Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

É possível revestir móveis com cerâmica? Descubra aqui!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se antes eram um recurso exclusivo para paredes e pisos, saiba que os revestimentos têm ganhado cada vez mais fãs no mundo do mobiliário.

Revestir móveis com cerâmica é uma maneira criativa e acessível de reformar peças antigas.

O estilo que resulta dessa customização conta com uma delicadeza inigualável. Além disso, pode trazer à tona uma memória afetiva muito prazerosa, principalmente para quem cresceu frequentando casas de campo ou fazendas.

Pronto para se inspirar e dar uma cara nova a seus móveis com cerâmica? Acompanhe nosso post!

Quais móveis podem ser revestidos com cerâmica?

São vários os tipos de móveis que podem receber aplicação de cerâmicas. São mais comumente utilizados em áreas gourmet, como um espaço de churrasqueira ou mesmo a varanda, no caso dos apartamentos.

A utilização de revestimentos em mobiliário sugere ambientes nos quais o preparo de alimentos é uma das funções importantes.

Sendo assim, os preferidos são tampos de mesas de refeição, assentos de cadeiras, bancos ou sofás sem estofamento, bancadas e armários, devido aos seus característicos traços mais geométricos.

As superfícies e contornos retos facilitam a fixação de cerâmicas com regularidade.

Como revestir móveis com cerâmica?

Existem duas maneiras principais de distribuir a cerâmica sobre os móveis. Ambos os trabalhos precisam ser cuidadosamente estudados, de maneira a aproveitar o material da melhor maneira possível.

A primeira é convencional: lado a lado. Esse método aproveita a regularidade e as dimensões das placas de revestimentos, como em paredes e pisos.

Aqui, é preciso ter o cuidado de dimensionar corretamente a área do móvel que vai receber a cerâmica, de acordo com as medidas das placas.

Já a segunda é do tipo mosaico, que pode inclusive aproveitar sobras de cerâmicas ou peças que já quebraram, formando uma estampa colorida ou algum desenho específico.

Nesse caso, as preocupações envolvem não deixar pontas afiadas proeminentes, além da necessidade de encaixar tudo como em um grande quebra-cabeça.

Para testar a localização de cada placa cerâmica ou fragmento, uma boa ideia é usar um molde de madeira com a mesma área que receberá a aplicação. Só então é possível iniciar o processo de assentamento.

Caso deseje executar o trabalho por conta própria, revestir móveis com cerâmica do modo tradicional é mais seguro, pelo fato de só serem necessários a argamassa e o rejunte na composição correta.

Primeiro, a superfície deve receber uma camada da argamassa, sobre a qual serão distribuídas as peças. Após a secagem, o rejunte deve ser aplicado, com o cuidado de retirar o excesso rapidamente com um pano úmido, para que não surjam manchas ou outros defeitos sobre a superfície.

Fique atento: para trabalhos em superfícies de madeira, prefira a argamassa colante, que é a mais indicada para o material. Além disso, utilize placas de menor espessura para ter o melhor efeito possível.

No efeito mosaico, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado, principalmente porque é indispensável o uso de equipamentos específicos para cortar as placas.

Que cuidados são necessários na aplicação e na manutenção?

A escolha dos revestimentos é importante, pois as cores e estampas utilizadas servirão como guia para o restante da decoração.

Dessa maneira, tenha em mente que, para não sobrecarregar o visual do espaço, a opção de revestir móveis com cerâmica deve estar entre as primeiras decisões no projeto de interiores.

É preciso, ainda, priorizar a qualidade dos revestimentos. Afinal, os riscos de danos são reduzidos quando apostamos em fabricantes preocupadas com a qualidade dos produtos e com a satisfação dos consumidores.

Portanto, faça uma boa pesquisa antes de comprar os materiais.

Além disso, seja o trabalho feito por conta própria, seja com a ajuda de profissionais, é essencial observar se as especificações do fabricante quanto aos materiais auxiliares estão sendo cumpridas.

Assim, você evita a ocorrência de prejuízos à decoração ou mesmo os riscos à integridade física dos usuários. Antes de começar, certifique-se também de que as superfícies estão regulares e limpas.

Gostou de aprender a revestir móveis com cerâmica? Para receber mais dicas e estar sempre por dentro do mundo da arquitetura e do design, curta nossa página do Facebook!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida