Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
decoracao-de-festa-junina

Decoração de festa junina:  3 passos para fazer uma festança

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se tem uma tradição que pulsa forte no coração nordestino é celebrar as festas de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo no mês de junho. Mas e se você quiser comemorar em casa? Nesse caso, nós temos as melhores dicas de decoração de festa junina para você organizar o melhor arraial do bairro!

Montar uma festa junina em casa para celebrar com a família e amigos é uma diversão por si só. As crianças se divertem ajudando com os enfeites e o seu lar fica lindo e colorido. Mas se você não sabe por onde começar, dê uma olhada nas dicas que separamos a seguir!

1. Decoração de festa junina em casa

Decoração de festa junina

Itens decorativos para festa junina

Quando pensamos em montar uma festa junina em casa, devemos começar a planejar o arraial pela decoração. Para isso, é preciso focar em espaço para as pessoas, funcionalidade e estética. Veja, abaixo, mais detalhes sobre cada um desses pontos!

Abra espaço para as pessoas se divertirem

Existe festa junina sem dança, forró e quadrilha? Se sim, nós não conhecemos. Portanto, o primeiro ponto no planejamento de decoração de festa junina é conseguir um bom espaço para recepcionar os convidados.

Dependendo da planta da sua casa, esse espaço pode ser na sua sala de estar, em uma garagem aberta ou no seu quintal e jardim. Se você levar a festa para o interior, o recomendado é tirar os móveis tradicionais para conseguir um espaço bem amplo.

Se você considerar que dentro de casa ficará muito apertado para o número de convidados — lembre-se de que as pessoas vão dançar e se divertir —, prefira montar sua decoração de festa junina no quintal ou garagem. Para isso, é preciso garantir que você conseguirá levar pontos de conexão com a rede elétrica — uma extensão, por exemplo — para ligar as luzes, aparelho de som e outros equipamentos elétricos.

Prepare superfícies para acomodar os comes e bebes

Ter espaço para um bom forró é essencial em uma festa junina, mas não podemos esquecer da comida boa, não é mesmo? Por isso, o próximo passo para montar a sua decoração é levar algumas superfícies para o local do arraial.

A quantidade de mesas e aparadores que você levará vai depender, claro, da quantidade de comida e convidados que você espera. Todavia, você precisará de, pelo menos, uma mesa grande para acomodar as comidas e um aparador para as bebidas.

Normalmente, os comes e bebes de festas juninas não exigem garfos e facas, mas é interessante deixar alguns descartáveis para quem precisar. Isso também acontece com cadeiras e mesas: tradicionalmente, não são usados, mas as pessoas podem se cansar e querer um espaço para sentar e conversar um pouco durante a festa, pode ser um sofá ou banquinhos decorados.

Faça bandeirinhas, balões, fogueiras e fitas para enfeitar a casa

Com a estrutura da sua festa montada, chegou a parte mais divertida: decorar tudo! Como você já sabe, uma festa junina pede uma decoração cheia de cores, tecidos e texturas. Você pode comprar tudo pronto, mas fica legal se fizer a decoração você mesmo.

Comece com a decoração para as mesas de comes e bebes. Você pode usar uma toalha de juta para um aspecto mais caipira ou uma toalha de chita estampada para um visual mais colorido e divertido, fica a seu critério. Ainda na decoração das superfícies, você pode improvisar alguns chapéus de palha como “porta-doces”, organizando sacos de pipoca doce, queijadinhas e porções de cocada e canjica.

Na decoração da festa junina, não esqueça das tradicionais bandeirinhas. Uma tradição divertida é reunir as crianças para cortar os enfeites, amarrá-los com barbante e espalhá-los pelo arraial. As bandeiras podem ser de feitas de TNT ou papel, mas também podem ser as de plástico, que são reaproveitados para outros anos.

Para finalizar a sua decoração, adicione fitas de cetim pelo espaço da festa. Também não se esqueça dos tradicionais balões, eles não devem mais ser soltos no ar, mas podem continuar como elementos decorativos na festa.

O importante é manter o aspecto de prisma do balão e tentar encaixá-lo em algum lugar na sua decoração. Uma sugestão boa é montar balões em tamanhos diferentes (alguns maiores e outros bem pequenos) para espalhar pelo espaço. Uma alternativa é colocar um bocal de lâmpada dentro do balão para fazer uma lanterna decorativa muito bonita.

Não esqueça de avisar para todos irem fantasiados

Uma decoração de festa junina não está completa sem os convidados fantasiados, não é mesmo? Quando for chamar o pessoal para a festa, não esqueça de avisar que é para vir a caráter.

O ideal é que as fantasias sejam muito coloridas, como é tradicional da festa mesmo. Para a sua vestimenta, aposte em cores como o amarelo, azul, vermelho ou laranja.

2. Brincadeiras para uma festa junina caseira

Decoração de festa junina

Convidados se divertindo na festa junina

Você pode já ter cuidado de toda a decoração da festa junina com as dicas anteriores, mas não pense que seu planejamento acabou. Você ainda tem coisas a decidir como as brincadeiras para as crianças e adultos.

Para entreter os mais novos, a brincadeira mais tradicional é o quebra-pote. Para realizá-la, basta um pote de barro cheio de doces e guloseimas, uma fita para fazer de venda e um pedaço de madeira. A partir disso, é só organizar as crianças e dar uma chance para cada uma tentar quebrar o pote estando vendada.

Outras brincadeiras divertidas e fáceis de fazer em casa envolvem as tradicionais corridas de saci, corrida de saco e de três-pés. Cada uma pode ter um prêmio especial, como um doce, para os vencedores.

Para completar, separe alguns chapéus de palhas pelo local da festa com pedaços de papéis e canetas para o Correio Elegante. As crianças podem entregar as mensagens e receber doces como “recompensas” pelo trabalho.

3. Quais comidas não podem faltar em uma festa junina

Decoração de festa junina

Comidas típicas da festa junina

Para concluir a organização da sua festa junina caseira falta apenas cuidar das comidas tradicionais do arraial. Os principais pratos que não podem faltar são os seguintes:

  • bolo de milho;
  • milho assado;
  • canjica;
  • pamonha;
  • bolo de macaxeira;
  • pipoca doce;
  • queijadinha;
  • curau;
  • pé de moleque;
  • arroz doce;
  • bolo de fubá.

São tantas delícias que dá água na boca, não é mesmo? Se você sentir que ficou com muito trabalho para fazer tudo isso, o recomendado é combinar com os convidados para que cada um leve um prato. Assim, a festa junina fica farta e ninguém fica sobrecarregado.

Agora que você já sabe como montar a decoração de festas juninas, é só começar a se preparar para fazer o melhor arraial da região na sua casa. Divirta-se bastante e celebre esse evento tão enraizado na cultura nordestina e brasileira.

Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e marcar seus familiares e amigos com um convite para as festas deste ano.