Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Simulador de ambientes: entenda como ele pode ajudar!

Novidades
Autor: Pointer - Data:

Se você gosta de decoração, deve ter facilidade para escolher os móveis e adornos da casa. A parte difícil é imaginar se a combinação de todos trará harmonia, certo? Nesses casos, um simulador de ambientes pode ser bastante útil. Essa ferramenta é muito utilizada por arquitetos, designers e decoradores e tem como finalidade representar recursos e objetos em um cômodo específico.

Com ele, é possível visualizar detalhes para ter noção de como ficará o espaço após o projeto. Trata-se de uma grande vantagem: a partir do resultado, você vai saber exatamente o que precisa ser feito na reforma. Quer entender melhor? Fique conosco e descubra em quais etapas um simulador pode ajudar!

Definição do estilo decorativo

Será que a sala de estar ficará mais bonita trabalhada no estilo urbano ou se tiver inspiração no tema náutico? Questionamentos como esse já não precisam ser motivo para preocupação. Afinal, ao usar sites e aplicativos específicos, você pode observar diferentes possibilidades e comparar os resultados.

Essa é uma das grandes vantagens do simulador de ambientes: experimentar temas decorativos variados para encontrar aquele que melhor se adapta ao espaço disponível. Afinal de contas, é normal que você tenha dúvidas e encontre dificuldades para escolher uma opção entre tantas que têm potencial.

Considerando que o estilo serve como ponto de partida da decoração, não há necessidade de incluir todos os detalhes na simulação. No primeiro teste, inclua apenas os elementos básicos de cada tema, como cores (neutras ou escuras), acabamentos (lisos ou com textura) e design (simples ou rebuscado).

Composição da cartela de cores

Outro recurso interessante que pode ser encontrado em boa parte das ferramentas é a simulação de cores. Já pensou que muitas das tonalidades que você considera interessantes podem ser combinadas em um mesmo ambiente? Ou que talvez aquela cartela selecionada não vai cair tão bem na parede do seu quarto?

Não deixe de fazer testes para encontrar a solução perfeita. Além de permitir a inserção de nuances em diferentes superfícies, muitos aplicativos ajudam a fazer estudo de cores para garantir a harmonia do conjunto. Portanto, se você não entende muito do assunto, pode encontrar apoio nesse tipo de ferramenta.

Também dá para descobrir como determinada tinta reage a partir da incidência da luz solar, feixes das lâmpadas ou projeção de sombras específicas. É como se você estivesse realmente dentro de uma maquete eletrônica, controlando e brincando com diversos efeitos.

Use a imaginação para aplicar diferentes paletas de cores nos pisos, paredes e até no teto. Se você faz parte do grupo que adora um adesivo ou papel de parede, tem a possibilidade de simular esses materiais na área desejada — uma ajuda e tanto quando não se sabe qual produto adquirir na loja!

Disposição da mobília

O simulador de ambientes também pode dar uma mão naquele dia em que você resolve mudar a posição dos móveis da sala ou os eletrodomésticos da cozinha. Isso mesmo! Em algumas ferramentas, por exemplo, é possível procurar peças específicas (armários, mesas, sofás, geladeiras etc.) para testar diferentes arranjos.

Nesses casos, é importante ter em mãos uma fita métrica para conhecer exatamente o tamanho dos cômodos e adequar as dimensões da mobília à realidade. Alguns apps permitem que você insira medidas para definir o local que será ocupado pelos equipamentos selecionados. Assim, fica fácil planejar a disposição das peças de modo a otimizar o espaço e respeitar as áreas de circulação.

A funcionalidade também é útil para quem está pensando em trocar a mobília. A partir de estudos e observações, é possível descobrir quais modelos se adaptam ao cômodo em questão. Ou seja, dá para definir, com maior certeza, se o melhor investimento será em móveis planejados ou em peças avulsas.

Escolha dos acessórios

Outra dúvida recorrente no momento de repaginar o visual da casa tem a ver com escolha dos artigos e acessórios. Será que um quadro gigante ficaria melhor no lugar de um painel composto por vários espelhos? Que tipo de objeto é capaz de valorizar os banheiros e os lavabos da casa? É melhor investir em floreiras suspensas ou distribuir cachepôs sobre o piso? Essas respostas você terá com o uso de um simulador.

Algumas ferramentas facilitam o processo por trazerem catálogos variados de itens de decoração. Há opções para todos os ambientes: quartos, salas, cozinhas e até áreas externas. Vamos combinar: nada melhor que poder “fixar” ou “remover” objetos virtualmente, sem nenhum esforço ou dor de cabeça, não é verdade? Então, aproveite que o processo é simples e teste quantas vezes achar necessário.

Seleção dos materiais e revestimentos

Por fim, ainda ficou com dúvida se deve investir naquele painel amadeirado, em uma lareira com pedras ou em um piso diferenciado? Não tem problemas! Com ferramentas de simulação, você também consegue aplicar materiais e revestimentos variados sobre diferentes superfícies do cômodo.

Trata-se de uma opção valiosa para experimentar cores, texturas e até mesmo estampas. Com a representação gráfica na tela do celular ou do computador, você terá certeza se determinada combinação funcionou ou precisa ser melhorada. Encontrar a solução certa será questão de tempo — e de paciência depois de muitos testes!

Para finalizar, saiba que já existem sites e aplicativos que permitem calcular quantidade de material que será usado em obras de reforma ou construção de novos ambientes. Com eles você poderá adquirir somente o necessário, economizar dinheiro com produtos e, de quebra, reduzir o desperdício ao longo do processo. É uma ótima maneira de tornar a obra sustentável sem deixar o bom gosto de lado.

Como pôde ver, o uso de um simulador de ambientes é importante para evitar os temidos arrependimentos e prejuízos financeiros. Não deixe de adotar esse recurso para testar possibilidades e ter certeza sobre suas escolhas. A boa notícia é que há vários aplicativos com funcionalidades que vão deixar sua casa do jeito que sempre sonhou.

Por falar nisso, sabia que temos uma ferramenta específica em nosso site? Ela é gratuita e muito fácil de usar! Aproveite para conhecer e começar a simular a aplicação de produtos em superfícies e ambientes específicos.