Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
decoração da garagem

Aposte na decoração da garagem e ganhe um ambiente extra em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você sabia que um bom projeto de decoração da garagem pode transformar um ambiente negligenciado, bagunçado e cheio de objetos em um dos pontos mais agradáveis da sua casa? Pois isso é verdade.

É normal que a garagem seja um espaço de muita bagunça em uma residência. As pessoas deixam o carro ali e aproveitam para transformar o cômodo em um depósito informal, jogando qualquer objeto que não tenha mais utilidade. Mas ela pode ser muito mais do que isso, caso haja vontade em transformar o ambiente. Quer saber como? Então, siga a leitura!

Defina a função da sua garagem

decoração da garagem

Garagem transformada em uma mini academia

A garagem é um cômodo diferente dos outros da casa, mas a sua decoração começa pelo mesmo ponto: a função. Afinal, esse espaço será usado para o quê?

Na prática, a função principal da garagem é guardar o carro, mas ela pode ser aproveitada para diversos usos quando o seu automóvel não está ali. Por exemplo, o espaço pode ser usado para a confraternização de fim de semana com a família, se tiver algumas mesas, cadeiras e um cooktop portátil.

Outra utilização é transformar a garagem em um atelier de criações, tanto para projetos de costura, como trabalhos elétricos, em madeira ou outros materiais. Existe ainda a possibilidade de usar a garagem como um depósito organizado, pequena academia ou espaço de lazer e descanso.

Seja qual for a função, ela precisará de uma decoração específica para o uso. No caso de um espaço para comer, é necessário que a garagem seja muito bem iluminada e o revestimento do chão e da parede seja de fácil limpeza para lidar com a gordura e outros elementos da situação. Já uma garagem como espaço de leitura também precisa de bastante luz, mas precisará de um piso mais aconchegante.

Por isso, comece seu projeto definindo qual a função da garagem e, depois, anote em um papel quais as necessidades especiais daquele uso, para pensar como elas serão abordadas pela decoração.

Use uma boa iluminação na decoração

A iluminação será parte essencial do seu projeto de decoração de garagem, especialmente se o ambiente for fechado. Por causa disso, você deverá dedicar um tempo considerável pensando nas particularidades desse elemento.

O primeiro ponto a se considerar é que, na maior parte dos casos, você precisará de uma boa iluminação. Isso significa contar com lâmpadas com uma boa quantidade de lumens para garantir muita luz a um ambiente tradicionalmente fechado. Isso levanta uma problemática em relação ao gasto de energia elétrica com o cômodo, então é recomendado usar as lâmpadas LEDs atuais, que são mais econômicas.

O segundo ponto é como a luz vai impactar os outros elementos decorativos. Por exemplo, uma opção é colocar um revestimento que reproduz tijolinhos industriais na parede (fica muito charmoso em uma garagem gourmet, por exemplo). Nesse caso, é ideal usar uma luz amarelada, que deixa o ambiente mais aconchegante. Já em um ambiente mais neutro, é melhor ter uma luz branca.

Utilize aramados, prateleiras, armários e caixas

decoração da garagem

Garagem transformada em um ambiente de leitura

Pelo seu espaço, a garagem pode ser usada como um depósito para a sua casa. Não da maneira como a maioria delas é usada, com os objetos jogados e empilhados, mas sim de forma organizada e arrumada.

Para fazer isso, você pode usar uma seleção de prateleiras, caixas, aramados e armários funcionais, de modo a utilizar os espaços horizontais e verticais da garagem de maneira mais eficiente. Lembre-se de que esses objetos também são importantes elementos estéticos para a sua decoração e devem trabalhar em harmonia.

Por exemplo, um armário de madeira clara fica muito bonito quando usado em conjunto com um piso que reproduz uma pedra escura e uma parede de tijolinhos aparentes. Enquanto isso, um aramado mais escuro pode funcionar muito bem com um piso que reproduz a madeira.

Escolha o piso correto para a decoração da garagem

Como dissemos, a garagem pode ter várias funções: guardar o carro do dono da casa, ser um depósito organizado da casa, servir como espaço para confraternizações, atelier de projetos, cômodo de descanso e lazer etc. Por causa disso, a garagem exige objetos e revestimentos que sejam versáteis e ofereçam soluções para cada caso.

Vamos começar com o mais difícil: o carro. Em um dia comum, nós passamos com o veículo pelo chão da garagem pelo menos duas vezes (uma de manhã e outra à noite). Isso significa que o revestimento escolhido para o piso do ambiente deve ser resistente o suficiente para aguentar a pressão do veículo sem rachar ou quebrar.

Com base nesse requisito, temos algumas opções de revestimentos, se vamos usar a garagem como um espaço gourmet, o revestimento tem de ser de fácil manutenção e não manchar com gordura, refrigerantes ou outros líquidos. Já um ambiente de lazer precisa ter conforto térmico e não pode ter um piso quente, que segure o calor na superfície.

Por isso, nós recomendamos para o piso da sua garagem uma cerâmica de PEI 4, indicada para ser usada em garagens. Além da resistência necessária para suportar o impacto do carro, essa cerâmica é de fácil limpeza e manutenção, além de ser considerada um piso frio (que não segura o calor na superfície). O ideal é usar um modelo que tenha resistência ao escorregamento, para que não hajam acidentes quando o piso estiver molhado.

Separamos algumas sugestões para você:

Já para a parede, seu leque de opções é maior, mas o ideal é pensar na beleza estética e praticidade de cada alternativa. A escolha final vai depender da função que a garagem ganhará, mas sugerimos esses revestimentos:

Explore bem o jardim e o verde na garagem

decoração da garagem

Garagem transformada em um ambiente de descanso moderno

Uma garagem aberta apresenta alguns cenários diferentes que uma fechada. A presença de luz solar durante o dia, por exemplo, é uma delas. Outra é a possibilidade de ter um jardim, especialmente vertical.

Em tendência nas grandes cidades, o jardim vertical é uma maneira criativa e linda de adicionar verde e natureza na decoração de algum ambiente, especialmente em uma garagem. Existem algumas maneiras de instalá-lo no seu espaço. Acompanhe!

Separe uma (ou mais) paredes da garagem e monte o jardim vertical usando as plantas de sua preferência. Existem dezenas de opções, como samambaias, louro, salsa, manjericão, alecrim, cebolinha, planta-da-amizade, antúrio. O tamanho do jardim vai depender do seu espaço disponível e da sua vontade.

Outra opção é usando plantas trepadeiras para cobrir alguns muros ou treliças separadas por você, como as Primaveras, a Jade Vermelha ou a Falsa Vinha — cada uma delas com suas necessidades e trazendo uma cor diferente para a decoração.

Não esqueça de harmonizar o ambiente para receber o jardim vertical. Portanto, uma opção interessante é usar um piso que reproduz a madeira, como o Nativa Imbuia, que combina naturalmente com as plantas.

Com essas informações em mente, você tem tudo o necessário para começar a planejar um bom projeto de decoração da garagem e transformar esse espaço em um ambiente que será elogiado pelos familiares, amigos e vizinhos.

Se você ficou com vontade de decorar a sua garagem, compartilhe este post nas redes sociais e marque seus amigos para que eles deem sugestões de projetos para você!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida