Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
quarto de casal

Quarto de casal: crie um ambiente romântico e intimista

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Em uma casa, o quarto é muito mais do que um refúgio para descanso e recarga das energias. Quando bem-decorado e composto dos elementos certos, esse cômodo também ajuda a manter a união de um casal.

Afinal, não é só porque o dormitório não é um ambiente de alta circulação de pessoas que deve ser negligenciado na hora de decorar. Pelo contrário: o aconchego e romantismo são essenciais para trazer conforto e amor a quem dorme ali.

Para criar o ar romântico que o quarto do casal merece, é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Se quiser saber quais são eles, confira cinco dicas que vão ajudar você a deixar esse cantinho tão pessoal ainda mais agradável.

1. Traga lembranças especiais ao quarto de casal

O quarto é um espaço bastante íntimo e deve transparecer essa característica com itens que reforcem a união do casal. Uma boa forma de decorá-lo é trazer lembranças de momentos vividos, bem como imagens que remetam a significados importantes.

Coloque porta-retratos e murais com fotografias em diferentes tamanhos nas paredes do cômodo. Você pode complementá-los com pequenos espelhos e posters preferidos do casal e modificar a composição sempre que tiver vontade.

Outra ideia legal é buscar imagens gratuitas em bancos de dados na internet para personalizar seus próprios quadrinhos. Depois, basta imprimir as figuras desejadas e colocá-las em molduras adquiridas em lojinhas com preços acessíveis.

Para decorar o quarto e dar aquele toque pessoal e propício ao aconchego, vale colocar prateleiras com velas, aromatizadores e vasinhos com plantas artificiais em meio aos porta-retratos. Além de decorativas, essas peças podem fazer toda a diferença, trazendo um cheirinho especial ao ambiente que remete ao casal e um romantismo a mais por conta das velas.

2. Brinque com os tipos de iluminação

A iluminação indireta é valiosa para criar um ambiente romântico e pode ser obtida com fontes de luz situadas em diferentes pontos do cômodo. Se quiser evitar a monotonia, não se contente com uma única lâmpada centralizada no teto. Complemente-a com abajures e luminárias para gerar jogos de luz e sombra que deixam o ar intimista.

Outra dica importante é evitar a luz branca, já que ela tende a ser muito fria e artificial quando usada no dormitório. Em vez disso, foque na iluminação de tom amarelado para aquecer, confortar e relaxar. Hoje já existem lâmpadas fluorescentes com luz amarela que dão o mesmo efeito das incandescentes, com a diferença de serem mais econômicas.

Atualmente, estão em alta os cordões de iluminação, que tem pequenas luzes amarelas que ficam enroladas na cabeceira da cama. Elas são fáceis de instalar e dão um efeito incrível e muito romântico ao quarto.

3. Aposte no mobiliário clássico

Os móveis de aspecto rústico andam lado a lado com o romantismo, e a vantagem é que vários casais têm algum exemplar para usar na decoração do quarto. Se for o seu caso, dê uma chance às peças no estilo retrô, com design de linhas sinuosas e acabamento ornamentado.

Não precisa se limitar a móveis específicos do quarto, como guarda-roupa ou criado-mudo. Vale usar a criatividade e aproveitar um banco como mesinha de canto, por exemplo, ou transformar um aparador em penteadeira. Outra possibilidade é manter uma poltrona antiga ou um pequeno baú próximos da cama.

Se você quer levar a sério o clima rústico e romântico, que tal optar pelas camas com dossel? Ele é uma espécie de véu usado na idade média para dar mais intimidade ao casal real. Hoje, esse item voltou com uma função inteiramente decorativa e que traz um ar de romantismo incrível a qualquer quarto. Inclusive, as luminárias em corda citadas no segundo tópico podem passar por dentro dele, garantindo um efeito lindo.

Os móveis que permitirem o apoio de objetos podem receber livros, velas, porta-retratos e flores para complementar a decoração de estilo romântico.

4. Use cores e materiais de acordo com a preferência

A preferência de cores para usar no dormitório é muito pessoal, mas alguns tons podem trazer aquele conforto aliado ao romantismo que o ambiente merece.

O grupo de cores quentes cai bem em um quarto de casal porque, além de proporcionar conforto visual, tem tudo a ver com o romantismo. Dentro desse grupo, procure escolher tonalidades menos vibrantes, como o vermelho escuro, bordô, marrom, bege e magenta. Todas são discretas e mantêm o ambiente com visual clássico.

Já o amarelo, laranja e vermelho vivo podem aparecer em pequenos acessórios para trazer movimento. Se você prefere uma decoração mais limpa e moderna, opte pelo branco ou tons neutros nas paredes. A percepção de calor pode ser alcançada com o uso de materiais como bambu, madeira e fibras naturais no piso, tapetes e móveis.

Para aqueles casais românticos tradicionais, os tons pastel caem muito bem e estão em alta na decoração não só dos quartos, mas de toda a casa. Investir em uma parede azul-claro, por exemplo, ou optar por um papel de parede de estampa florida na cabeceira da cama muda completamente o espaço, trazendo um toque de delicadeza.

5. Valorize os tecidos

Os tecidos de todos os tipos são conhecidos por proporcionarem conforto tátil e visual. Enquanto as cortinas permitem que você controle a iluminação que entra no cômodo pela manhã, os tapetes trazem o conforto do primeiro toque dos pés no chão depois de acordar. Essas sensações deixam o quarto confortável e perfeito para aproveitar a dois.

Opte por uma roupa de cama sempre macia e coloque travesseiros e almofadas. Colchas e lençóis floridos podem trazer um clima ainda mais romântico. Para finalizar, aposte em bolsinhas com óleos essenciais dentro do travesseiro. Eles emitem um cheirinho suave e fazem a diferença antes de dormir!

Sobre a cama, poltrona, chaise e cadeira, o toque romântico fica por conta das mantas e almofadas, que deixam o ambiente bonito e confortável. A manta dobrada sobre a cama é mais um acessório de decoração e ainda é muito útil quando se quer tirar um cochilo sem ter que desfazer toda a arrumação.

Na janela, é interessante instalar também um modelo de blackout a fim de garantir privacidade e o bloqueio da luz para dormir melhor, quando necessário.

Há muitas maneiras de decorar e inspirar o romantismo no quarto de casal. Dar o toque de personalidade da dupla, apostar em cheiros agradáveis e ter atenção aos detalhes são segredos que fazem toda a diferença e ajudam, indiretamente, que o casal fique mais unido, se sentindo confortável e protegido nesse cantinho tão pessoal.

Gostou das ideias? Use todas elas para deixar seu quarto de casal bem convidativo. Aproveite e curta a página da Pointer no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas dicas!