Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

7 dicas fáceis para esconder os fios de eletrônicos em sua decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Estamos cada vez mais inseridos na era digital, não é mesmo? E com as tecnologias de smartphones, sistemas multimídia, TVs, tablets e notebooks, temos também uma infinidade de cabos e fios para ligá-los à fonte de energia.

O problema é que quando o assunto é decoração, esconder fios torna-se necessário. Afinal, um ambiente superelegante e um emaranhado saindo das tomadas são coisas que não combinam.

Pensando nisso, listamos aqui 7 maneiras simples de contornar esse problema, sendo que algumas delas ainda darão o toque a mais de que seus espaços precisam. Confira!

1. Organização

O primeiro passo antes de esconder fios apropriadamente é organizá-los. Do contrário, você terá tudo disfarçado, mas um verdadeiro caos. Portanto, separe os fios de cada aparelho e junte-os usando clipes de papelaria, fitas de velcro, abraçadeiras ou até mesmo aqueles fechozinhos de produtos industrializados. Isso facilitará muito o trabalho!

2. Painéis e racks

Para esconder os fios dos itens que compõem o arsenal eletrônico da sala, nada melhor que os painéis e racks. Eles se tornaram bastante comuns nesse ambiente e trazem requinte e praticidade.

Os fios ficam escondidos atrás da madeira ou nos nichos e prateleiras do rack, assim, você não tem aquela porção de cabos atrapalhando a decoração ou aquela sessão cinema com os amigos e familiares.

3. Ganchos e canaletas

Essa é uma ideia simples, mas totalmente eficaz. Usar ganchos e canaletas embaixo ou atrás de mesas e escrivaninhas é uma forma de esconder os fios dos computadores, luminárias e notebooks do home office.

Acompanhando a silhueta do móvel, eles ficam ocultos e trazem um visual muito mais limpo para o ambiente, permitindo que você tenha mais foco e maior produtividade nos afazeres ou nos estudos.

4. Gavetas

As gavetas do criado-mudo, do aparador ou daquela cômoda que complementa a decoração do quarto podem ser também muito úteis nesse cenário de desaparecer com os fios.

Basta que você faça uma pequena abertura no fundo da peça e passe tudo por ali. Dessa forma, pode carregar seu celular, ligar o abajur ou até mesmo aquele rádio-relógio retrô supercharmoso de maneira discreta.

5. Tubos de inox

Se você mora em um estúdio ou loft de dimensões reduzidas, pensar em soluções que economizam espaço é fundamental, e, nesse cenário, os tubos de inox para a TV são uma mão na roda.

Além de deixar tudo muito moderno, eles permitem que você vire a tela para diferentes ambientes de maneira fácil e — o melhor de tudo — acomodam todos os fios em seu interior. Você ainda pode tratar esses tubos com um acabamento que mimetize o cobre. Fica lindo!

6. Boiseries

Você já deve ter ouvido falar nas boiseries, não é verdade? Famosas na França entre os séculos XVII e XVIII, voltaram com tudo e são uma tendência a ser seguida.

Elas nada mais são que pequenas canaletas semelhantes a molduras instaladas em toda a extensão das paredes, sendo um acabamento que traz sofisticação e aconchego. Alguns modelos têm um pequeno vão em sua estrutura, permitindo que você esconda fios de luminárias e outros aparatos.

7. Camuflagens

Por mais estranho que soe em um primeiro momento, camuflar os fios também é uma maneira de escondê-los. Isso porque eles acabam se tornando um elemento decorativo e tanto.

Aqui, o que vale é soltar a imaginação e fazer dos cabos uma verdadeira obra de arte, seja montando-os em formas geométricas, combinando-os com outros objetos ou também usando pequenos adesivos. É uma ideia divertida e fora do comum!

Se você já estava de cabelo em pé com o monte de fios pela casa, agora não tem com o que se preocupar. Basta seguir nossas dicas!

Se gostou, não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais, dessa maneira, eles também aprendem a esconder fios e montam ambientes muito mais bonitos e agradáveis!