Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cerâmica colorida: aprenda a utilizar essa tendência na sua casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quem disse que, para ser bonito e elegante, um ambiente precisa ser composto por cores neutras e discretas? É fato que os tons sóbrios são sofisticados, versáteis e atemporais, mas as tonalidades vibrantes, quando são bem utilizadas, agregam um alto valor estético ao espaço, pois acrescentam um toque de vida e personalidade à decoração.

As cores são poderosas aliadas dos projetos decorativos residenciais, afinal, elas são capazes de transmitir mensagens, provocar sensações, estimular habilidades e emoções, além de criar diferentes efeitos visuais.

Talvez seja por conta de todas essas vantagens que as cerâmicas coloridas estão figurando entre as principais tendências do design de interiores na atualidade.

Quer saber como utilizar esse tipo de material na sua casa? Venha com a gente!

Transforme as cerâmicas coloridas em aliadas

Não dá para negar que uma das melhores maneiras de transformar os ambientes é por meio da cor. Quando se pretende mudar a cara de um espaço, a primeira solução que vem à mente é a pintura. Outros recursos cogitados são a troca de mobília ou a adição de acessórios alegres, como almofadas, tapetes e cortinas.

Realmente essas são boas formas de renovar a casa, mas a utilização de cerâmicas coloridas também é uma ótima alternativa, já que une benefícios como economia, beleza e praticidade. Sendo assim, vale a pena tornar esse material um aliado do seu projeto de decoração, construção ou reforma.

Defina o ambiente onde instalar a cerâmica colorida

Embora a cerâmica colorida seja frequentemente utilizada em cômodos como cozinhas, banheiros, varandas e áreas gourmet, não é necessário limitar o uso do material a esses espaços.

Se o revestimento colorido dialogar com o estilo decorativo, proposta estética do local e preferência dos moradores, ele pode ser usado até mesmo em salas, dormitórios e escritórios. Considere também os outros elementos presentes no ambiente. Deve haver coerência entre eles e a cerâmica.

Busque referências antes de iniciar o projeto

Antes de decidir a cor da cerâmica e a forma de uso, busque referências decorativas. Navegue em blogs e leia revistas especializadas, siga redes sociais de design e arquitetura, revisite suas lembranças, converse com profissionais da área, visite showrooms e faça simulações online.

Além disso, reserve um tempo para conhecer os catálogos de empresas fabricantes de revestimentos. Isso pode trazer inspiração e facilitar suas decisões durante o processo. Fica a dica!

Ouse na escolha das cores, padrões e texturas

Recorra a revestimentos modernos para tornar a decoração mais ousada e criativa. Vale a pena investir em cerâmicas coloridas, com estampas e padrões diferenciados, pois elas proporcionam um resultado surpreendente e inovador.

Na linha Raízes, por exemplo, os modelos Neo Barroco, Azul Céu e Azul Mar se destacam pela elegante aplicação das tonalidades. Eles remetem a importantes momentos históricos do Brasil e reforçam a memória nacional da arquitetura brasileira por meio de peças de design singular e cores incríveis.

Busque o equilíbrio na composição

Um dos pontos mais importantes na decoração de uma casa é a harmonia das cores. Por isso, ao inserir a cerâmica colorida na composição, é importante equilibrá-la com bases sóbrias, como o bege, branco, preto e cinza.

Os tons neutros abrem oportunidades para uma série de combinações. Eles são tão democráticos que caem bem com amarelo, pink, turquesa, vermelho, laranja, azul, verde e por aí vai. Apenas tome cuidado para não sobrecarregar os ambientes.

O uso excessivo de cores, em muitos casos, gera poluição visual, flerta com o mau gosto e ainda pode fazer com que o cômodo pareça menor do que realmente é. Evite exagerar na dose!

Use a criatividade para decorar

Pense fora do lugar-comum e crie uma decoração exclusiva. Deixe seu lado designer aflorar e não tenha medo de escolher peças coloridas e diferenciadas, como os modelos Bossa MarTom Bordado e Bico de Jaca Azul, integrantes da linha Decora Design. Além de lindos, esses revestimentos têm o poder de deixar a casa mais charmosa e convidativa.

Escolha o tipo de combinação previamente

Não há apenas uma maneira de combinar cores na decoração. Até porque, se tudo fosse igual, o resultado seria previsível e monótono. Ao escolher as tonalidades do projeto, é possível apostar em diferentes estratégias.

Dá para usar cores análogas, similares, que podem compor o famoso tom sobre tom. Dá também para aplicar tonalidades opostas, que produzem um maravilhoso efeito contrastante e se complementam perfeitamente.

Procure entender como funciona o círculo cromático. Essa ferramenta ajuda a escolher uma paleta e combinar as cores da forma mais harmônica possível.

Pense no efeito que a cerâmica colorida pode causar

É importante utilizar as cores com cautela, pois elas podem provocar efeitos tanto positivos quanto negativos. O branco, por exemplo, amplia os espaços visualmente e evoca a paz e a pureza. Os variados tons de verde simbolizam esperança, além de trazerem para casa todo o frescor e vigor da natureza. O amarelo estimula o raciocínio lógico e ilumina os ambientes.

azul, por sua vez, acalma e transmite serenidade — bem diferente do vermelho, que é sinônimo de calor, paixão e sensualidade, mas também pode gerar a instabilidade de emoções. Pense bem antes de escolher as cores para os cômodos da sua residência.

Misture estilos

Sabe quando o básico vira inusitado, o tradicional dá lugar ao novo e o previsível se torna arrojado? Dá para misturar referências, estilos e cores a fim de compor uma decoração que seja, ao mesmo tempo, clássica e contemporânea. Os revestimentos da linha Cimento são a prova real disso, especialmente os modelos Vintage e Artesanal Mescla, que apresentam estampas bem diferentes.

Vá além das cores no piso

A cerâmica colorida normalmente é instalada no piso da residência, mas existem outras formas interessantes de aproveitar esse tipo de revestimento. Algumas possibilidades consistem em usar cerâmicas coloridas em detalhes de paredes e bancadas. E, se você gosta de trabalhos artesanais, elas podem ser usadas para revestir banquinhos ou mesas nada convencionais.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais e marcar os seus amigos que também adoram ficar por dentro de novidades em arquitetura e decoração?