Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Democratização do design e sustentabilidade: incorpore essa ideia

Novidades
Autor: Pointer - Data:

Design democrático e sustentabilidade são conceitos que costumam orientar o trabalho de grandes profissionais. Entre eles, destacamos Maurício Arruda, arquiteto graduado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre pela Universidade de São Paulo.

Arruda desenvolve pesquisas na área da arquitetura e design sustentável desde 2000. Atualmente, ministra aulas e palestras, presta consultoria para diferentes marcas e ainda apresenta os próprios projetos concebidos em um programa de televisão.

Neste artigo, vamos contar sobre a trajetória profissional do arquiteto e mostrar como ele contribui para disseminar a ideia de fazer mais com menos. Acompanhe!

O trabalho de Maurício Arruda

Quando criança, Arruda já demonstrava interesse pela organização dos espaços e objetos da casa. Desde o início de sua carreira, procurou focar em soluções práticas e simples. Para ele, é importante democratizar o design e fazer com que novas ideias se tornem cada vez mais acessíveis à população.

Além disso, é essencial que os projetos sejam carregados de identidade para que transmitam a personalidade e o modo de viver de cada pessoa. Nesse sentido, o arquiteto afirma que não há um modo ideal de criar ou decorar um espaço, e toda solução é válida quando atende às necessidades do cliente.

Arruda acredita que a internet contribui para a troca de informações e experiências e para a divulgação das várias possibilidades na arquitetura. Na rede, é possível conferir detalhes dos produtos (procedência, processo produtivo, qualidade) disponíveis no mercado. Isso é um ponto positivo que também reforça a democratização do design.

Veja a seguir as principais características adotadas nas obras do arquiteto.

Racionalidade

O processo criativo deve ter racionalidade: começar com levantamento de dados (local, cliente), passar pela análise de uma equipe de profissionais e seguir um conceito. Essas etapas ajudam a manter o foco no resultado, mesmo se surgirem imprevistos e desvios no caminho.

Atemporalidade

Ainda que não se apegue a um estilo específico, Arruda busca conceber projetos atemporais, que mantenham um significado por longos períodos. Para ele, não existe uma cor, material ou objeto que possa ser considerado melhor ou pior que outro. O que existe é o uso correto de cada elemento, de acordo com o conceito.

Materiais duráveis

Como reflexo da sustentabilidade inserida em seus trabalhos, o arquiteto procura reaproveitar materiais e garimpar peças antigas, como objetos de família passados de uma geração a outra. São itens de baixo impacto ambiental e que garantem economia ao projeto. Recentemente, Arruda lançou sua própria linha de móveis ecológicos.

Design nacional

Produtos desenhados por profissionais brasileiros têm uma assinatura e se adaptam melhor à realidade da população. Muitas indústrias estão investindo nesse tipo de trabalho, a fim de criar marcas que possam atender às necessidades dos clientes.

A coleção Morada Brasileira — Em casa

Maurício Arruda sabe que o consumidor anda bem-informado e valoriza aquilo que é menos agressivo ao meio ambiente. Cada vez mais pessoas priorizam produtos fornecidos por marcas que trabalham a sustentabilidade em todas as suas vertentes.

Nesse sentido, o arquiteto se identificou com a Pointer. Sua parceria com a empresa permitiu o lançamento de uma coleção nova de revestimentos cerâmicos, intitulada “Morada Brasileira — Em casa“. Ela fala do Brasil e também carrega os temas design democrático e sustentabilidade.

A proposta veio com o objetivo de criar um portfólio mais interessante para a marca e está voltada para o aconchego, a informalidade e a identidade das residências brasileiras. As peças novas (disponíveis em grandes formatos e acabamento retificado) permitem compor ambientes distintos e adequados ao estilo de vida dos proprietários.

Nessa parceria, Arruda assina a linha Singular, com ladrilhos que representam a arquitetura moderna dos anos 50. A partir disso, surgem dois produtos bem urbanos: o Prisma e o Cardume. O primeiro é marcado por sobreposições de cores e formas. O segundo traz a simplicidade dos triângulos dispostos em diferentes sentidos.

Além da linha de Maurício Arruda, a nova coleção apresenta superfícies em cerâmica com reproduções e interpretações de mármoresmadeirasconcreto e pedras naturais. O que não falta é variedade de opções para personalizar ambientes a seu modo.

Gostou da novidade? Aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e inspirar outras pessoas com soluções criativas!