Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração de kitnet: como aproveitar os pequenos espaços?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Os kitnets, muitas vezes, são a primeira moradia de recém-casados sem filhos ou de jovens que foram estudar em outra cidade. Mas como elaborar uma decoração de kitnet que derrube as antigas impressões de um local bagunçado e indesejável?

Nesse caso, ao contrário do que se pode imaginar, uma decoração que aproveite bem cada espaço disponível deixa de ser luxo e se torna algo necessário e inteligente. Afinal, todo mundo quer ter uma casa linda, ainda que não seja tão ampla.

Continue conosco e aprenda a decorar um kitnet de maneira bonita, funcional e com a sua personalidade!

Qual é a diferença entre um apartamento pequeno e kitnet?

Antes de abordar a decoração propriamente dita, é importante fazer essa distinção entre apartamentos pequenos e kitnets. Cada espaço é tratado de maneira diferenciada, de acordo com suas características.

As dimensões de um kitnet podem ser muito parecidas com as de um apartamento pequeno. No entanto, nessa tipologia encontramos divisões físicas entre os ambientes.

Ou seja, existem paredes — estruturais, de gesso ou de alvenaria convencional — que separam quartos, sala, banheiro e cozinha.

Já nos kitnets, também conhecidos como conjugados, a integração entre ambientes é quase total: o único cômodo delimitado por paredes é o banheiro.

Quarto, sala e cozinha, por sua vez, dividem o mesmo espaço, que será organizado de acordo com a distribuição do mobiliário.

A preferência atual por essa forma de morar está em vários fatores: na praticidade de cuidar de um local pequeno, no valor acessível de aluguel ou compra e, possivelmente, em sua localização estratégica.

Como deve ser a decoração de kitnet?

Aproveitar um espaço pequeno e com tanta flexibilidade representa um grande desafio, especialmente quando não se sabe por onde começar. Para que você não fique nessa saia justa, acompanhe nossas dicas de decoração a seguir.

Avalie suas necessidades reais

Antes de começar a comprar tudo o que acha bonito e compatível com o tamanho do ambiente, procure definir o que é de fato necessário.

Se achar melhor, escreva, para não se perder. Dessa forma, você não gasta dinheiro à toa e evita ocupar espaço com um móvel que nem é tão útil assim.

Por exemplo: se você não recebe muitos convidados, faça suas refeições em uma bancada e evite adquirir uma mesa de jantar, ainda que pequena. Com isso, você ganha mais espaço na circulação e pode investir em outros utensílios.

Aposte nas cores claras e nos espelhos

A base da decoração em tonalidades claras garante a amplitude no espaço e assegura que a luz — tanto a natural quanto a artificial — se espalhe melhor. Além disso, a predominância de um tom off-white ou pastel facilita o uso de cores expressivas nos acessórios, como almofadas, colchas de cama e outros objetos decorativos.

Os espelhos são outro truque infalível: junto com as cores suaves, imprimem fluidez e uniformidade ao ambiente. Isso proporciona uma sensação de relaxamento sem igual assim que você entra em casa depois de um dia corrido.

Prefira um piso único

Ainda na ideia de continuidade do ambiente, a escolha de um tipo único de piso é fundamental. As peças cerâmicas são uma excelente opção por sua durabilidade, facilidade na limpeza e pela variedade de modelos encontrados no mercado.

E não se engane: antes, acreditava-se que os revestimentos cerâmicos retificados e em grandes formatos não tinham desempenho adequado em espaços pequenos.

Atualmente, sabemos que a menor quantidade de rejuntes e divisões visuais, peculiar aos grandes formatos de piso, tem excelente desempenho na decoração de kitnet e são aliados importantes das cores claras e dos espelhos para garantir amplitude.

Use um objeto marcante para direcionar a decoração

Caso você realmente deseje investir em uma estante ou um sofá pelo qual se apaixonou, que tal usá-lo como direcionador do restante da decoração?

Para isso, observe as cores, linhas e texturas que compõem o objeto: com base nelas, você pode escolher outras peças de mobiliário que dialoguem entre si. Essa estratégia ajuda a elaborar uma decoração mais uniforme e evita o excesso de informação visual.

Outra maneira de direcionar o design do ambiente é escolher um tema com o qual você se identifique. Adora viajar? Gosta de filmes, séries e livros? Aproveite os souvenires de lugares que visitou, fotografias e ilustrações daquilo que você mais gosta e dê a sua personalidade ao kitnet!

Crie privacidade com acessórios

A ausência de paredes dentro do kitnet pode ser incômoda e causar sensação de exposição excessiva, especialmente perto da cama ou da saída do banheiro. As formas de criar separação sem “amarrar” ou bloquear a visão do restante do conjugado dependem do nível de privacidade que você deseja e, é claro, do seu gosto pessoal.

Boas ideias são estantes vazadas, nas quais você pode dispor seus objetos preferidos e instalar um módulo giratório para a TV, por exemplo. Cortinas ou biombos também são opções criativas, práticas e de ótimo desempenho, uma vez que podem ser recolhidos ou abertos de acordo com a demanda.

Abuse de mobiliário multiúso

Os móveis planejados são uma ótima saída para tirar o melhor proveito possível de cada centímetro na decoração de kitnet. Afinal, os projetos sempre são feitos de acordo com as suas necessidades. Portanto, se puder, invista nesse recurso!

Caso a grana esteja curta, não se desespere: tenha paciência e vá à procura de móveis prontos que ofereçam o que você precisa. Prefira armários com portas deslizantes, gaveteiros com rodinhas e, acima de tudo, não leve nada sem estar certo de que caberá no espaço disponível.

Existem vários tipos de mobiliário versátil no mercado: camas e bancos que viram baús (e podem salvar seu dia no quesito armazenamento) enquanto mesas de centro têm formas que possibilitam o encaixe de minipufes (que serão usados pelos seus convidados em alguma ocasião especial).

Aproveite as paredes

Em kitnets e em outros ambientes pequenos, as paredes são aliadas fundamentais para uma decoração funcional e bonita. Nichos e prateleiras ajudam a organizar os mais diversos objetos, enquanto painéis de TV e criados-mudos podem ser fixados na estrutura, liberando o piso para a circulação.

Além disso, é possível dispor quadros, espelhos, papéis de parede e demais objetos que caracterizem o seu estilo e a sua personalidade.

Pense na iluminação

A iluminação natural é essencial para manter qualquer ambiente saudável. Assim, evite bloquear totalmente as janelas com persianas ou cortinas e deixe o sol entrar, pelo menos por algumas horas do dia.

Já a luz artificial deve ser compatível com cada pedacinho do layout. Caso ainda não seja possível investir em um projeto luminotécnico personalizado, aposte na iluminação de tarefa e na decorativa — com letras, cordões de minilâmpadas, luminárias neon, abajures, entre outras opções.

É possível ter um pet em um espaço reduzido?

Uma dúvida muito frequente de quem compra ou aluga um apartamento conjugado é a viabilidade de criar um bichinho de estimação em um espaço limitado.

No caso de cachorros, o ideal é adotar um de porte pequeno e cuidar para que ele se comporte de maneira tranquila. Já os gatos se adaptam melhor a quase qualquer ambiente.

Aqui, como no restante da decoração para kitnet, a palavra-chave é planejamento. Reserve um espaço para a água e a comida do seu bichinho e certifique-se de que esse local seja afastado de onde ele fará suas necessidades, para que não haja nenhuma associação equivocada.

Para o “banheiro” do pet, o lugar mais adequado é a área destinada à lavanderia. Já a comida e a água podem ficar na sala, por exemplo.

E não se esqueça de levar seu bichinho para passear algumas vezes por semana. Afinal, viver em um espaço compacto pode deixar os animais estressados. E essa caminhada fará bem não só à saúde dele, como também à sua.

Mais do que tudo, o que deixa uma decoração de kitnet maravilhosa e aconchegante é a limpeza e a organização. Afinal, a bagunça é capaz de diminuir visualmente qualquer lugar e transmitir uma impressão ruim. Ou seja: foque em manter a casa arrumada!

Agora que você já viu nossas dicas, que tal deixar sua decoração de kitnet ainda melhor aprendendo a esconder os fios de aparelhos eletrônicos? Confira!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida