Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Móveis brasileiros: como trazer mais brasilidade à decoração

Móveis brasileiros: como trazer mais brasilidade à decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O Brasil é o lar de vários povos com suas próprias crenças, hábitos e relações. Tamanha riqueza cultural inspira a criação de espaços conceituais, capazes de refletir o modo de vida de cada região. Em composições que carregam essas referências, os móveis brasileiros ganham destaque, aliando design e sustentabilidade em modelos que valorizam qualquer ambiente.

E você? Já pensou em agregar mais brasilidade à sua decoração a partir do mobiliário? Continue conosco e saiba como atingir esse objetivo!

Invista em peças de madeira

Escritório decorado com mobiliários rústicos e modernos

Brasilidade é reconhecer o que há de melhor em nossa terra e tirar proveito disso. E nada melhor que começar esse processo homenageando o famoso Pau-Brasil, árvore nativa da Mata Atlântica que deu origem ao nome do país. A madeira dessa espécie tem um tom avermelhado intenso, que pode servir de inspiração no momento de buscar pelas peças.

Você pode apostar em móveis com acabamento semelhante à cor do Pau-Brasil ou investir em opções mais rústicas, como a madeira de demolição clara ou escura. Afinal de contas, Brasil também é diversidade, e alternar os tipos de móveis na decoração é uma ótima maneira de refletir essa característica.

Também há opções de materiais que reproduzem madeira para serem usados em tampos de mesas, bases de balcões, painéis verticais e armários. Algumas cerâmicas, por exemplo, trazem superfícies com cores e estampas idênticas à madeira de diversas espécies nativas, como Aroeira e Imbuia.

Aposte na variedade de cores

Muito além do trio verde, azul e amarelo, a cartela que representa um território tão grande precisa de variedade. Mas também é certo que as cores básicas do Brasil são interessantes para fazer uma decoração mais temática e ajudam a destacar o tipo de referência usada na composição.

Explorar tons que surgem em inúmeros cenários e paisagens do litoral ou das regiões montanhosas é uma tática interessante. Nuances vibrantes são excelentes para incluir na paleta de cores. Experimente, por exemplo, pintar um móvel inteiro de vermelho ou de laranja para criar um contraste sobre um fundo branco.

Outra opção é unir tons alegres com a neutralidade das matérias-primas naturais, como uma cadeira de bambu com assento tingido de pink. Se preferir, você também pode manter as cores apenas nos itens que cobrem o mobiliário — uma toalha de mesa, um trilho sobre o aparador etc.

Misture estilos e tendências

Quarto moderno decorado com mistura de estilos e um toque de azul para dar cor ao ambiente

O caráter multicultural do país pode ser evidenciado com a utilização de peças que sigam estilos decorativos distintos. Assim, no Brasil, a mistura de elementos se mostra bastante marcante. A vantagem é que você consegue fazer a junção de tendências a partir da combinação de móveis brasileiros com diferentes tamanhos, formatos e acabamentos.

Fica muito boa a proposta de um ambiente que une a rotina corrida do meio urbano e a vida pacata do interior. Pense nas características de cada localidade para obter ideias de composição. Se o recinto traz a modernidade de São Paulo, por que não enriquecer suas paredes com as cores vivas do nordeste? No mesmo projeto, estampas tropicais lembram as praias do Rio, e os móveis rústicos a simplicidade das pequenas cidades do sul.

Formas orgânicas ou retilíneas? Linhas puras ou cantos ornamentados? Não se preocupe em fazer com que tudo siga a mesma linhagem. Afinal, a riqueza do modo de viver brasileiro estará refletida na variedade, na presença de cheios e vazios, no movimento obtido com diferentes volumes e texturas.

Valorize os elementos naturais

Área externa com elementos naturais e cores que se assemelham com as cores da natureza

A natureza, com sua flora e fauna riquíssimas, não pode faltar em uma decoração que abrange o conceito de brasilidade. Aves, mamíferos, plantas e elementos naturais podem surgir em pinturas artísticas sobre os móveis ou em tecidos estampados que revestem os estofados. Para os mais ousados, as formas de animais, de flores e folhagens ficam interessantes em detalhes entalhados sobre peças de madeira ou bambu.

Terra, areia e argila também trazem tonalidades interessantes para trabalhar no mobiliário. São nuances que passam pela suavidade do creme e bege ao intenso dos vermelhos e marrons. Inclusive, muitas das cores comumente encontradas em materiais naturais harmonizam bem com concreto, vidro, metal e superfícies sintéticas.

Agora, se você achar que rochas e mármores merecem aparecer na composição, existe a possibilidade de revestir móveis com cerâmica, trazendo estampas de pedras ou mosaicos. Esse tipo de aplicação fica melhor em peças com superfícies retas e sem detalhes, uma vez que elas facilitam a fixação das placas e garantem a durabilidade do trabalho.

Acrescente itens artesanais

Nada melhor que acessórios e objetos decorativos para agregar mais personalidade à decoração e aos móveis brasileiros, concorda? Nesse processo, priorize itens que possam trazer variedade de estampas, cores e texturas para a composição. A boa notícia é que há opções de artesanato de diversas regiões do Brasil para incorporar nos ambientes da sua casa.

Peças feitas à mão são as mais valorizadas e dão um toque particular ao ambiente. Alguns exemplos são:

  • pinturas e desenhos feitos à mão;
  • quadros com molduras em madeira;
  • cestos de vime;
  • cortinas de fibras naturais;
  • redes de descanso coloridas;
  • tapetes de palha ou sisal;
  • vasos de cerâmica;
  • esculturas de pássaros;
  • bonecos de tecido que representam o folclore.

É válido procurar, também, artigos que possam ser utilizados em conjunto com os móveis, como se fossem complementos. Que tal dispor mantas de fuxico sobre poltronas e sofás? Uma manta de retalhos na cama? Ou, ainda, cobrir as almofadas com capas de crochê? Peças costuradas manualmente são essenciais, porque trazem um toque rústico e valorizam o décor.

Se você gosta de plantas, aproveite o momento para preencher a casa com vasos e cachepôs. O verde da vegetação tem tudo a ver com o Brasil e traz um frescor interessante. Para potencializar essa sensação de espaço arejado, mantenha uma boa distância entre os móveis e garanta corredores de circulação confortáveis.

Ficou com vontade de agregar mais brasilidade à decoração da sua residência? Esse é um ótimo conceito para valorizar sua terra natal e receber os amigos com muito conforto. Então, aproveite o potencial dos móveis brasileiros, sejam eles inovadores, como os desenvolvidos por designers, ou mais clássicos, como os que são preservados pela família ao longo de gerações.

E que tal aproveitar para combinar essa nova tendência de móveis brasileiros com as cerâmicas com relevo? Confira agora mesmo várias ideias de aplicação!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida