Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

No Dia dos Pais, surpreenda com uma decoração inovadora

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Alguns presentes de Dia dos Pais já se tornaram clichês da data, como gravatas, camisas, pijamas ou relógios. Outros, no entanto, podem fazer com que essa data seja um evento especial para a sua família. Renovar a decoração da casa para o seu pai, por exemplo, pode ser uma bela surpresa, especialmente se envolver todos em um projeto único. Se você se interessou por essa ideia original, confira nossas dicas a seguir!

Qual cômodo da casa será renovado

dia dos pais

Se o seu pai é um homem elegante e se preocupa com o visual, decorar o banheiro dele com tons de cinza é uma ótima escolha. Nesse ambiente, parede Urbana Grafite e piso Bellini Nero

O primeiro passo para preparar uma renovação surpresa para o seu pai é escolher em qual dos cômodos trabalhar. Para isso, é importante avaliar o orçamento disponível para o presente (sabia que é possível renovar gastando pouco?) e as preferências pessoais do presenteado.

Cada pessoa costuma passar mais tempo em um determinado espaço da casa. Algumas, por exemplo, dão mais importância a um espaço confortável e aconchegante na sala de estar para assistir televisão e relaxar. Outras são apaixonadas por culinária e adorariam ter uma cozinha renovada ou uma varanda gourmet para fazer churrascos. Outros cômodos passíveis de renovação são o quarto, o banheiro ou o escritório, por exemplo.

O importante é deixar que a personalidade e as necessidades do seu pai indiquem qual o cômodo será renovado. Afinal, o presente é para ele, não é mesmo? Então, escolha o ambiente que ele mais gosta e monte um projeto interessante para a renovação, visando adicionar funcionalidade e beleza a esse espaço.

O tipo correto de decoração para o seu pai

dia dos pais

Seu pai gosta receber os amigos? Então investir na decoração da varanda é a escolha certa! Paredes Industrial Brick Red e piso Pietra di Basalto Oil deixam o local rústico e aconchegante, ideal para relaxar e conversar

Depois de escolher qual é o cômodo ideal para esse presente, é hora de montar um projeto de renovação que seja perfeito para o seu pai. Para isso, comece definindo a função que aquele espaço passará a ter.

Suponha, por exemplo, que seu pai esteja em vias de se aposentar (ou já se aposentou) e goste muito de realizar trabalhos manuais. Que tal preparar a garagem dele para se transformar em um ateliê ou oficina onde ele possa curtir esse hobby? Ou, quem sabe, imagine que ele seja apaixonado por cinema. Nesse caso, por que não transformar a sala de estar no lugar perfeito para um cinéfilo?

Definida a função da reforma, é hora de pensar no aspecto estético da decoração. Afinal, um ambiente agradável é aquele que combina bem a funcionalidade com a beleza.

Busque um estilo decorativo que dialogue com a personalidade do seu pai. Pode ser que ele seja um pouco mais rústico, o que combinaria com a decoração industrial. Já um pai elegante pode apreciar algo simples. Existem ainda o estilo náutico, o urbano e diversos outros para escolher.

O próximo passo é estabelecer o que será necessário para aliar a funcionalidade escolhida com a decoração selecionada. Anote em um papel todos os itens que serão requisitados, sem esquecer da iluminação, dos revestimentos de piso e parede, da combinação de cores e dos móveis para a reforma.

Além disso, veja o que será possível aproveitar da casa atual e o que será comprado, dividindo os valores entre todas as pessoas que participarão do presente.

Reúna toda a família para colaborar no Dia dos Pais

dia dos pais

O sonho de muitos pais é ter uma área externa para receber a família e os amigos. Então investir na decoração desse ambiente deixará seu pai bastante feliz. O piso com Ilhéus Canela, da linha Tropicália, e Riacho Doce, da linha Lazer, é a combinação perfeita para uma área de convivência

Com tudo pronto para a grande reforma, será necessário que o pai saia de casa antes da movimentação. Por isso, combine com algumas pessoas (alguns amigos ou familiares) para tirá-lo de casa por alguns dias para que a reforma possa acontecer. Uma boa ideia é sugerir um fim de semana numa cidade turística próxima, por exemplo.

Com o pai fora de casa, chame todos os filhos e amigos para um mutirão de reforma. A surpresa ficará muito mais valiosa e significativa se todos trabalharem juntos para personalizar cada detalhe (além de ficar muito mais fácil de cumprir a tarefa).

Não esqueça de começar a reforma pelos elementos estruturais (revestimentos, tubulação ou fiação elétrica), passando para os móveis principais e finalizando com os itens decorativos. É importante seguir a ordem certa para não ter mais trabalho depois e nem danificar o que já foi feito.

Escolha bons itens de decoração para complementar o presente

dia dos pais

Se o seu pai preza pelo descanso, a melhor opção é redecorar o quarto. O piso revestido com Tijuca Mix, da linha Tropicália, torna o ambiente aconchegante, trazendo a natureza para dentro de casa

Antes de terminar a reforma surpresa para o seu pai, lembre-se de decorá-la com itens bonitos e funcionais. Os objetos ideais dependerão, é claro, do presente em si e do seu objetivo.

Por exemplo, suponha que a ideia seja transformar uma garagem coberta em uma oficina de atividades manuais. Além de um piso revestido por um material fácil de limpar, como a cerâmica, o espaço pode exigir armários para guardar os materiais, uma bancada para trabalho e ferramentas específicas, além de uma iluminação adequada, que permita ver com clareza.

Já uma garagem gourmet precisará de uma churrasqueira espaçosa, um revestimento próprio para ambientes de cozinha (que não absorva gordura no chão e na parede e seja fácil de higienizar), um balcão para trabalhar e instrumentos como facas, tábuas, avental, garfos e outros objetos utilitários e decorativos.

dia dos pais

Para os pais que gostam de cozinhar, redecorar a cozinha é um excelente presente. A parede com Industrial Brick Red aliada ao piso Urbana Grafite traz rusticidade para o ambiente, além de deixá-lo bem bonito e moderno

Um pai cinéfilo, por sua vez, adoraria uma sala de estar decorada com um piso que reproduz madeira, um tapete bonito, uma poltrona bem confortável e reclinável, cortinas blackout para deixar o lugar escuro, um sistema de iluminação controlável e uma TV ampla e com boa resolução. Para complementar, que tal baldes de pipoca, uma estante para guardar DVDs, um suporte de bebidas e alguns pôsteres dos filmes favoritos do seu pai?

Deu para ver que o segredo de uma boa reforma é trabalhar cada uma das camadas do espaço (revestimento, móveis, objetos decorativos e iluminação) para obter a melhor combinação de funcionalidade e estética possível, não é mesmo? Assim, você criará um dos melhores presentes de Dia dos Pais que o seu pai já recebeu. Sem dúvidas, o evento ficará marcado na memória dele!

Se você gostou do artigo e já está planejando uma reforma para o seu pai, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre reforma!