Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
natal tropical

Natal tropical: como criar uma decoração brasileira

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As tradicionais decorações de Natal, com pinheiros, neve e veludo, podem ficar maravilhosas no Hemisfério Norte, mas não combinam muito bem com o clima de dezembro no Brasil. O calor do verão inspira um Natal tropical para a decoração das casas brasileiros. Essa é, aliás, uma tendência.

É claro que é muito mais prático apostar nos elementos natalinos mais tradicionais, vendidos em lojas entre novembro e dezembro. Afinal, a oferta é ampla, o preço é baixo e eles já estão prontos.

No entanto, criar uma decoração de Natal tropical, com elementos típicos do Brasil, deixará a sua casa com um tom inovador e muito mais autêntico. Veja a seguir nossas 6 ideias para montar o seu Natal brasileiro!

1. Árvore de Natal natural e tropical

Tradicionalmente, a árvore de Natal é o pinheiro. Dentre suas características básicas, está a base mais larga, com a folhagem afunilando até chegar ao topo da árvore, onde colocamos a estrela. Em alguns países do Hemisfério Norte, como nos Estados Unidos, é tradição comprar um pinheiro de verdade.

Nós podemos adaptar para o contexto brasileiro. Sai de cena o pinheiro e entram opções como a palmeira-ráfia, a oliveira, a figueira-lira, a monguba e até mesmo árvores cítricas, como a laranjeira ou o limoeiro. Se plantadas em um vaso grande, elas podem ficar muito bem na sala. Ou, se você tiver um quintal grande, pode plantá-las e decorar sua árvore no jardim, aproveitando o clima fresco para uma ceia de Natal do lado de fora da casa.

2. Cores alegres

As cores “oficiais” do Natal são o vermelho, o verde e o dourado. Esses são os tons mais usados nas decorações, por influência de países do Hemisfério Norte. No entanto, não é por isso que limitaremos o visual da nossa decoração nessas três cores. É possível inovar e escolher um matiz diferente para a casa brasileira.

Uma boa dica é usar cores bem alegres para montar uma decoração tropical. O verde das folhas pode combinar muito bem com azul, vermelho e amarelo, cores típicas das estampas de chita. Outra ideia é apostar apenas no verde, em diversos tons. Só não esqueça de trabalhar bem com sua paleta de cores para criar uma decoração esteticamente bonita.

3. Folhas e flores

Uma das características do clima tropical são as plantas com folhas largas e verdes. Por isso, use-as à vontade. Você pode, por exemplo, usar folhas de bambu para amarrar uma guirlanda e finalizar com frutas secas coloridas, como a laranja.

Outra excelente ideia é apostar em folhas de samambaias e de palmeiras em pequenos vidros na mesa e pela casa. Elas até mesmo ajudam a refrescar um pouco mais o ambiente, o que é essencial no verão brasileiro.

Não fique só com as folhas verdes, mas adicione flores na decoração também. É possível montar guirlandas com elas, além de fazer belos arranjos de mesa. A sua árvore de Natal tropical também pode entrar na brincadeira. Que tal usar flores coloridas para simular as bolas de plástico?

4. Conchas e elementos do mar

natal tropical

Conchas e elementos do mar são ótimos enfeites para a decoração natalina

Uma boa praia tem tudo a ver com o Natal tropical. Por isso, os elementos do mar não poderiam ficar de fora da decoração. Para quem mora no litoral, pode ser mais fácil achar opções para decorar a casa no evento. Algumas sugestões:

  • um “terrário” de areia, algumas conchas e um Papai Noel na praia;
  • usar conchas para cobrir o pisca-pisca e criar um efeito muito bonito na sua árvore;
  • usar uma estrela-do-mar como destaque da árvore.

5. Frutas

natal tropical

Tenha na sua ceia frutas refrescantes

Se a mesa natalina no Hemisfério Norte é cheia de comidas quentes e pesadas, o ideal no nosso Natal tropical é investir em frutas refrescantes para lidar com o forte calor de dezembro. Por causa das suas cores vivas, elas ganham efeito decorativo também.

Existem muitas maneiras de usá-las. Uma ideia é colocar frutas coloridas dentro de recipientes de vidro na mesa. Por exemplo, uma seleção de limões ou de laranjas dentro de uma jarra comprida ficaria muito bonita em uma mesa de centro.

Outra boa ideia é montar espetos com frutas pequenas (morango, pedaços de abacate, maçã, melancia e uvas) e deixá-los na mesa. Além de lindos, servem como petiscos antes da ceia.

Uma terceira opção pode ser inovar: corte rodelas de abacate e equilibre-as simulando um pinheiro. Coloque mais rodelas na base, mais espalhadas, e vá diminuindo progressivamente até chegar ao topo. Depois, use palitos de madeira para grudar pequenas frutas, como uvas vermelhas, morangos, cerejas ou cachos de amora pela “árvore”, reproduzindo os enfeites.

6. Abacaxi

natal tropical

O abacaxi é grande tendência em um Natal tropical

Talvez você tenha notado que deixamos o abacaxi de fora das nossas dicas anteriores. Originária do Brasil, ela é talvez uma das frutas mais tropicais do mundo. Portanto, merece um espaço só para ela.

Atualmente, o abacaxi virou uma grande tendência em um Natal tropical. Existem diversos usos criativos para a fruta na sua decoração. Por exemplo, é possível pegar alguns fios, fazer uma bola com eles e pintá-los de amarelo e verde para criar enfeites no formato de abacaxi.

Usando a fruta real, uma boa ideia é usar a sua casca como suporte para arranjos de flores ou de outras frutas. Outra sugestão é pegar um abacaxi grande e usá-lo como uma miniárvore de Natal, decorando com algumas luzes e flores. O resultado fica muito bonito como centro da sua mesa.

Como você pode ver, existem muitas maneiras de usar elementos brasileiros para criar um verdadeiro Natal tropical na sua casa. Seguindo nossas dicas e usando a sua criatividade, você conseguirá montar uma decoração criativa e original, que fará muito sucesso com seus familiares e gerará muitas fotos legais para as redes sociais.

Se você gostou da ideia de montar um Natal tropical, compartilhe este texto nas redes sociais e marque alguns familiares para que eles ajudem a montar a decoração para a festa deste ano!