Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Maurício Arruda

A criatividade e o encanto de Maurício Arruda

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ele é um dos principais arquitetos do Brasil, comanda o programa de decoração com maior audiência do Brasil e tem peças de design no acervo do MAM. Estamos falando, é claro, de Maurício Arruda.

Com sua visão criativa, Maurício criou uma carreira impecável, causando impacto positivo em todos que entraram em contato com sua atuação profissional.

Como começou a jornada de Maurício Arruda?

Maurício Arruda

Maurício Arruda e o designer da Pointer, Gladimir Flores, conversam sobre a linha Pedras Brasileiras

Originalmente, Maurício estudava Administração de Empresas na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. Durante uma aula, um professor viu um desenho de Maurício e sugeriu que ele fosse conhecer o prédio de Arquitetura, que poderia ter mais a ver com ele. “Chegando lá, bati o olho e vi que era aquilo que eu queria. Esse era o meu universo”, relembra o arquiteto.

Formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina, Maurício prosseguiu na carreira acadêmica, se tornando Mestre em Arquitetura com foco em estudos sobre sustentabilidade, na USP.

Pouco tempo depois, conheceu Fábio Mota — que já tinha ocupado cargos de direção em multinacionais, como a Natura — e, juntos, fundaram o escritório Todos Arquitetura. Não demorou muito e Laís Delbianco, diretora de projetos, entrou como sócia para que o escritório alcançasse a posição de liderança que ocupa atualmente no mercado brasileiro.

Além de trabalhar com projetos do escritório de arquitetura, Maurício atuou como designer de produtos para várias marcas importantes no país, como Tok&Stok, Natura e Skol. Para completar, ele tem algumas criações no acervo de Design do Clube de Colecionadores do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

Um dos pontos de maior destaque na carreira de Arruda é a apresentação do programa Decora, no GNT, que ele assumiu em 2016. Desde então, já foram incríveis 4 temporadas de grande sucesso e audiência.

Além de atuar como apresentador, urbanista e designer, ainda encontrou tempo para lecionar e ajudar a formar as novas mentes da área, ministrando aulas por 10 anos em instituições como o SENAC, o IED (Istituto Europeo di Design) e a Escola Panamericana de Arte.

Qual é a visão profissional de Maurício Arruda?

Maurício Arruda

Maurício Arruda no lançamento da coleção Morada Brasileira / Stories, da Pointer

Uma das características que destaca a atuação do Maurício é a sua visão do que é o design e a arquitetura. De acordo com ele, um trabalho de reforma ou decoração de interiores pode ser melhor descrito como um diálogo entre o profissional e o cliente.

Quem assiste ao Decora ou já teve a oportunidade de trabalhar com Maurício Arruda sabe o que isso significa. Na visão dele, o dono da casa tem muito a falar sobre o projeto. É possível ver como ele insere os clientes e participantes do programa na tomada de decisões. Afinal, depois que ele terminar o trabalho, quem viverá naqueles espaços são essas pessoas e, portanto, é o ponto de vista delas que precisa estar ali.

Outro traço marcante da visão profissional de Maurício Arruda é a preocupação com a sustentabilidade, desde o cuidado com o entulho de cada reforma até o meio de produção das peças, móveis e técnicas que utiliza em seus trabalhos. Essa é, inclusive, uma das características que ele compartilhou com a Pointer no trabalho realizado em parceria com a gente.

Qual é a ligação de Arruda com a Pointer?

Você sabia que Maurício Arruda desenvolveu duas linhas de cerâmicas em parceria com a Pointer? Pois é! Unindo bom gosto e qualidade na produção, as linhas criadas mostram a dedicação e inspiração que ele tira da cultura e tradição brasileiras na hora de desenvolver seus projetos.

Linha Singular

Maurício Arruda

A linha Singular, da Pointer, leva assinatura de Maurício Arruda. Aqui, Cardume Cinza, que traz suavidade ao ambiente com a combinação de triângulos

Lançada em 2018, a linha Singular foi a primeira parceria. Nela, Arruda reinterpreta uma técnica nacional muito conhecida e usada desde a década de 1950: o ladrilho. E o que faz da linha tão especial é o olhar contemporâneo que adapta o recurso aos tempos atuais.

Maurício Arruda

Prisma é o outro produto da linha Singular, assinada por Maurício Arruda para a Pointer. A estampa é uma sobreposição de cores e formas geométricas

Com as opções Prima e Cardume — cada uma com duas variações de cores —, a linha é muito versátil e pode ser aplicada tanto nas paredes, quanto nos pisos das casas. O Prisma aposta na sobreposição de cores e formas geométricas para criar um efeito moderno para qualquer ambiente. Já o Cardume investe na combinação de triângulos para trazer suavidade aos espaços.

Pedras Brasileiras

Maurício Arruda

Sala de estar revestida com piso Parque Lage, da linha Pedras Brasileiras, criação de Maurício Arruda inspirada nas construções históricas do Brasil

A segunda parceria com a Pointer resultou na linha Pedras Brasileiras, lançada em 2019. No processo de pesquisa, Maurício viajou para conhecer alguns pontos históricos do Brasil, como a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis, o Parque Lage, no Rio de Janeiro, e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, para ver de perto o uso de pedras nas construções.

Maurício Arruda

Quarto sofisticado revestido com piso em cerâmica Assis, da linha Pedras Brasileiras, que deixa o ambiente com um toque de brasilidade. Valorizar a nossa cultura é um dos pontos importantes do trabalho de Maurício Arruda

O conhecimento e a experiência deram origem às cerâmicas Jurerê, Parque Lage e Assis, que reproduzem algumas das pedras mais importantes do Brasil. Para quem quer aplicar uma decoração rústica em casa, mas que ao mesmo tempo tenha um toque de brasilidade, esses produtos são ideais.

Por onde acompanhar o trabalho do arquiteto?

Além de ser muito talentoso, Maurício Arruda se dedica a dar dicas e ensinar as pessoas a expressar melhor suas personalidades na decoração dos próprios lares. Por isso, vale a pena acompanhar o trabalho dele para acessar esse conteúdo e aplicá-lo na sua casa.

No canal do YouTube, ele dá muitas dicas legais de decoração e reformas, desde como escolher um sofá até um acompanhamento da reforma que ele faz no próprio apartamento. Para conhecer mais sobre seu trabalho, você também pode conferir o livro do Decora, que foi lançado em fevereiro de 2019 e está disponível nas principais livrarias do país.

Esse é Maurício Arruda, um dos principais arquitetos e designers do Brasil na atualidade. Seu trabalho é incrível e visa democratizar a decoração e o design, levando esses conceitos para o grande público.

Se você gostou de conhecer o trabalho dele e quer saber como ter em casa os produtos que ele desenvolveu com a Pointer, entre em contato e saiba como podemos ajudar!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida