Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Decore sua árvore de natal sem perder o estilo da casa

Decore sua árvore de natal sem perder o estilo da casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O Natal é uma das festividades mais esperadas ao longo do ano, afinal, é um momento de confraternização com amigos e familiares. É uma ocasião cercada de magia e decorar a casa é uma ótima forma de aproximar a família e criar o clima que a data pede para receber o Papai Noel.

Um dos grandes símbolos é a árvore de natal, que costuma ser o ponto de partida da decoração e que atrai olhares encantados. Porém, essa peça central precisa ser escolhida com cuidado para que não destoe do estilo do seu lar.

A fim de ajudar você a deixar o clima ainda mais especial, separamos algumas dicas para decorar e montar a sua sem erros. Confira!

Decida onde a árvore de natal ficará

Família decorando árvore de natal.

O primeiro passo para acertar na escolha e montagem da árvore de natal é decidir onde ela será montada. É importante que seja um local que não atrapalhe a circulação das pessoas, de modo a evitar que alguém esbarre nela.

Além disso, o ideal é que fique em uma posição de destaque e, de preferência, próxima a uma tomada para facilitar na hora de ligar os pisca-piscas. Normalmente, a árvore fica na sala de estar, já que é onde a reunião de natal acontecerá e é o lugar de maior convívio da casa.

Entretanto, evite colocá-la ao lado da TV, já que, quando estiver acesa, pode atrapalhar o momento de diversão. Posicioná-la no canto é uma boa opção, já que não estará no caminho e a iluminação, ao refletir na parede, ganha um aspecto interessante.

Escolha o tipo adequado

Com o local definido, é o momento de escolher o tipo de árvore certo, ou seja, que melhor se encaixa no espaço e no estilo da sua casa. Em uma rápida pesquisa online, dá para perceber que existem vários tipos de pinheiros em cores e tamanhos diferentes.

Para não errar, tenha em mente a altura da sua sala e, assim, defina o tamanho ideal. O pinheiro precisa estar a, pelo menos, dois palmos abaixo do teto para que não dê a sensação de achatamento.

Ainda é necessário optar pela quantidade de galhos — quanto maior o número, mais cheia ela ficará. Porém, é importante pensar que se a sua sala for pequena, uma árvore muito volumosa pode deixá-la com aspecto menor. Logo, tenha cautela ao escolher.

Também há no mercado opções que já têm a iluminação, o que dispensa o uso dos pisca-piscas, então isso fica a seu critério.

Considere as cores da decoração

Árvore de natal com decoração mista.

Para que a sua árvore de natal orne com o estilo da sua casa, é essencial considerar as cores. Há modelos de diferentes nuances, desde os com galhos brancos ou verdes, aos coloridos — como vermelho ou roxo — e com efeito de neve apenas nas pontas.

O verde é um tom relativamente neutro e combina com tudo. É uma alternativa para quem quer algo clássico e natural, sem arriscar demais. Já o branco é incomum e traz um toque de elegância, desde que os enfeites sejam bem escolhidos e posicionados. As opções coloridas são para quem não tem medo de ousar e prefere um visual despojado.

Entretanto, a árvore é o pano de fundo da decoração, afinal, o que faz ela se destacar são os adornos. Por isso, é imprescindível montar uma paleta de cores harmônica com o seu lar.

O vermelho e o dourado formam uma combinação clássica e acolhedora, que tem tudo a ver com o Natal. O branco e o dourado criam uma composição elegante, assim como o prateado. O azul e o branco são nuances mais calmas e dão origem a uma alternativa leve.

Já quem deseja algo diferente, pode investir nas paletas coloridas, que trazem uma proposta descontraída. Tons como o azul, roxo e rosa são uma boa aposta e oferecem certa irreverência para a árvore de natal.

A dica para harmonizar o estilo da sua casa com o pinheiro é observar as cores presentes na sua decoração e, com o auxílio do círculo cromático, descobrir quais harmonizam melhor e se complementam.

Cuidado com os exageros

Árvore de natal iluminada

Na hora de enfeitar o seu pinheiro de natal, é fácil levar para casa inúmeros adornos e terminar com um efeito bagunçado e exagerado. Afinal, com tantas novidades, fica difícil comprar apenas o essencial.

Para fugir desse resultado, o ideal é respeitar o tamanho da sua árvore e começar a decoração pelos pisca-piscas. Ao posicionar a iluminação primeiro, dá para ter noção dos espaços que precisam de elementos decorativos, além de criar pontos de luz por dentro dos galhos.

Opte por adereços grandes como laços, bolas, renas, bonecos de neve e Papai Noel em pequenas quantidades. O melhor é posicionar esses enfeites primeiro e compor a decoração com outros menores. Os adornos pequenos também devem ser adquiridos com cautela, já que, se forem colocados em grande quantidade, tornam o visual confuso.

Conforme for posicionando os itens, afaste-se e observe se a árvore tem “buracos”. Esses espaços precisam ser preenchidos para que o aspecto fique bonito.

Os festões servem para dar volume ao seu pinheiro, logo, se o modelo já for cheio, não há necessidade de usá-lo. Ao final, escolha um enfeite imponente para o topo, como uma ponteira, uma estrela ou um grande laço.

Cuide da decoração da base

A base da árvore de natal também requer atenção, já que não dá para ter um pinheiro bem elaborado e, ao olhar para o chão, ver os pés descobertos. Por isso, pense em colocar um tapete com temática natalina ou que tenha a ver com o estilo adotado.

Distribuir os presentes embaixo da árvore é uma tradição dessa época. Para quem ainda não os comprou, vale apostar em caixas vazias e embrulhar com um papel de acordo com a paleta de cores e um laço.

Traga personalidade para o resultado

Assim como a sua casa, a árvore de natal precisa de personalidade na decoração. Uma ótima forma de trazer esse aspecto é recorrer a adornos com recordações de viagens, pendentes com fotos da família e itens feitos à mão.

Inclusive, reunir as pessoas especiais para confeccionar os seus próprios enfeites pode se tornar uma nova tradição. Além de ser algo único, dá origem a relíquias e lembranças vivas ao olhar para o pinheiro.

Agora que você já sabe como montar e encaixar a sua árvore de natal no estilo da sua casa, basta escolher o modelo favorito, os enfeites e chamar os familiares para ajudar. Com cuidado e carinho, o símbolo dessa época do ano estará pronto para esperar a visita do Papai Noel no seu lar!

Gostou das dicas? Como você montará o seu pinheiro esse ano? Conte para a gente nos comentários!