo, é mais difícil de definir e descrever. Apesar disso, existem algumas características que são marcantes – e que você precisa conhecer para aplicar esse estilo em seus ambientes. Siga conosco e entenda melhor!

O que é design contemporâneo?

O design contemporâneo é aquele que reflete as tendências atuais e, por isso, está em constante evolução. Ele se apropria de características do modernismo, do minimalismo e de outros estilos, sem ter uma referência única. É múltiplo e até ambíguo, de certa forma.

Esse é o estilo que surgiu na virada dos séculos 20 para o 21. Se pauta, basicamente, pela funcionalidade, com bastante personalidade e explorando um mix de materiais. Por exemplo, o Supercerâmico Quasar Sol, um revestimento de personalidade forte.

O piso Quasar Sol expressa o design contemporâneo com cores neutras e contrastantes

O piso Quasar Sol expressa o design contemporâneo com cores neutras e contrastantes

E o design moderno?

Muitas pessoas usam design moderno e design contemporâneo como sinônimos. Mas você sabia que eles guardam suas diferenças? O design moderno é o precursor do contemporâneo. Está ligado ao período modernista, entre 1900 a 1970.

Quando o design moderno nasceu, a tecnologia estava começando a entrar na rotina das pessoas, bem como o ritmo mais acelerado da vida urbana. A característica mais marcante desse estilo é que a forma segue a função. Há a negação de adornos – tudo deve ter um motivo racionalizado para existir.

Entre o design moderno e o contemporâneo, temos algumas décadas do pós-moderno. Mais ousado, valorizava mais a forma.

O contexto cultural do design contemporâneo

Para entendermos melhor o design contemporâneo, é importante compreendermos o período em que ele surgiu e as suas influências. Basicamente, o design contemporâneo nasce como uma evolução do moderno. Algumas regras e normas, que eram muito rígidas e metódicas, são superadas.

O design contemporâneo tem uma preocupação maior com questões como conforto e sustentabilidade, que não eram tão presentes no design moderna.

A principais características do design contemporâneo

A mistura de materiais é uma característica presente no design contemporâneo, como este ambiente com painel em E-Motion Wood, da linha Tropicália, e mármore Zebra Cinza, da linha Clássica, no piso

A mistura de materiais é uma característica presente no design contemporâneo, como este ambiente com painel em E-Motion Wood, da linha Tropicália, e mármore Zebra Cinza, da linha Clássica, no piso

Embora seja mais complicado definirmos esse estilo, justamente por ele estar acontecendo no momento atual, existem algumas características que são bem marcantes e presentes na obra de diversos designers contemporâneos. Por exemplo:

  • paletas de cores neutras;
  • linhas simples;
  • silhuetas orgânicas;
  • mix de estilos e elementos de forma harmônica;
  • postura eclética, com mais variedade de materiais;
  • tendências do momento, como painel de madeira ripada, que temos no E-Motion Wood, da linha Tropicália;
  • contrastes entre cores e texturas, embora as cores neutras sejam usadas como base;
  • formas suaves;
  • básico, porém com um toque de ousadia;
  • uso de materiais tecnológicos;
  • conceito aberto e integrado, sem divisórias.

Vamos ver em detalhes alguns desses pontos?

Cores

A maior parte das cores usadas nos ambientes contemporâneos são claras e neutras, especialmente branco, cinza, preto, bege e marrom. Nos detalhes, contudo, há o uso de cores mais vivas, como amarelo, laranja e vermelho, que podem aparecer em tons suaves. Por exemplo, o relevo 3D Stars Mix, da linha Decora Design.

A mistura de tons neutros com detalhes em cores mais fortes e contrastantes faz parte do design contemporâneo, como essa parede com Stars Mix

A mistura de tons neutros com detalhes em cores mais fortes e contrastantes faz parte do design contemporâneo, como essa parede com Stars Mix

Em qualquer uma das escolhas, a base do design contemporâneo é o equilíbrio e a harmonia nas composições.

Mobiliário

O design contemporâneo preza pelo minimalismo, então não possui muitos elementos. O ideal é investir em peças-chaves, como sofás, poltronas e estofados mais espaçosos, otimizando a circulação do espaço.

