Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
O que priorizar na reforma

O que priorizar na reforma quando o orçamento é apertado?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando o orçamento disponível está apertado, fica realmente difícil saber o que priorizar na reforma, não é mesmo? Será que o ideal é começar pela cozinha ou pelo quarto? O melhor é trocar a fiação ou providenciar móveis novos? Vale mesmo a pena fazer uma renovação quando o dinheiro é pouco ou é preferível esperar?

Com tantas dúvidas no ar, não é surpresa que muita gente prefira adiar as reformas, acabando por viver em ambientes que não estão como gostariam. Mas não precisa ser assim, viu? Com um pouco de planejamento e sabendo direitinho o que priorizar, dá sim para fazer a renovação que você quer mesmo com um orçamento pequeno. Quer saber como isso é possível? Então continue lendo!

Comece pelo revestimento do ambiente

Se o orçamento está apertado e você deve escolher o que priorizar na reforma da sua casa, então sugerimos que foque seus esforços em assentar os revestimentos da área que será renovada. Lembre-se, afinal, de que o revestimento é funcional, cumprindo um papel importantíssimo dentro do cômodo onde está instalado — especialmente em ambientes com umidade.

Espaços como o banheiro ou a cozinha, onde há muita água e outros tipos de líquidos, precisam de revestimentos que sejam impermeáveis. Caso contrário, as paredes desses ambientes absorverão a água, gerando infiltrações que podem apodrecer o reboco e gerar mais problemas do que você tinha antes de começar a reformar. Melhor não correr esse risco, não acha?

Outro motivo para priorizar a aplicação dos revestimentos corretos em ambientes úmidos envolve o risco de quedas. Materiais polidos ou sem resistência ao escorregamento podem causar acidentes sérios quando molhados. Coloque a segurança em primeiro lugar!

Por fim, não podemos deixar de dizer que o revestimento tem um papel visual importante nos cômodos, funcionando praticamente como sua base estética. É em cima dele que você trabalhará a decoração completa do ambiente, adicionando móveis, luzes e cores que harmonizem entre si.

Você pode começar a reforma no seu banheiro instalando o piso Neo Barroco Terra, que é resistente ao escorregamento e impermeável, passando depois à construção do restante da decoração ao apostar em móveis de madeira escura e uma pia de mármore branco, por exemplo. O resultado ficaria incrível!

Invista em soluções que diminuam seus custos

O que priorizar na reforma

Lâmpadas de LED que ajudam na redução de custos

Se você está com o orçamento apertado significa que falta dinheiro para fazer uma reforma mais robusta, correto? E isso é mais que normal! Sendo esse o caso, uma boa ideia é usar os recursos disponíveis para aumentar sua capacidade futura de poupança, fazendo alterações que diminuirão os gastos mensais com a casa.

Você já pensou em trocar suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, por exemplo? Acredite: a economia pode ser significativa. Assim, no fim do ano, terá juntado mais para investir em uma nova reforma. Alguns pontos da casa que podem se tornar mais eficientes e consequentemente diminuir seus gastos são:

  • comprar eletrodomésticos mais eficientes, que consumam menos energia;
  • consertar vazamentos na tubulação que aumentem sua conta de água;
  • comprar um arejador, peça instalada nas torneiras que pode gerar uma economia de até 80%;
  • mudar as janelas de posição para aproveitar melhor a luz do sol, diminuindo o uso das lâmpadas durante o dia.

De pouquinho em pouquinho, essas mudanças podem proporcionar uma economia significativa na sua casa, o que permitirá aumentar seu orçamento para novas reformas. Pronto para começar?

Faça um projeto completo de cada vez

O que priorizar na reforma

Arquiteta apresentando um projeto

Se passamos algum tempo vendo projetos no Instagram ou Pinterest, normalmente temos muitas ideias para mexer na casa inteira, não é verdade? Mas e quando o orçamento é apertado, o que priorizar na reforma? Pois o ideal é trabalhar um cômodo de cada vez.

Monte um projeto para aquela área e o execute com calma e dedicação, até que o espaço fique exatamente como imaginou. Só depois passe para o próximo cômodo e repita o processo.

E por mais que a recomendação seja começar pelos espaços com umidade, pois são os que mais se beneficiam da reforma, a ordem é totalmente opcional, ok? Você pode começar por aquele cômodo que mais tem vontade de mexer na casa, sempre considerando os incômodos de uma reforma e como executá-la sem causar grande impacto na sua rotina.

Opte por materiais de qualidade

Quando o orçamento para uma reforma é apertado, somos constantemente confrontados com uma série de questões, como usar um revestimento em cerâmica que reproduz tijolinho aparente na parede ou só passar algumas demãos de tinta, escolher esse ou aquele material?

Nessas horas, é grande a tentação de escolher a alternativa mais barata, mesmo que não vá ficar exatamente do jeito que queremos. Afinal, assim economizamos e dá para fazer mais, certo? Na verdade, errado! Quando poupamos na qualidade do material, fazemos uma escolha perigosa que pode dar prejuízo lá na frente.

Um revestimento que tem pouca resistência ao calor, por exemplo, não pode ser instalado em uma área em contato direto com a luz do sol, como uma varanda. Se isso acontecer, a peça logo vai começar a se soltar da parede ou do chão, criando a necessidade de uma segunda reforma. Se dá para passar por isso uma única vez, por que não fazer do jeito certo?

É fato: investir um pouco mais na aquisição de um material de qualidade comprovada, que você sabe que durará por muito tempo e não causará problemas tão cedo, é uma opção mais econômica que optar por peças de baixa qualidade que precisarão ser trocadas em breve.

Contrate profissionais capacitados

O que priorizar na reforma

Realizando reforma de apartamento

Existem hoje em dia inúmeros tutoriais, dicas e posts na internet que se propõem a ajudar quem vai reformar a casa. Isso é positivo por um lado, pois dá maior autonomia a quem quer colocar a mão na massa para deixar o lar do jeito que deseja. Mas é preciso ter atenção, pois é sim necessário ter algum talento com trabalhos manuais para conseguir um resultado de qualidade seguindo tutoriais on-line. Pode ser difícil alcançar um produto final satisfatório.

Se seu orçamento está apertado, não há muita margem para erros, já que não existem recursos para consertar depois. No fundo, temos aqui a mesma história do material de pouca qualidade: o que é barato no começo pode ficar muito mais caro no futuro. Por isso, o ideal é contratar profissionais capacitados para garantir que a execução do trabalho será feita de forma satisfatória, não demandando mais recursos para correções no futuro.

Tente economizar durante a reforma

Além de saber o que priorizar na reforma da sua casa, existem outras ações que você pode realizar para economizar mais quando o orçamento for apertado. Você pode, por exemplo:

  • planejar a obra com antecedência para aproveitar mais períodos de promoção e ter tempo de pesquisar bastante;
  • pesquisar preços do mesmo produto em várias lojas até encontrar o mais barato;
  • pechinchar e negociar a compra de materiais;
  • montar um plano e segui-lo à risca, sem adicionar alterações ao longo do caminho;
  • manter uma planilha atualizada com os custos para controlar o orçamento da obra.

Agora que você já sabe o que priorizar na reforma da sua casa pode tocar as renovações mesmo com um orçamento apertado! Não se esqueça de seguir as nossas dicas e de se planejar para, aos poucos, ir deixando seu lar com a sua cara.

Como o planejamento é a chave da economia em uma reforma, sugerimos que você use nosso simulador de ambientes para testar as opções de revestimento e ver qual é o ideal para você!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida