Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tipos de cama: entenda as diferenças e tenha noites tranquilas

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Ao decorar um quarto, você sempre deve se preocupar com dois fatores importantes: estética e conforto. Afinal de contas, estará compondo o cômodo mais íntimo da casa, usado para descansar e recuperar as energias.

Um dos desafios é escolher o melhor tipo de cama entre os disponíveis no mercado. Para não ter dúvidas, acompanhe o nosso post e conheça os principais modelos!

Beliche

Comum nos quartos de crianças e adolescentes, o beliche é um conjunto formado por duas ou mais camas montadas umas sobre as outras. O modelo costuma vir equipado com escada para que o usuário alcance a parte alta em segurança.

A peça já foi repaginada e hoje pode ser encontrada na forma de bicama, um móvel mais baixo que permite guardar um dos leitos em uma gaveta. Por serem compactos, tanto o beliche quanto a bicama são ideais para quem precisa de mais camas do que o cômodo comporta.

Tipos de cama: entenda as diferenças e tenha noites tranquilas

Cama tradicional

O mais comum entre os tipos de cama pode ser encontrado em tamanhos de casal ou de solteiro. Ele é composto pelo trio estrado, colchão e cabeceira. O estrado (a estrutura da peça) costuma ser feito de madeira, MDF, MDP ou ferro.

A principal vantagem dessa cama está na leveza e na possibilidade de combiná-la com qualquer estilo decorativo. É um móvel clássico, atemporal e perfeito para quem deseja um quarto de casal romântico e elegante.

Tipos de cama: entenda as diferenças e tenha noites tranquilas

Cama box

Diferente da tradicional, essa cama dispensa a estrutura com estrados e traz um box que serve de apoio para o colchão. A cama box geralmente tem seis pezinhos, o que garante mais estabilidade durante o uso. Ela também costuma ser disponibilizada em diferentes tamanhos, com as seguintes dimensões:

  • casal: 1,88 × 1,38m;
  • queen: 1,98 × 1,58m;
  • king: 2,03 × 1,93m;
  • solteiro: 1,88 × 0,88m;
  • solteiro king: 1,98 × 0,98m.

A cama box pode ser conjugada ou ter elementos separados. A segunda opção é vantajosa porque permite que você vire o colchão e mantenha a roupa de cama sempre no lugar.

Alguns modelos vêm equipados com baú ou gavetas para guardar objetos e pertences.

Tipos de cama: entenda as diferenças e tenha noites tranquilas

Cama suspensa

Bastante ousada, a cama suspensa é capaz de transformar qualquer quarto. Ela é composta basicamente por um estrado e um colchão pendurados no teto com cordas grossas. O legal é que você pode regular a altura da cama a partir da amarração da estrutura, deixando o colchão mais distante ou próximo do chão.

Tipos de cama: entenda as diferenças e tenha noites tranquilas

Cama embutida

Como o próprio nome indica, a cama embutida é aquela que fica escondida dentro de uma parede ou armário quando não está em uso. Com um modelo desses, a pessoa pode dormir e depois guardar seu colchão para obter mais espaço no próprio quarto.

Existem vários tipos de cama embutida para você investir: com formato quadrado, redondo ou retangular. Justamente por serem feitas sob medida, essas camas se tornam perfeitas nos projetos de quarto modulado.

Tipos de cama: entenda as diferenças e tenha noites tranquilas

Cama japonesa

Também chamada de cama baixa, é inspirada nas tradições dos povos orientais, que acreditam que dormir perto do chão garante um sono mais tranquilo. Sua base contém apenas futons e tatames, que podem ser dispostos diretamente no piso ou sobre um estrado.

Você pode se inspirar na ideia e revestir o chão com uma estrutura em deck ou com um jogo de pallets de madeira. Depois, é só colocar o colchão e complementar o visual com uma bela colcha e almofadas.

Tipos de cama: entenda as diferenças e tenha noites tranquilas

Independentemente das diferenças, todos os tipos de cama podem receber acessórios extras, como um dossel, uma cabeceira, um detalhe em capitonê ou iluminação personalizada. Portanto, use a criatividade na hora de escolher esses recursos.

Quer outras dicas para repaginar ambientes? Siga agora mesmo a página da Pointer no Facebook e no Instagram!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida