Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Que tal reformar gastando pouco? Saiba o que fazer sem perder a qualidade!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

De vez em quando, é ótimo dar uma renovada no lar, não é mesmo? Assim, nosso cantinho fica ainda mais com a nossa cara, deixando a casa mais aconchegante e bonita.

Além disso, às vezes, o imóvel também exige uma reforma por causa de mudanças na rotina dos moradores ou por planos de aumentar a família. Mas dá para fazer isso gastando pouco?

Se você seguir as dicas que daremos neste post, sim, é possível reformar sem acabar totalmente com as suas finanças!

O segredo é fazer tudo com muito planejamento e organização, pois ter foco e objetivos concretos faz toda a diferença no processo. Além disso, a escolha da mão de obra é outro ponto fundamental para conseguir economizar sem prejudicar a qualidade da obra.

E então, pronto para começar? Continue a leitura e descubra como reformar gastando pouco!

Analise exatamente o que precisa ser feito

Primeiro, para reformar sem gastar muito, é imprescindível que você analise com cuidado a situação do imóvel e os seus planos para, assim, determinar exatamente o que precisa ser feito.

Muitas vezes, esse período de análise pode revelar alternativas mais simples, como mudanças na decoração ou na disposição dos móveis. Com isso, você deixa a reforma para o que realmente não puder ser resolvido de outro modo.

Em vez de construir um novo cômodo para servir como escritório, por exemplo, dá para separar um espaço exclusivo para o seu trabalho na sala de estar. Se quiser mais privacidade e sossego, cortinas ou móveis podem servir como divisória entre os espaços.

Se realmente decidir pela reforma, essa etapa ainda é fundamental para montar o orçamento e tomar as melhores decisões ao longo de todo o processo.

Tenha uma reserva financeira para a reforma

Muitas vezes, reformas representam problemas financeiros, pelo fato de que os moradores não se organizaram previamente para isso — o que não será o seu caso, não é mesmo?

Então, ter uma reserva financeira é muito importante para que, quando a reforma for propriamente iniciada, você e sua família possam pagar por tudo sem maiores problemas.

Assim, não é preciso fazer dívidas, assumir numerosas parcelas e muito menos recorrer a empréstimos.

De maneira geral, poupar antecipadamente é uma ótima estratégia para grandes planos de vida, como reformar a casa, trocar de carro ou começar uma pós-graduação. Você vai ver como muitos dos problemas e dores de cabeça vão diminuir quando houver sempre um dinheirinho guardado para os gastos maiores!

Tome muito cuidado com o “barato que sai caro”

Quem nunca aproveitou uma promoção aparentemente imperdível apenas para, logo depois, descobrir que o tal produto superbarato era, na verdade, de péssima qualidade? É como diz o velho ditado: tem barato que sai caro. No caso das reformas, não é diferente.

Economizar é algo que está muito, muito próximo de gastar com inteligência. Mais importante do que o preço por si só é o conceito de custo-benefício: o quanto aquele produto, item ou serviço tem de valor em relação a quanto ele custa.

Ou seja, adquirir materiais de qualidade duvidosa e contratar uma equipe de mão de obra sem referência alguma, mesmo que represente gastos bastante baixos, vai fazer com que você acabe tendo muito mais despesas. Afinal, mais cedo ou mais tarde, será necessário comprar outros materiais, contratar um novo time e até mesmo refazer muito da reforma.

Ou seja, além de dinheiro, você ainda gastou muito tempo e paciência. Não vale a pena, não é? Por isso, jamais abra mão da qualidade. Procurar promoções e condições especiais, negociar e encontrar marcas que não sejam necessariamente as mais conceituadas (que, muitas vezes, oferecem mais renome do que qualidade) é mais interessante.

Verifique o que pode ser feito por conta própria

Muitas vezes, a reforma que desejamos em nossa casa está mais próxima de uma pequena renovação. Talvez o que você precise mesmo seja de uma cor diferente nas paredes, de uma cara nova nos móveis ou de trocar algumas torneiras, por exemplo. Que tal?

A boa notícia é que essas e outras pequenas obras e instalações podem ser feitas por você mesmo. Nem sempre há a necessidade de contratar mão de obra especializada! Se o que você quer fazer pela casa não exige a demolição de nenhuma parede ou outros serviços mais complexos, você certamente dará conta do recado — e, com isso, vai economizar.

Para deixar a tarefa mais divertida, chame a sua família ou seus amigos e coloquem a mão na massa juntos. Assim, enquanto passam algumas horas ao lado uns dos outros, vocês ainda podem trocar ideias, exercitar a criatividade e aprender novas habilidades.

Mas muito cuidado! É preciso ter bom senso ao mexer com o seu lar. Se deparar-se com algo que subitamente tornou-se mais complicado do que parecia de início, é melhor chamar auxílio profissional antes que alguém faça um estrago ou até mesmo se machuque.

Mude o revestimento nas paredes

Seguindo a linha “faça você mesmo” que acabamos de destacar, você já pensou em mudar o revestimentoem uma parede na sua sala de estar, por exemplo? Essa é uma das maneiras mais práticas e baratas de renovar o visual da casa sem precisar recorrer às reformas!

Diferentes texturas, padrões e cores vão fazer toda a diferença na decoração. Não tenha medo de ousar! Mesmo com um estilo mais minimalista, ter uma única parede em um tom forte cria um ponto de destaque no cômodo, trazendo muita personalidade ao ambiente.

Você pode escolher um revestimento com texturas que combinem com as cores das demais paredes da sala, por exemplo. Assim, você mantém a harmonia ao mesmo tempo em que traz inovação ao espaço.

Pesquise muito antes de contratar a mão de obra

Já falamos um pouco sobre o assunto, mas a contratação da mão de obra é um dos pontos mais importantes em relação à qualidade e ao preço final da reforma e, por isso, merece um espaço exclusivo.

Primeiro, é fundamental que você pesquise muito antes de fechar qualquer contrato. Hoje, é fácil e prático fazer isso pela internet — além de descobrir possíveis nomes ou empresas que forneçam esses serviços, você ainda pode conferir comentários de quem já contratou os serviços deles e até mesmo os resultados de obras realizadas anteriormente.

Conte, também, com as recomendações de amigos que já fizeram obras em casa. Aqui, há a vantagem de que você pode conferir pessoalmente o resultado. É interessante pegar referências com conhecidos que fizeram modificações similares às que você mesmo está planejando fazer no seu imóvel.

Faça um orçamento completo antes de começar

Por último, mas não menos importante: antes de começar as obras, tenha em mãos um orçamento completo e detalhado de tudo o que será feito e de todos os materiais necessários. Dessa forma, você não é pego de surpresa no final do processo.

Esse orçamento só poderá ser feito com exatidão se, como recomendamos na primeira dica, você souber todos os serviços e alterações que quer fazer na casa. Além disso, o profissionalismo e a eficiência da equipe de mão de obra também serão fundamentais aqui.

E então, pronto para reformar gastando pouco? Com nossas dicas, você vai dar uma cara nova ao seu lar sem prejudicar a sua vida financeira! Agora, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para seus amigos e seguidores como eles também podem fazer isso.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida