Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
estampas-de-patchwork

Estampas de patchwork na decoração: entenda como usar essa linda tendência

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você já pensou em usar estampas de patchwork na decoração da sua casa? Então saiba que essa é uma tendência muito interessante para quem tem afinidade com atividades artesanais e pretende dar aquele toque especial no lar! Afinal, a técnica permite que você explore sua própria criatividade e dotes artísticos, para agregar mais cor e harmonia ao ambiente.

Entenda agora mesmo o que é patchwork e saiba usar esse recurso para personalizar o estilo da sua casa!

O que é patchwork e quais são as características dessa técnica?

Patchwork é uma técnica artística, que consiste em emendar diferentes pedaços de materiais, para criar mosaicos, desenhos e diferentes padrões em peças. Normalmente, esse trabalho é feito com tecidos, o que origina seu nome no inglês e significa “trabalho de retalho”.

A origem do patchwork data desde a origem da costura em si. Faraós egípcios do século IX a.C. já usavam roupas com técnicas parecidas. Atualmente, a tendência voltou com força, devido à enorme quantidade de materiais e ferramentas que contribuem para a realização desse trabalho. Só no Brasil, esse mercado movimenta mais de R$ 13,6 bilhões por ano, o que revela seu destaque.

Como usar estampas de patchwork na decoração de casa?

Existem várias formas de usar as estampas de patchwork na sua casa. Afinal, esse trabalho é bem versátil, podendo ser escolhido de acordo com o seu perfil e a decoração do seu lar. Confira algumas sugestões abaixo!

1.   Em objetos decorativos na casa

estampas-de-patchwork

Almofadas com estampas de patchwork

O primeiro ponto em que as estampas de patchwork podem ser usadas é nos objetos decorativos da casa. Afinal, essa técnica contribui para o visual das peças, podendo ser planejadas de modo a harmonizar com as outros adornos em cada ambiente. Especialmente aqueles que já são originalmente revestidos por tecido, como:

·        almofadas;

·        colchas;

·        lençóis;

·        toalhas;

·        travesseiros;

·        puffs;

·        cadeiras;

·        poltronas.

Para alcançar o melhor resultado, harmonize as estampas em patchwork com o restante da decoração do ambiente. Utilize as mesmas cores (ou tons complementares) que os usados na parede, chão e outros objetos do cômodo.

2.   Para modernizar o ambiente com geometria

Algo que caracteriza muito bem o design contemporâneo é o uso de formas geométricas. Nesse caso, quadrados, retângulos, triângulos e círculos são todos usados para dar um toque de charme e elegância na decoração. E como as figuras geométricas fazem parte da própria natureza das estampas de patchwork, é possível conseguir investir em vários modelos para acompanhar essa tendência.

Podemos aliar essa ideia com a anterior. Um exemplo é uma capa de almofada com padrão quadriculado no sofá da sala. Outra opção é uma colcha feita de triângulos em tamanhos diferentes no quarto. O mais importante é garantir que as cores dos tecidos usados na técnica são compatíveis com a decoração do ambiente.

Apostando no patchwork em tecidos mais coloridos e aconchegantes, você dará um aspecto mais confortável e divertido para sua casa. Outra opção é usar panos mais firmes em cores neutras e escuras, como preto, cinza ou marrom, para uma decoração mais elegante.

3.   No revestimento da parede

estampas-de-patchwork

Quarto revestido com a linha Mônaco Nude

Tradicionalmente, o patchwork é feito com tecidos. Mas, na hora de decorar a sua casa, você pode inovar usando o mesmo método com outros materiais e conseguir resultados incríveis. Uma ideia é aplicá-lo no revestimento das paredes, utilizando diferentes peças para montar um painel na parede ou destacar alguma parte do banheiro, por exemplo.

Para ter esses efeitos, você pode apostar em algo diferenciado, como pisos, cerâmicas ou azulejos estampados. Desse modo, usando a criatividade e observando alguns modelos, é possível inovar e deixar os ambientes do seu lar ainda mais diferenciados. Confira algumas linhas desses materiais:

·        Patchwork;

·        Monaco;

·        Singular.

Se você deseja ter mais opções de escolha, listamos algumas peças de outras linhas com o mesmo estilo:

·        Renascença;

·        Barbara;

·        Bico de Jaca Azul;

·        Bossa;

·        Pastilha Bossa Mar;

·        Artesanal Mescla;

·        Mos Cocal Lenho.

