Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tecido para sofá: realce a decoração da sala fazendo a escolha certa

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O sofá é um item básico em qualquer casa e o grande protagonista de uma sala.

Nesse lugar de destaque, ele precisa unir beleza, praticidade e funcionalidade, e os tecidos para sofá têm papel fundamental no conforto da peça.

Quer saber como escolher o melhor tipo de revestimento para o seu sofá? Separamos algumas dicas neste post.

Pense em quem vai usufruir do sofá

Para decidir qual é o estofamento mais adequado, é preciso ter em mente as situações às quais o móvel vai estar exposto. Se há crianças em casa, prefira tecidos impermeáveis e resistentes que vão proteger o móvel de manchas e perfurações.

O mesmo vale para quem tem bichinhos de estimação. Lares com pets precisam de sofás que sejam duráveis, laváveis e, principalmente, que facilitem a retirada de pelos.

O clima também deve ser levado em consideração na hora da escolha do tecido. Lugares frios pedem materiais acolhedores, já os ambientes quentes podem ter estofados leves com fibras naturais, por exemplo.

Conheça prós e contras dos tipos de tecidos para sofá

Se quiser fazer a escolha certa, veja as características dos materiais mais usados e suas vantagens e desvantagens:

Jacquard

É um dos tipos mais tradicionais de tecelagem. Muito usado na decoração, apresenta boa durabilidade e tem como característica as estampas elaboradas com o próprio fio. Sua trama é bastante fechada, o que impede o acúmulo de pó e facilita a limpeza diária.

Chenille

Esse é um dos campeões na escolha de revestimentos para sofás. É muito confortável e tem grande diversidade de cores e estilos. Mas é um modelo de estofado que absorve líquidos e pode apresentar vincos. Por isso, a impermeabilização e o uso do aspirador de pó são necessários à higienização.

Suede

O tecido é o preferido de muita gente. O suede proporciona conforto, pois apresenta uma textura macia. Sua limpeza é bastante fácil, mas requer impermeabilização. Apesar de ser importado, já se tornou bastante conhecido no Brasil e o preço está cada vez mais competitivo.

Sintéticos

Os revestimentos sintéticos, como poliéster e polipropileno, são a alternativa mais adequada para quem tem filhos ou animais de estimação. Por terem plástico na composição, eles não absorvem líquidos nem ficam impregnados com odor.

A limpeza simples torna os sintéticos uma ótima solução também para os alérgicos, pois basta um pano úmido para deixar o sofá livre de poeira acumulada. Mas é preciso ter atenção especial para que ele não resseque ou fique com aspecto “craquelado”.

Harmonize com a decoração

Na hora de escolher o tipo de tecido e a cor, leve em conta o estilo da sua sala. Como é um móvel que ocupa espaço no ambiente, uma dica é escolher modelos de tonalidades mais neutras que harmonizem com a decoração e com o tom do revestimento do piso. Essa combinação é o fator principal para trazer sensação de amplitude.

Se preferir decorar com cores vibrantes, opte por ousar nas estampas das almofadas e mantas, o que também permite mudar a cara da decoração de tempos em tempos.

E você, o que acha importante levar em conta na hora de decidir o tecido para sofá? Tem mais dicas de como fazer uma escolha certeira? Deixe seu comentário!