Curvas e linhas orgânicas são as mais presentes nos ambientes contemporâneos, bem como superfícies completamente lisas. As estampas geométricas, características do design moderno, surgem com nova interpretação, mais dinâmicas e ousadas. Por exemplo, o Supercerâmico Graphic.

Linhas retas e orgânicas marcam ambientes contemporâneos, com detalhes com grafismo, como Graphic nas paredes do quarto

Linhas retas e orgânicas marcam ambientes contemporâneos, com detalhes com grafismo, como Graphic nas paredes do quarto

Iluminação

O cuidado com a iluminação é bem característico dos ambientes contemporâneos. A tecnologia tem contribuído bastante, especialmente com os projetos de automação e de gradação de cor e de temperatura de luz, criando diferentes sensações.

Outro ponto é o aproveitamento da luz natural, por isso as casas contemporâneas têm paredes com tons mais claros e janelas grandes com vidros lisos e transparentes, favorecendo a entrada da iluminação do dia.

Quais os principais designers contemporâneos brasileiros?

O Brasil conta com vários designers contemporâneos de destaque. Conheça os que são parceiros da Pointer.

Marcelo Rosenbaum

Rosenbaum ficou nacionalmente conhecido por participar do quadro Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck, da Rede Globo, entre 2008 a 2012. Hoje é um dos mais aclamados designers nacionais, com mais de duas décadas de atuação no mercado de casa e decoração, com um trabalho inspirado principalmente nos valores da brasilidade.

As criações de Rosenbaum são marcadas por itens que representam nossa cultura, como artesanatos, cores e as demais artes do Brasil. Para a Pointer, criou a linha Raízes, em 2017, que interpretava em cerâmica materiais e estilos da história da arquitetura brasileira.

Atualmente, o designer encabeça o Instituto A Gente Transforma, que trouxe uma nova visão para o artesanato brasileiro produzido por comunidades do interior do país. Rosenbaum e o AGT são parceiros da Pointer no cobogó Mundaú.

Maurício Arruda

O designer é conhecido por sua atuação no programa Decora, da GNT, que comandou de 2016 a 2020. Arruda é mestre pela Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisas na área de arquitetura e design sustentável desde 2000.

Seu escritório de arquitetura, TODOS, desenvolve projetos residenciais, comerciais e temporários. Maurício tem seu nome marcado também no design de produtos. Ele já assinou inúmeros móveis, luminárias e, para a Pointer, revestimentos. Em 2018, criou a linha Singular e, em 2019, a linha Pedras Brasileiras.

Rodrigo Ambrosio

Ambrosio é conhecido pelos seus móveis e projetos culturais. Alagoano, como a Pointer, tem a cultura nordestina fortemente refletida em seus projetos, assim como o uso de diferentes materiais e a pluralidade das suas criações, com a presença de materiais não tradicionais como ferro, madeira, palha, pedra, peças de ventilador, etc.

O designer também participou com a Pointer do projeto do cobogó Mundaú.

Design contemporâneo nos revestimentos da Pointer

Boulevard Street e Boulevard, da linha Lazer, ajudam a criar um clima único, com textura e movimento aos ambientes

Boulevard Street e Boulevard, da linha Lazer, ajudam a criar um clima único, com textura e movimento aos ambientes

Com tantas parcerias de peso, a Pointer conta com vários revestimentos com design contemporâneo, que podem ajudar a sua casa a ganhar esse toque diferenciado. Algumas sugestões são:

  • Stellar, com leve textura e aparência única;
  • Graphic, cores plenas sob uma malha gráfica que traz um ar despretensioso e jovem;
  • C-Motion, uma proposta ousada que remete à arquitetura industrial e adiciona atitude à decoração;
  • Quasar, estética de pontos de luz com diferentes cores, criando uma cerâmica protagonista para todos os ambientes;
  • E-Motion Wood, que reproduz a tendência da madeira ripada com mais sustentabilidade;
  • Boulevard Street e Boulevard, que trazem um charme diferenciado e exclusivo às composições;
  • Stars White e Stars Mix, com os relevos 3D que são tendência.

Gostou de conhecer mais o design contemporâneo? Acesse o site da Pointer e veja nossas opções de revestimentos para transformar a sua casa!