Outra ideia interessante é comprar peças de revestimento isoladas, de diferentes modelos, e montar o painel com a sua criatividade. Por exemplo, as peças do Atacama Grafite, Atacama Marfim e Atacama Terra formariam um mosaico incrível para a parede de uma varanda.

4.   No revestimento do chão também

estampas-de-patchwork

Cozinha revestida com a linha Singular Prisma Mix

Assim como as paredes, o chão da sua casa também pode ficar bem interessante se revestido por um trabalho de patchwork. Aliás, usar essa técnica no piso de um cômodo é uma escolha ousada, mas que gera resultados incríveis, oferecendo padrões geométricos e muita criatividade.

A escolha de revestimentos, nesse caso, segue a mesma lógica do item anterior: ou utilizar linhas específicas inspiradas em trabalhos de patchwork ou montar seu próprio mosaico com peças de modelos diferentes.

O segredo é ter em mente, antes de começar, exatamente o que você quer atingir. Se a ideia é um visual mais harmonioso, escolha revestimentos de cores que combinam entre si e com o resto da decoração. Essa é uma opção indica especialmente para ambientes mais acolhedores, como a sala ou o quarto.

Já se seu objetivo é algo mais vibrante e contrastante, pode ousar um pouco mais e montar um mosaico de patchwork colorido no chão. Em ambientes como o banheiro e a cozinha (onde passamos menos tempo), essa técnica funciona bem, especialmente porque não cansa nossos olhos e há espaço para ser menos ortodoxo.

5.   Em móveis específicos da casa

Para que você tenha um resultado satisfatório no design da sua casa, é preciso levar em conta todos os elementos presentes, desde as paredes e pisos, até os móveis e objetos decorativos. Afinal, dessa forma, você conseguirá construir um ambiente harmônico e que tenha o seu toque pessoal.

Pensando nesse diferencial, você também pode investir na estampa de patchwork para seus móveis. Aplicando a técnica em alguns pontos específicos, como na cama, no sofá ou na mesa da cozinha, será possível trazer algum destaque para ambientes que comumente são mais clássicos.

Além de usar a tendência em coberturas para os móveis, como colchas, lençóis e forros, também é possível revesti-los em patchwork. Por exemplo, se você forrar gavetas, armários ou escrivaninhas com tecidos, pode criar uma decoração com efeito diferente e bem original.

Uma coisa a se ter em mente é que o patchwork é uma técnica importante para imprimir personalidade na decoração da sua casa, graças à sua liberdade criativa. Quem tem uma personalidade mais amena, por exemplo, pode usar o recurso para harmonizar e expressar essa suavidade em alguns pontos da casa.

Um bom exemplo é combinar um revestimento mais delicado, como o Ritmo Branco ou o Mosaico Bianco, com alguns móveis decorados em patchwork com tons amenos, como um rosa pastel ou lilás suave.

Nesse exemplo, o uso do patchwork na decoração do móvel ajuda a expressar a personalidade do dono da casa e harmoniza com os outros elementos do ambiente.

6.   Como fonte de cor harmoniosa

Um bom trabalho com as cores tem potencial para deixar sua casa bastante harmoniosa, e investir em estampas de patchwork, seja em tecido ou revestimento, pode ajudar muito. Isso porque um dos grandes atrativos dessa técnica é a sua capacidade de unir cores e estampas, combinando-as de forma inovadora.

Diferentes retalhos ou peças de mosaicos ajudam a mesclar várias tonalidades em um mesmo ambiente. Por isso, o patchwork na decoração, seja na parede, no piso, nos objetos ou nos móveis, amarra a combinação de cores do cômodo e dão vida a ele.

7.   Em contraste com o ambiente

Além de harmonizar as cores em um ambiente, as estampas de patchwork podem ter um efeito exatamente oposto: criar contraste. Imagine uma sala com piso revestido em cor terra, paredes beges, tapete cinza e um sofá grafite. Parece um local muito sério, concorda? Nesse caso, uma manta decorativa, feita em patchwork com tons mais fortes e vibrantes, transformaria o local.

Como você pôde ver, as estampas de patchwork são uma tendência poderosa para incrementar a decoração da sua casa. Afinal, alguns simples toques são capazes de trazer vida, aconchego e elegância para qualquer ambiente! E essa é apenas uma das técnicas que têm esse poder restaurador! Outro elemento simples e que faz a diferença na sua decoração são os rodapés de cerâmica. Então, confira agora mesmo como e onde usá-los!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida