Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tipos de armários: conheça os modelos e acerte na escolha

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Eles são uma parte essencial na nossa casa em função da praticidade, conforto e organização que trazem para o lar. Mas existem tantos tipos de armário no mercado que pode parecer difícil encontrar o modelo perfeito para você.

Como o armário é um item relativamente caro e que continuará com você por muito tempo, é melhor pensar com calma para não se arrepender depois.

Mas como escolher o tipo de armário certo para o seu lar? Quais fatores são importantes? Material? Preço? Continue lendo para saber mais!

O que considerar ao escolher o armário para sua casa?

Existem diversos fatores que você precisa ter em mente quando for selecionar o armário perfeito para a sua cozinha ou seu quarto.

O primeiro elemento a levar em conta é o tamanho disponível no cômodo que vai receber o móvel em questão. Alguns tipos de armário são mais indicados para áreas amplas, enquanto outros são feitos justamente para poupar espaço ou caber em qualquer cantinho.

Além do tamanho da área disponível, você deve levar em conta onde o armário vai ficar. Alguns tipos são feitos para a cozinha, onde há a necessidade de guardar panelas, pratos e outros objetos pequenos, por exemplo.

Por fim, você deve considerar qual é o material mais indicado para o armário que vai escolher. Pense na durabilidade, função e estilo da decoração da casa para selecionar a peça ideal.

Quais são os principais tipos de armários?

Armário embutido

O armário embutido se caracteriza por ter as suas laterais “escondidas” dentro de uma parede. Ele é mais utilizado em quartos e é escolhido por quem busca maior espaço de profundidade para guardar suas roupas e sofisticação na decoração do quarto.

Armário Planejado

Quando você tem dimensões específicas e não consegue encontrar no mercado nenhuma alternativa que sirva aos seus propósitos, a melhor solução é optar por um armário planejado.

Ele pode ser utilizado tanto no quarto quanto na cozinha, e tem como principal característica a versatilidade: por ser feito de maneira personalizada, pode se encaixar em qualquer necessidade que você tenha.

Closet

Tecnicamente, o closet não é um armário, mas sim um pequeno cômodo anexo ao quarto de dormir. Sua função, porém, é a mesma: acomodar as roupas, sapatos, bolsas e outros itens que o usuário queira.

Armário Modulado

Sempre que você entrar em uma loja de móveis e encontrar aquelas cozinhas prontas, com vários armários e espaços para a geladeira ou fogão, provavelmente está vendo uma série de armários modulados.

A principal característica desse tipo de armário é que ele é composto por pequenas peças (ou módulos) que formam um conjunto.

Quais são os materiais usados para fazer armários?

Madeira

A principal matéria-prima para a construção de móveis (especialmente os armários) é a madeira.

Existem dezenas de tipos de madeira, cada uma com características próprias. A melhor escolha vai depender do seu bolso, da aparência da madeira e da facilidade de se trabalhar com ela.

MDF e MDP

O MDF é uma das opções populares para móveis hoje em dia, por ser muito barato e fácil de trabalhar. É composto por vários painéis com partículas de média densidade. Já o MDP, também muito comum, é um pouco mais denso e feito com placas de fibras.

Ambos são muito usados em armários planejados ou modulados.

Alvenaria

A alvenaria é uma maneira barata e fácil de criar a estrutura básica do armário embutido. Porém, ela não vem sozinha: normalmente, é utilizada apenas nas laterais do armário, enquanto o nicho é feito de madeira ou MDF.

Placa de gesso

Uma solução sofisticada para os armários embutidos são as placas de gesso. Elas funcionam mais ou menos como a alvenaria: formam a estrutura do armário, enquanto o nicho é composto por madeira ou MDF.

Agora que você já sabe como escolher a melhor opção entre os diferentes tipos de armário disponíveis, já pode prosseguir com a decoração da sua casa.

Se você está reformando seu lar, nós podemos ajudar. Entre em contato para descobrir quais as soluções de revestimentos temos disponíveis para você!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida