Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Acabamento retificado: o que é e por que investir nele?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os revestimentos cerâmicos são os mais usados pelos brasileiros no acabamento das obras. Porém, com tantas opções, é comum surgirem dúvidas. Por exemplo, o que é e quais os diferenciais do acabamento retificado? Este estilo de acabamento se refere à borda do revestimento e é uma opção muito em alta, cheia de sofisticação e que dá amplitude aos ambientes.Selecionar corretamente o tipo de acabamento de borda é muito importante, pois isso tem um impacto nos custos durante a obra e principalmente na estética do resultado final. Quer saber mais sobre o acabamento retificado? Siga conosco!

O que é um revestimento cerâmico retificado?

O acabamento retificado é aquele em que as bordas do revestimento são retas. Nesse caso, após os processos de queima e finalização, rolos diamantados corrigem as bordas, tornando-as regulares e precisas.Dessa maneira, projetistas e clientes finais têm a certeza de que as peças compradas contam com a maior uniformidade possível. Há grande padrão alcançado nesse tipo de acabamento. Bons exemplos são os grandes formatos 80×80 e 45×90 da linha Zeppelin e também o formato 30×60, como Catavento Oliva, da linha Decora Design.

A cerâmica retificada é aquela com as bordas retas e junta menos aparente, como o lançamento Catavento Oliva, na parede, e Zeppelin Navy.

Outro ponto importante é que, devido às bordas retas, o espaçamento entre as peças durante o assentamento pode ser menor, de apenas 1,5mm. Assim, a linha de rejunte, que normalmente as pessoas não gostam, é quase imperceptível.O acabamento retificado funciona muito bem para situações em que os revestimentos cerâmicos reproduzem materiais naturais, como madeira e mármore. No site da Pointer, os produtos retificados são indicados pela sigla RET.

E o acabamento bold?

Quando um revestimento cerâmico não é retificado, ele é bold. O revestimento bold é aquele que tem as bordas levemente arredondadas. É dessa maneira que as cerâmicas saem do forno. Devido a essa leve irregularidade, durante o assentamento, as peças precisam ter uma distância maior, de 3mm, o que deixa o rejunte mais aparente.As cerâmicas mais básicas disponíveis no mercado são todas com acabamento bold – bastante comum nos formatos 30×60 e 60×60. As cerâmicas bold costumam ter um preço menor, já que dispensam um processo na fabricação. Porém, na nossa opinião, vale investir em um produto de valor um pouco mais elevado para ter o acabamento retificado.

Como é o assentamento do revestimento com acabamento retificado?

Como explicamos, devido às bordas retificadas, esses revestimentos cerâmicos podem ser assentadas mais próximas uns dos outros, deixando menos rejunte visível. Os retificados exigem apenas 1,5mm de espaço entre as peças. Já as cerâmicas bold precisam de um rejuntamento de 3mm.No caso dos revestimentos cerâmicos com acabamento retificado, para assegurar a espessura da junta de assentamento reduzida e manter o alinhamento dos revestimentos é recomendado o uso de niveladores de piso ou espaçadores. Apesar de muitas pessoas desejarem eliminar completamente o rejunte, as juntas secas não são recomendáveis em revestimentos cerâmicos, devido às diferenças mínimas entre os tamanhos das placas. A junta de 1,5mm entra, então, para absorver essas diferenças e manter a uniformidade da superfície.

Quais as vantagens do acabamento retificado?

O uso do acabamento retificado traz benefícios de ordem técnica e estética, tanto na fase de obras, quanto durante o uso dos ambientes.

Sensação de amplitude

A junta de 1,5mm permite que os pisos ou paredes que recebem o acabamento retificado sejam visualmente mais uniformes, com poucas linhas de divisão. A sensação é de que os ambientes são amplos e atuais, em especial quando são usados os grande formatos — com dimensões como 80x80cm, como é o caso de Zebra Cinza, da linha Clássica.

O acabamento retificado tem uma série de vantagens, como a sensação de amplitude nos ambientes, a exemplo do piso com Zebra Cinza, da linha Cláss

Reprodução perfeita para os materiais naturais

Com relação aos revestimentos cerâmicos que reproduzem materiais naturais, o acabamento retificado permite se aproximar da perfeição. É o caso de réguas de madeira — o tamanho 15×90cm é o mais comum — e peças com aparência de mármore. O acabamento retificado deixa essas cerâmicas mais próximas dos materiais que reproduzem.

Visual atemporal

Na hora de construir ou reformar, queremos criar ambientes que resistam aos “modismos” e não fiquem datados, certo? A cerâmica retificada é uma grande aliada nesse sentido. Ao instalar um revestimento bold atualmente, parece que a decoração já nasceu velha.No exemplo abaixo, as linhas retas de Tramma, na parede, e Zeppelin Steel, no piso, mostram como esse tipo de acabamento é moderno e carrega consigo essa sensação de atemporalidade. Um ambiente que vai durar décadas.

O acabamento retificado pode aparecer nas cerâmicas tanto em pisos como em paredes, por exemplo, nessa aplicação de Tramma e Zeppelin Steel

Alta durabilidade

O processo de fabricação dos revestimentos retificados prioriza a maior resistência das peças, de modo que possam suportar o tratamento final com rolos diamantados. Então o acabamento retificado é garantia de produtos mais resistentes ao longo da vida útil.

Limpeza simples

O processo de limpeza e os produtos a serem utilizados são basicamente os mesmos em todos os revestimentos cerâmicos. No entanto, devido à espessura mínima do rejuntamento, com o acabamento retificado se acumula menos resíduos entre as peças, o que facilita a limpeza.

Instalação mais limpa

As juntas mínimas promovidas pelo acabamento retificado, como em Urbana Retro Mix, permitem que o assentamento seja feito com menos material e retoques. O que, por sua vez, gera menos sujeira durante a obra.

O acabamento retificado pode aparecer nas cerâmicas tanto em pisos como em paredes, por exemplo, nessa aplicação de Tramma e Zeppelin Steel

Ótimo custo-benefício

Apesar do preço mais elevado em comparação aos revestimentos bold, o custo-benefício dos retificados é excelente. Afinal, o resultado estético é muito superior, garantindo a sofisticação do projeto.Como você pode notar, o acabamento retificado é uma das melhores soluções em termos de revestimentos cerâmicos. A Pointer tem excelentes revestimentos cerâmicos, inclusive em grandes formatos, com acabamento retificado. Para saber mais sobre nossos produtos, acesse o nosso site e confira as novidades!