Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Design contemporâneo: entenda tudo sobre o estilo que trouxe de volta os azulejos

Design contemporâneo: entenda tudo sobre o estilo que trouxe de volta os azulejos

Novidades
Autor: Pointer - Data:

Durante muitos anos, foi possível encontrar o azulejo em banheiros, cozinhas e outros cômodos de qualquer casa. Depois de um tempo, seu uso diminuiu, praticamente desaparecendo desses ambientes. Mas saiba que agora essa tendência está de volta com tudo!

Nesse cenário, uma das mais novas tendências em termos de decoração de ambientes é o uso do design contemporâneo. Esse estilo busca explorar espaços que sejam “clean” ao utilizar itens de decoração. A ideia é que as peças modernas sejam aproveitadas em conjunto com características pessoais e ousadas.

É preciso destacar que os azulejos estão se tornando uma peça-chave para a decoração, deixando os ambientes únicos e sofisticados. Um revestimento estampado, por exemplo, pode ser utilizado para quebrar a monotonia de móveis neutros e dar um norte para toda a decoração.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e entenda tudo sobre o design contemporâneo, estilo que trouxe de volta os azulejos. Não perca!

Quais são as referências do design contemporâneo?

Design contemporâneo: entenda tudo sobre o estilo que trouxe de volta os azulejos

Design contemporâneo

O design contemporâneo, diferentemente de outros estilos, possibilita a mistura de um grande número de formas, objetos e cores na decoração. Os azulejos podem conter figuras geométricas e estampas, por exemplo, criando um ambiente diferente e criativo.

Esses cômodos ficam personalizados, do jeitinho que os proprietários sempre pensaram. É válido dizer que os azulejos representam um estilo de decoração indefinido, ou seja, que pode ser caracterizado por diversos itens.

O importante é buscar sempre a utilização de peças atualizadas, unindo aquilo que há de mais novo com conceitos que já conhecemos. Os móveis a serem escolhidos podem ser mais ousados e com design diferenciado, dando destaque às suas curvas e linhas.

É preciso levar em consideração que o conceito “clean” busca aliar praticidade e funcionalidade com o design contemporâneo — ou seja, itens que encaixem em sua decoração e possam organizar e facilitar sua vida. Não podemos nos esquecer de que a personalização do espaço é o principal foco do design contemporâneo, em conjunto com a harmonia das peças e o equilíbrio nas escolhas.

E as figuras geométricas?

Aplicação de textura geométrica em parede.

Como destacamos anteriormente, as figuras geométricas também são bastante empregadas no design contemporâneo. Essa é uma proposta que busca agregar os mais diferentes estilos, se adequando aos ambientes com uma proposta tradicional, retrô, ousada e descolada.

A utilização de figuras geométricas foi um grande sucesso nas décadas de 1920 e de 1960. Nos dias atuais, essas peças estão voltando à tona. Por conta disso, hoje é fácil encontrar pisos e azulejos elegantes e estampados a partir da geometria.

Quais são as vantagens do investimento na reprodução de azulejos?

Piso monocromático em padronagem geométrica.

O azulejo está muito presente no design contemporâneo, por ser uma peça cerâmica esmaltada e de pequena espessura. A sua aparência inusitada é uma das principais peculiaridades, e um dos motivos pelos quais as pessoas estão apostando nele.

Há inúmeras possibilidades de desenhos que podemos formar com essas peças. Há quem prefira alternar entre superfícies lisas e desenhos mais refinados. Em contrapartida, muita gente não abre mão das opções clássicas, como a combinação de azul e branco. Os minimalistas, por exemplo, costumam escolher itens discretos, que trabalhem com linhas simples.

Não podemos nos esquecer das pessoas que buscam dar um ar contemporâneo à decoração. Assim, o ideal é adotar azulejos que se referem à vertente modernista. As principais cores encontradas são cinza, grafite e areia.

A técnica de reprodução de azulejo deve se aliar ao estilo já presente nos cômodos e em toda a casa. Veja a seguir algumas ideias para adotar em diferentes cômodos de uma residência.

  • cozinha: muitas pessoas estão apostando na utilização de uma faixa horizontal de azulejos, que deve se localizar atrás da pia e do fogão. Essa faixa será responsável por decorar o ambiente e proteger a parede de manchas, propiciando uma limpeza mais fácil;
  • sala: as peças a serem empregadas em uma sala podem reproduzir um detalhe (uma coluna no centro do cômodo, por exemplo) ou dar ênfase para o painel da TV;
  • banheiro: é possível gerar uma linha horizontal de azulejos, como ocorre nas cozinhas, ou apostar na criação de uma faixa vertical. O ideal é cobrir também o pisco com as peças. Caso não seja possível, pelo menos a área interna do box deve ser revestida;
  • quarto: nesse tipo de cômodo, os azulejos podem ser utilizados para revestir uma parede inteira, ou então criar uma cabeceira para a cama. Essa solução é uma excelente alternativa para quartos nos quais o branco é predominante.

Como percebemos, a reprodução de azulejo é uma prática democrática, além deixar sua casa com um design contemporâneo. Vale a pena investir, não é mesmo?

Quais tipos de cerâmica podem ser inseridos no design contemporâneo?

Aplicação de revestimento em piso e paredes.

As linhas Raízes, Metro e Boheme, da Pointer, imprimem o design contemporâneo nas peças.

A Raízes foi criada por Marcelo Rosenbaum, que se inspirou em momentos marcantes da arquitetura brasileira, revelando nossas memórias em diversos momentos da história.

A linha Metro, por sua vez, é formada por peças retangulares similares às utilizadas em algumas das principais linhas de metrô do mundo — como Nova York, Londres e Paris.

Os azulejos são compostos por versões monocromáticas em branco e nude, além das variantes em mármore branco — excelentes para ambientes que querem combinar o visual urbano do metrô com a sofisticação do mármore.

Por fim, o modelo Boheme é formado por um granilite com agregados finíssimos em superfície para áreas de alto tráfego.

O design contemporâneo teve influência direta na volta dos azulejos, permitindo a criação de ambientes únicos, que sejam capazes de retratar a personalidade dos usuários. Aos poucos, esse tipo de peça voltará a ser comum, então não perca tempo e invista já!

E aí, gostou das informações que destacamos sobre o design contemporâneo? Quer obter mais informações sobre azulejos? Então, não deixe de conhecer os revestimentos cerâmicos da Pointer. Certamente você encontrará o que está precisando!